fóruns

Amor

Relacionamento 17.661 tópicos | 272.176 repostas
Ni Bernardes
29/01/2009 | 17h25m34s
Durante anos, as feministas norte-americanas lutaram para derrubar o status de Mrs. (o equivalente de Sra. Fulano de Tal). Hoje, no mundo todo, cada vez mais mulheres estão adotando o sobrenome do marido. Para algumas feministas históricas, parece ter havido um retrocesso nas ambições femininas: as mulheres estão voltando para os rituais de romance à moda antiga e isso pode comprometer os direitos já conquistados. A jornalista norte-americana, Maureen Dowd, escreveu em sua coluna no New York Times: \" o status de senhora agora é acessório chique. Elas querem ser vistas como pertencentes a seu homem. Querem agarrar esse marido com toda força. Voltam a ser as ladies dos anos 50.\" Nossa! Eu adotei o sobrenome de meu marido (embora quase nunca o use) e não acredito que tenha cometido nenhum sacrilégio. Considero-me uma mulher independente e segura. Meus amadinhos e minhas amadinhas, o que vcs pensam a respeito?

Aless_SP
18/07/2010 | 08h18m50s
Olá à todas.

A resposta a esta pergunta é muito simples.
Quem vai comandar a Relação ? Haverá Supremacia Feminina no casamento ?
Se a Mulher quiser ser a Chefe da Família e comandar a relação, cabe ao homem adotar o sobrenome da Mulher.
Se for divido este comando, acho que não precisa ninguém adotar o sobrenome do outro.
A Mulher só deve adotar o sobrenome do Marido, caso ela queira ele no comando da relação.

Daiedri
20/08/2010 | 10h49m47s
Eu e meu marido estamos casados a 2 anos e 6 meses, eu coloquei o sobrenome dele e ele coloco o meu!!!
Assim nós doi comandamos na relação !! rsr
Acho q é bem justo né???
E penso q ñ estamos voltando ñ!!
As mulher hj em dia são muito mais independentes do q os homem q alias depende de nós pra tudo né???

magry
20/08/2010 | 11h22m55s
Não acho que o sobre-nome é quem decide quem comanda uma relação.

andrade32
20/08/2010 | 11h58m02s
Concordo com voce querida amiga...ATÉ PORQUE ONDE ENTRARIA A RELAÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL (tão bem reconhecido no atual C.C)....e que por sinal me acoberta! nesse caso não há que se falar em sobrenome dele/dela.
Para mim não existe supremacia no casamento....muito menos delimitada pelo uso do sobrenome e sim complemento..!
beijinhos a todos

Carol Gunner
19/07/2010 | 11h51m49s
Ainda não sou casada. Mas quando eu me casar, pretendo continuar com meu último nome a acrescentar o sobre nome de meu marido. Acho que os dois devem ter o mesmo sobrenome. É uma família nova! Da mesma forma que eu acho que os filhos devem ter o sobre nome da mãe e do pai.

Scarlett_thayna
20/07/2010 | 16h17m30s
Penso que o nome e uma coisa e a atitude e outra... O que importa e nao ser submissa,nao querer agradar um homem de todos jeitos, sabe se valorizar e fazer valer todos os nossos direitos conquistados com tanta luta...Sou feminista,mas flexivel...E ca pra nos, e tao charmoso ser a Sr.Jones,rsssrsr.... As atitudes sao as que valem,palavras sao pequenas..

magry
20/08/2010 | 11h23m40s
amiga falou tudo.

Purplecita
10/12/2010 | 14h44m44s
Quando é "Jones" é fácil falar... Agora quando o sobrenome é algo que não rola identificação não existe orgulho em ser Sra alguma coisa.

hadassynha
21/07/2010 | 19h36m52s
Olá,
Sou casada a 7 meses e optei por adotar o sobrenome do meu esposo, e nem por isso deixei de ser independente, essa historia de que perderemos direitos conquistados nao acredito que realmente ocorra so por termos o sobrenome do marido incorporado ao nosso nome, pois anos de lutas não se perdem por coisa pouca como essa.
Até mais e bjinhos

cinthiath
29/01/2009 | 18h28m48s
Também adotei o nome do meu marido e não me sinto rebaixada por isso. O único inconveniente é o trabalho que dá pra mudar todos os documentos, cartões e etc..

estrelanoturna
29/01/2009 | 18h55m33s
Eu não quis o nome do meu marido, porque não acho importante.....

rskn-2009
29/01/2009 | 19h02m58s
Ñ adotei o nome do meu marido. Tbm seria muito trabalho para mudar meu os documentos e cartões de ´crédotos mas, ñ sou à favor e nem contra cada um é cada um!!!!

