Já passei por isso ... consultei três dermatologistas até conseguir resolver meu problema ... foram quase três anos e muitas manchas ... sem dúvida, o melhor caminho é consultar um médico. Eu tive foliculite (explicação abaixo) na coxa, no bumbum e na virilha por causa da depilação (muitas vezes a causa também pode estar associada ao uso de roupas apertadas e sintéticas). É importante começar a usar roupas que permitam a respiração da pele (algodão) e trocar a calça/saia todos os dias, pois a roupa acumula o suor do corpo. Se você costuma se depilar com cera, o ideal seria verificar a procedência da cera (se é reutilizada, etc...). Depois desses cuidados o médico irá indicar um antibiótico (no meu caso foi Tetraciclina 500mg a cada 12 horas). Para lavar a região, usei um sabonete chamado "Soapex" e em seguida passava um creme chamado "Bactroban". Não pude me depilar durante o tratamento, para que não surgissem novas lesões, que, no meu caso, ocorriam devido ao encravamento do pêlo. Depois disso tudo, comecei a passar um creme para tirar as manchas que restaram (acho que o nome era Claripel ...), em todo esse processo, não podia me depilar. Quando o problema melhorou, fui aconselhada a não fazer mais a depilação com cera e nem com "gilete" (sou alérgica e também infeccionava). Fui aconselhada a fazer sessões de depilação a laser (que segundo todas as dermatologistas consultadas é o método mais eficaz) ou começar a descolorir os pêlos. Como vocês puderam perceber, todo o tratamento acima serviu apenas para curar as lesões já existentes e enquanto estava tomando antibiótico não aparecia nenhuma nova. Depois de um tempo, fiz depilação com cera pra ver o que acontecia e notei que começaram a surgir novas lesões novamente ... fiz muitas pesquisas e optei pela depilação a laser, fiz quatro sessões e resolvi o problema da foliculite, graças a Deus. Não foi barato e não acabou com os pêlos, apenas com a foliculite. Atualmente, estou descolorindo os pêlos corporais, com excessão da parte inferior da perna, pois estou utilizando o Satinele da Phillips nessa região. Quando resolvo depilar com cera, uso um creme manipulado indicado pela minha dermatologista sempre após a depilação. Não tenho todos os componentes agora, mas o principal é a isotretinoína. quando surge uma nova lesão eu passo uma loção chamada "Ilosone" e melhora bastante.
Gostaria de lembrar que cada caso deve ser avaliado isoladamente e que o descrito acima teve total acompanhamento médico e que foi eficaz no meu caso.
O que é foliculite: Infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pêlos ou depilação. Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pêlos.
Espero ter ajudado.
Beijos,
Dani