MVELLOSO_
29/01/2009 | 19h25m24s
Quando me casei,no cartório me comunicaram que eu teria que tirar o nome do meu pai ou o da minha mãe,eu optei em continuar com os dois,só acrecentei o do meu marido.Ficou grande mas eu acho que ficou ate mas chic rsrsr

RenataFukuda
29/01/2009 | 20h29m40s
Eu adotei.... acho q qdo a gente casa temos q assumir o sobrenome do marido.... e olha que meu sobrenome mudou para "FUKUDA".... kkkkkkkkkkkkkkk

Mas não me arrependo...

Beijinhos!

samyra88
29/01/2009 | 21h22m49s
EU NAUM SOU CASADA ,AINDA+EU ACHO Q QUANDO EU ME CASAR EU NAUM SOU TIRAR NEM O MEU SOBRENOME Q E JOFRE POR CAUSA DO MEU MARIDO, SE ELE QUISER ADICIONA + UM NOME ,Q O MEU E NAUM TIRO NAUM.

RenataFukuda
30/01/2009 | 00h24m53s
Eu não tirei meu sobrenome anterior, apenas acrescentei o "Fukuda"....rs

*Cerejinha*
29/01/2009 | 21h44m49s
Engraçado que agora pouco estava falando sobre isso com meu marido...
Qdo nos casamos, ele fez questão de me "dar" o nome dele. Quase não tive opção, mas o nome não pegou! As pessoas amigas, do trabalho, etc., me chamam pelo sobrenome do meu pai. Eu prefiro assim. É a minha identidade! Formei uma nova família, não mudei de família... Minha mãe, por exemplo, se separou depois de mais de 30 anos e as pessoas só a conhecem pelo sobrenome do meu pai - hoje ela não usa (NO DOCUMENTO), mas para se identificar tem que dizer o sobrenome do "falecido". Rsrs. Mas enfim, se a esposa ou o marido fazem questão de acrescentar o sobrenome, não vejo nenhum problema desde que não abram mão da sua identidade, das suas origens.

reagan
29/01/2009 | 21h56m28s
Ao me casar apenas o adotarei se foi mais bonito que o silva que tem no meu nome...Daí tiro o Silva e ponho o nome dele, mas apenas para me livrar mesmo desse nm que nõa gosto muito! =)

maria lins
27/08/2010 | 13h07m06s
vc.nem precisa tirar o Silva quando casar e so acrescentar o sobrenome do marido.

comigo ninguem pode
29/01/2009 | 22h16m13s
quando me casei ,meu marido fez questão que eu levasse seu sobrenome tb ,que bom ,pois hoje se casasse outra vez não colocaria outro sobrenome ,pois ate hoje sou a sra de tal ,sou muito conhecida por ser a viuva do seu fulano ,quando ele era vivo era status pra mim. quando eu entrava em certoos llugares todos me olhavam ,para ver como a sra de tal estava vestida . foi o maximo.

JuyPaes
30/01/2009 | 16h32m54s
Meninas, não é retirar o sobrenome que tem e sim acrescentar mais um.

Me parece que hoje em dia não se pode mais retirar nomes e sobrenomes com tanta facilidade = antigamente, você apenas acrescenta o nome do seu marido por opção. Fiquei sabendo que se for do querer dele, ele tbm pode adicionar o seu sobrenome a ele.

Bom é o que eu ouvi, sem ter aprofundado no assunto.... se eu estiver errada, favor me corrigirem.

Bjoss...

Lilika-25
01/02/2009 | 11h41m48s
Eu acrescentei o nome do meu marido, dá um pouquinho de trablho para tirar os domcumentos denovo, mas nao acho q seja um retrocesso ao feminismo nao!
Formei uma nova familia e esta tem um nome!

maryzelouvera80
06/02/2009 | 00h52m46s
Estou doida para casar ......de verdade.....afinal já são 11 anos juntos,dividindo o mesmo teto,e o sobrenome do meu marido é lindo...LOUVERA...e o meu nome é tão pequeno,vai ficar bem mais bonito,e não tem nada de retrocesso,sou muito feminista e faço questão disso.

maede4filhos
18/07/2010 | 09h26m10s
Eu adotei o sobrenome do meu marido, acho que è mais facil para toda a familia ter o mesmo sobrenome la em casa

Blue Vanessa
18/07/2010 | 09h55m05s
Sinceramente, tanto faz.

Suryarj
18/07/2010 | 16h50m41s
Bom vou casar ano que vem e pretendo acrescentar o sobrenome do meu noivo sim.

DrikaSil
18/07/2010 | 16h59m09s
Eu pretendo ter o nome do meu marido, acho legal familias que são conhecidas por um nome, como "Os Santos"... rsrs.

Miih24
18/07/2010 | 18h16m01s
Depende do sobrenome neeh! Se for bonitoo eu adotaria senãao de jeito nenhum.

Nathylua
18/07/2010 | 18h30m48s
Bom, no dia em que eu me casar, irei adotar o sobrenome do meu marido, apesar do trabalhão de mudar de documentos. Pa a meu ver não será o sobrenome dele que vai mudar os meus conceitos sobre diversas coisas...

***Gnoma***
19/07/2010 | 09h35m10s
Se eu casar um dia não vou querer o nome do meu marido quero deixar o meu nome do jeito que é.

AnninhaRJ
19/07/2010 | 11h57m13s
Sou casada e não mudei meu sobrenome simplesmente porque não vejo a menor necessidade de fazer isso.

Day_Bonfante
19/07/2010 | 14h55m20s
A história em si de acrescentar o sobrenome somente do marido é rodeada de sexismos, mas acho que cada mulher hj em dia tem lá os seus motivos para querer adotá-lo. É muito relativo nos dias atuais até pq atualmente até algumas feministas preferem que seja assim...No entanto, com a evolução das nossas leis já se permite que o homem adote o nosso sobrenome. No entanto, apesar das conquistas feministas, continua sendo prática cotidiana somente a mulher adotar o sobrenome do marido e não o oposto...
JuyPaes, na vdd hj em dia é muito mais facil e permissivo a pratica da troca de nome... Tanto que hj em dia se vc possui um nome, mas é conhecido por outro vc pode trocar por esse ultimo sem qq problema, bastando que testemunhas comprovem que vc é chamada por esse nome e nao por aquele que consta nos seus documentos.
Meu noivo discrima atitudes preconceituosas contra a mulher, sejam elas sutis ou não... Ele até fez a monografia dele sobre o sexismo... Conversamos bastante e chegamos a conclusão de que ele é quem vai por o meu sobrenome.
Acho tb que adotar ou nao o sobrenome não é questão de quem irá ser submisso e quem irá ser o dominador... Até pq pra uma relação realmente dar certo e ambos serem felizes homem e mulher devem sempre ceder a depender das circunstâncias... até pq casamento feliz não é so aquele que dura para sempre, mas envolve outras inúmeras questões. Qnts pessoas casam e nao se separam nunca por paradigmas sociais? tabus? Vivem infelizes mas nao se separam nunca... Sem falar que quem adota o sobrenome não é um objeto para ser submisso...

tai87T
19/07/2010 | 15h06m23s
Não sou casada. Se me casar não vou mudar nem colocar mais um nome no meu. Se for de suma importância para o meu marido que tenhamos o mesmo sobrenome, ele pode adotar o meu, eu não ligo!

FabioMassagista
19/07/2010 | 15h06m33s
Hoje isso, está mais p/ o orgulho que vc sente do companheiro, do que qualquer outra coisa...
no fundo é mais um meio de homenagem, ou castigo, no caso da retirada do sobrenome dos pais.

Bom... p/ quem tem a esposa tatuada, isso é mero detalhe !

SusInUbatuba
19/07/2010 | 15h33m09s
Adotar o nome do marido é bobagem. Só vale se ele for extremamente rico (pra deixar claro quem é a matriz). Do contrário só da trabalho. A gente já entra no casamento negando a própria identidade e carregando a marca do proprietário. Tô fora!

Kris Batista
20/07/2010 | 14h28m18s
não ta aki o bilhete

ja passei aki

hardrocker
20/07/2010 | 15h14m13s
Ah, acho que nao tem nada a ver essa de retroceder...
Pretendo usar o sobrenome do meu marido quando me casar, afinal como as meninas já disseram estaremos formando uma nova familia! O unico problema vai ser colocar um quinto nome... Ferreira! hehe...meu nome vai ficar quilométrico!

She_Florzinha
20/07/2010 | 20h56m02s
Irei usar o nome do meu futuro maridooo tbm!
Não vejo mal algum!!!

Layze88
21/07/2010 | 18h54m12s
acho que cada um dve manter seu nome!

Sintia1
21/07/2010 | 19h43m39s
Eu acho até o sobrenome dele muito mais bonito que o meu mas nem assim quero. Já perdi minha carteira com documentos e sei como é chato ter q tirar tudo de novo...

Sintia1
22/07/2010 | 17h03m28s
Se eu me casar agora com ele e se passar seu nome para o meu não vou ter q trocar tudo de novo?? É justamente isso, não penso na separação e sim no trabalheira q vai dar agora... gente vcs não entendem a burocracia que é com meus docs. Eu não sou registrada com nome de mãe só de pai, é um saco ter q fazer tudo de novo, meu CPF só faço no Ministério da Fazenda... Eu não tenho nem o sobrenome da minha mãe que me colocou no mundo então não faço questão pra ter o sobrenome de um homem.

À busca
20/08/2010 | 00h36m49s
Oh my God! Adotar o nome de alguém não é ser propriedade dele,se alguma madame assim ofaz,é porque é fútil,eu particularmente não queria acrescentar mais um nome ao meu extenso nome,pois oque já era grande,agora ficou enorme,somente por isso.
Não sinto que tenho um dono por isso,é mera questão legal e pronto!

adv_sp
20/08/2010 | 01h44m34s
Vou me casar ano que vem e não adotarei o sobrenome do meu marido!
Dá muito trabalho mudar os documentos e o meu é muito mais bonito!rsrsrsr

NayaraRuby
20/08/2010 | 02h23m24s
Eu optei por adotar o sobrenome do meu marido, assim como ele também adotou o meu. Fiquei com os dois que eu já tinha mais os dois dele e vice-versa. Ficamos com nomes enormes, mas acho que ficou bonito. Não sou nem um pouco feminista a ponto de achar que agora ele é meu dono ou superior a mim por isso. Ter ou não o sobrenome dele não faz a mínima diferença em relação a isso.

v@ninh@
20/08/2010 | 10h51m58s
Eo optaria colocar sim o nome do marido.

magry
20/08/2010 | 11h22m06s
Eu acho legal adotar o sobre nome do marido sim,parece mais um laço ,mais um pontinho de união..

E hoje em dia o homem também pode usar o sobre nome da mulher ou ficarem cada um com seu nome mesmo..

Ni Bernardes
20/08/2010 | 11h25m29s
Bridish,

Uma amiga minha também adotou o sobrenome do marido: Barata

Kkkkkkk...

O problema é que agora, como Sra Barata, ela tem que passar longe de chinelos e inseticidas.

Kkkkkkkk...

Estou caçoando, mas o sobrenome dela é esse mesmo.

E tenho outra amiga cujo o sobrenome de solteira é Coelho e ela adotou o Cordeiro do marido.
Sempre brinco com ela, dizendo que é muito bicho num sobrenome só!

Purplecita
10/12/2010 | 14h43m26s
"Senhora Barata" é sem comentários... ainda bem que não é meu caso!

loma95
27/08/2010 | 09h54m23s
eu coloquei o sobre nome do meu ex marido
+ agora que eu me divorciei
vou ter que tirar meus documentos de novo
então ñ valeu muito apena!

maria lins
27/08/2010 | 13h04m29s
ainda bem que os tempos estão mudando..
quando me casei ainda era obrigado a mulher ter o sobrenome do marido.
a cinco anos atras minha filha casou e não usou o sobrenome do marido.
E os direitos continuam os mesmos...
Para ambos..

andreiagomes
31/08/2010 | 16h46m06s
COLOCA O SOBRENOME DO MARIDO QUEM QUISER. EU ME CASEI NUMA CERIMONIA RELIGIOSA COM EFEITOS CIVIS, E NOS OPTAMOS POR CONTINUARMOS COM OS MESMOS NOMES.

BúCampos
31/08/2010 | 16h49m02s
EU TENHO O NOME DO MEU MARIDO SIM!!

E isso não muda em nada, não vai fazer om que minha relação seja melhor ou pior porcausa de um nome.!!!!

Meninas vamos abrir a cabeça!!!!

andreiagomes
02/09/2010 | 08h57m42s
É ISSO AÍ TEMOS QUE ABRIRMOS NOSSA CABEÇA SIM, A RELAÇÃO NÃO MUDA EM NADA, SÓ NÃO MUDEI MEU NOME PORQUE DECIDIMOS ASSIM, E A RELAÇÃO É A MESMA.
INDEPENDENTE DE TER O NOME DO MARIDO OU NÃO, TEM QUE TER DIÁLOGO E COMPREENSÃO DE AMBAS AS PARTES.

Purplecita
10/12/2010 | 12h33m16s
Gente...
A minha questão em particular é exatamente a origem do nome... não gosto do sobrenome do respectivo... e eu também não quero abrir mão da minha história e nem dos meus sobrenomes que são da minha família. Outra coisa... muita gente diz que "estamos formando uma nova família e por isso coloquei o sobrenome dele" - mas como assim? Se é de fato "formar família, nós mulheres somos 50% dessa família que renderá os frutos (filhos)" - então porque só tomar o sobrenome dele como padrão??
Cada um sabe o que é melhor para si e cada um tem sua motivação, mas "estamos formando uma nova família" não é argumento, pois de qualquer forma o que está prevalecendo é o sobrenome dele (???) Isso não é formar família é transmitir à sociedade que é a família dele que está prosseguindo ou prevalecendo sobre a da mulher.
Já que se "está formando uma família", a mulher que é X + o homem que é Y formam os (X+Y) ...
Veja, não sou nem contra nem a favor de colocar ou não sobrenome, apenas acho que já que o motivo é "formar uma nova família" - o homem e a mulher têm o direito de nomear essa nova família e padroniza-la para a sociedade.

Purplecita
10/12/2010 | 12h35m36s
"Formar família" e o bonitão mesmo continua do jeito que está... Como assim??

Purplecita
10/12/2010 | 12h38m48s
Quer dizer... a família de nova não tem nada, né? É apenas uma extensão da família dele!

Purplecita
10/12/2010 | 12h39m51s
Acredito que o reflexo da união do casal com relação ao sobrenome vem através dos filhos que carregam os 2 lados de nomeação...

NayaraRuby
10/12/2010 | 12h51m57s
Adotar o nome do marido não significa retirar um seu.
É só acrescentar, oras! ¬¬'

Purplecita
10/12/2010 | 14h39m07s
Mesmo acrescentando o que fica marcado não é o seu, é o do marido. Para quem gosta do sobrenome do marido, ok... mas não é o caso...

IsaBela_PI
10/12/2010 | 13h22m40s
Não acho q colocar o sobrenome de ambos é que determina quem vai mandar na relação...acredito q para a relação dar certo os dois tem q ter respeito um pelo outro entre tantas outras coisas.....
Sobrenome é um mero detalhe, não acho q seja a coisa mais importante..!

louisleine
10/12/2010 | 13h38m17s
Uns levam o sobrenome do marido como um rótulo pré-estabelecido: patrimônio privado, outros veêm como uma homenagem singela a uma nova familia que se estabelece.

Eu opto em ver essa mudança como uma homenagem a uma nova familia e toda familia parte de um nome: Familia Lima! Os Ferreiras, Os Santos, enfim é o Brasão da futura familia e isso tem que vir de alguem porque não do marido?

Isso é só um detalhe porque o que vale mesmo ta no conteúdo do relacionamento.
Enfim, pretendo futuramente acrescentar.

Yarlaenyla
10/12/2010 | 13h50m05s
A minha história pode até parecer idiota eu e o meu namorido estamos morando junto a dois anos, nos pretendemos nos casar tudo certinho como manda o figurino.. mas eu ando tentando adiar isso para não aderir o sobremenome dele, mas não por ele mas sim pelos pais dele que com o tempo aprendi odiar de tanto que fizeram nos dois sofrer metendo-se na nossa relação e isso me fez ter raiva até do sobrenome, nunca falei isso pra ele por que sei que vai magoa-lo, mas tbm não sei oque fazer uma hora vamos ter que nos casar e ter filhos e aí como fica??? Isso me aflige não que ache que perderiamos a nossa feminilidade mas é uma questão de termos o mesmo sobrenome pois estamos formando a nossa familia...

Purplecita
10/12/2010 | 14h45m51s
Então... sua nova família é sua e do seu marido... e não da família dele...

Boadrasta
10/12/2010 | 13h54m26s
Quando me casei , meu esposo me pediu para acrescentar o nome dele, topei, desde que nao tivesse que tirar o meu, apesar de ter tido que mudar todos meus documentos (e deu trabalho), não me arrependo, como algumas pessoas já disseram: é uma Nova Familia!

flordelislaranja
10/12/2010 | 14h02m59s
Será que eu posso aderir ao sobrenome da minha amada?Acho tão fofinho isso.....eu aderir ao sobrenome da minha futura esposa seria tão lindo.....

Bush
10/12/2010 | 14h08m32s
Adotar o sobrenome, seja por ele ou por ela. É demonstrar que foi criado uma nova familia que todos fazem partes. No meu casamento resolvemos manter os nossos nomes foi uma decisão que nos arrependemos, qualquer coisa que precisamos resolver é preciso sempre estar com o certidão de casamento. Não para provar que somos casados, mas que pelo menos somos da mesma familia.

NayaraRuby
10/12/2010 | 14h10m42s
Hoje, os homens podem sim adotar o nome da esposa.
Assim como passei a assinar o nome do meu marido, ele também tem o meu.

Purplecita
10/12/2010 | 14h28m06s
Aaahhh volto a questionar! Se é uma nova família que se forma, porque usar sobrenome de uma que já existe? Não há nada de novo nisso... é apenas uma extensão da família do marido e não uma nova família. Pura convenção... Os filhos por si só que virem a serem registrados já poderão trazer traços da união do casal tendo os 2 sobrenomes...
Não dá para eu brincar com algo tão sério que é um nome... se não me identifico com o sobrenome do respectivo, porque acrescentá-lo? Acredito que prova de amor, respeito e orgulho eu dou de outras formas... meus sobrenomes originais representam a minha história.

Purplecita
10/12/2010 | 14h30m17s
Não acho muito coerente colocar no meu nome um sobrenome na qual não me identifico... e nem por isso deixarem de ser menos esposa... Já que minha nova família sou eu - indivíduo + meu marido - individuo que geramemos filhos frutos da individualidade de cada um.

Purplecita
10/12/2010 | 14h37m00s
Era o que faltava aqui... corrente!

Dadamg
10/12/2010 | 14h46m22s
SOU CASADA A QUATRO ANOS E MEIO, EU ACRESCENTEI O SOBRENOME DO MEU MARIDO, NÃO VEJO NADA DE SUBMISSO NISSO, SÓ QUE QUASE NAÕ USO , POIS ATÉ HOJE NÃO ATUALIZEI MEUS DOCUMENTOS!!! BJUS...

Gyslane
10/12/2010 | 17h10m05s
Eu adotari com certeza o sobrenome do meu amado sem nenhum problema.

nova resposta

Você
:D

Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria