fóruns

Amor

Consultoria on-line 4.048 tópicos | 75.356 repostas
archifreire
18/03/2008 | 01h27m42s
Relaxe, seu exame está dentro dos padrões negativos para câncer de colo uterino. Somente um processo inflmatório moderado, que caso não haja sintomatologia, provavelmente nada a fazer. Follow up apenas. Mas seria importante você poder estar realizando também uma \"colposcopia\"; exame munido de ótica que se presta a avaliar todo o aparelho genital, a procura de indícios de HPV. Imagine que apenas a citologia de Papanicolau cobre uma porcentagem de 65% de acertos. Essa técnica de papanicolau depende de vários fatores; a amostra colhida, o transporte da amostra, as condições da colheita, o citologista que lê a amostra, etc... Logo sempre prefira associar métodos para ampliar o diagnóstico.

Boa Sorte

suseni123
16/04/2012 | 01h13m40s
Oi gostaria de saber oque significa isso em um pccu,epitelios representados na amostra:escamoso.Alterações celulares benignas reativas ou reparativas: inflamaçao , microbiologia cocos e negativo pra neoplasia, me ajudem estou desesperada pois meu retorno ao médico vai deomorar

DEBORACCP
18/03/2008 | 10h44m32s
Fiz papanicolau e deu classe 2 também minha médica falou que é 99% dos casos... Eu também quando li tinha todos esses nomes, e estou com uma pequena ferida no colo do utero, só esperando a menstruação para fazer a cauterização.
=]

archifreire
19/03/2008 | 01h34m11s
Todos os exames de Papanicolau - preventivos - têm um resultado que pode ser falso negativos para pesquisa de câncer de colo de útero, ou seja: Você pode ter um resultado classe II - nomenclatura em total desuso, pois hoje se usa a nomenclatura BETHESDA, na qual os resultados são dados como se segue:

CATEGORIZAÇÃO GERAL (opcional)

Negativo para lesão intra-epitelial ou malignidade
Outras: Ver Interpretação/resultado (por exemplo, células endometriais em mulher >= 40 anos de idade)
Alteração celular epitelial : Ver Interpretação/resultado (especificar \'escamoso\' ou \'glandular\', quando apropriado)

INTERPRETAÇÃO/RESULTADO

NEGATIVO PARA LESÃO INTRA-EPITELIAL OU MALIGNIDADE,
(quando não existir evidência celular de neoplasia, descrever o fato na Categorização Geral acima e/ou na seção de Interpretação/Resultado do laudo, se existem ou não organismos ou outros achados não-neoplásicos).
- ORGANISMOS:
* Trichomonas vaginalis
* Organismos fúngicos morfologicamente consistentes com Candida spp.
* Substituição na flora sugestiva de vaginose bacteriana
* Bactérias morfologicamente consistentes com Actinomyces spp.
* Alterações celulares consistentes com o vírus herpes simples

- OUTROS ACHADOS NÃO-NEOPLÁSICOS (descrição opcional; relação não inclusiva):
* Alterações celulares reativas associadas à
- inflamação (incluindo reparo típico)
- radiação
- dispositivo intra-uterino (DIU)
* Estado das células glandulares pós-histerectomia
* Atrofia

OUTROS
- - Células endometriais (em mulher >= 40 anos de idade)
(Especificar se \'negativo para lesão intra-epitelial\')

ALTERAÇÕES DAS CÉLULAS EPITELIAIS
- CÉLULAS ESCAMOSAS
* Células escamosas atípicas
- de significado indeterminado
- não é possível excluir lesão intra-epitelial escamosa de alto grau
* Lesão intra-epitelial escamosa de baixo grau
(abrangendo HPV/displasia leve/NIC 1)
* Lesão intra-epitelial escamosa de alto grau
(abrangendo: displasia moderada e acentuada, CIS; NIC 2
e NIC 3)
- com características suspeitas de invasão (se houver
suspeita de invasão)
* Carcinoma de células escamosas

- CÉLULAS GLANDULARES
* Atípicas
- células endocervicais (sem outras especificações (SOE) ou especificar nos comentários),
- células endometriais (SOE ou especificar nos comentários),
- células glandulares (SOE ou especificar nos comentários)
* Atípicas
- células endocervicais, possivelmente neoplásicas,
- células glandulares, possivelmente neoplásicas,
* Adenocarcinoma endocervical in situ
* Adenocarcinoma:
- endocervical
- endometrial
- extra-uterino
- sem outras especificações (SOE)

E mesmo tendo esse resultado dito CLASSE II, em alguns casos você pode possuir uma lesão malígna no colo uterino, sendo assim, na maioria das vezes e sempre que possível, é aconselhável utilizar, além do exame clínico um exame complementar de COLPOSCOPIA, o que, aumentaria as chances de, caso você possua uma lesão maligna ou pré maligna no colo uterino, seu médico ginecologista possa diagnosticar com mais facilidades. Como hoje o HPV é o grande vilão no diagnóstico do câncer de colo uterino, sua chances de tratamento aumentariam substancialmente.

Acreditamos que munidos de todas as armas que possam aumentar as nossas chances de acerto, quando se trata do câncer de colo uterino onde ainda temos uma taxa de mortalidade anual em torno de 3.625 óbitos por câncer de útero no ano de 2000, tratando-se de uma doença totalmente previnível e curável desde que diagnosticada a tempo.

Hoje já contamos com a vacina do HPV que é Fabricada pelo laboratório Merck Sharp & Dhome, a Vacina Quadrivalente contra o HPV protege contra quatro tipos do vírus – o 6, 11, 16 e 18 -, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero e por 90% das verrugas genitais e está indicada em mulheres entre 9 e 26 anos de idade.

Logo, acho prudente que todas as mulheres conversem com seu ginecologista à respeito desse tópico tão importante na vida de todas vocês.

Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas a esse respeito.

mitty82
04/05/2008 | 15h05m03s
AMIGA DO RIO EU TAMBÉM ESTOU CURIOSA COM O RESULTADO DO MEU EXAME SE ALGUEM PODESSE ME AJUDAR O RESULTADO FOI : NIC1/HPV O QUE SIGNIFICA ISSO ?

fafá 31
23/01/2009 | 01h02m30s
estou curiosa para saber o que deu no meu exame.ESTÁ ASSIM:COLO EPITELIZADO.LEUCORREIA.
CÉLULAS ENDOCERVICAIS AUSENTES NO ESFREGAÇO EXAMINADO.
CÉLULAS ENDOMETRIAIS AUSENTES.
OBSERVA-SE Á PRESENÇA DE LEUCÓCITOS E HISTIÓCITOS.
NO ESFREGAÇO,EXISTEM DISCRETAS ALTERAÇÕES CITOLÓGICAS INFLAMATÓRIAS E REATIVAS.
A FLORA MOSTRA PADRÃO LACTOBACILAR MISTA COM PRESENÇA DE COCOS.
NÃO FORAM IDENTIFICADOS AGENTES ESPECÍFICOS NO MATERIAL EXAMINADO.
AUSENCIA DE ANORMALIDADE EM CÉLULAS EPITELIAIS EXAMINADAS.
CONCLUSÃO:
(CLASSIFICAÇÃO BETHESDA)
A AMOSTRA É SATISFATÓRIA.
O ESFREGAÇO APRESENTA-SE TRÓFICO
NEGATIVO PARA CÉLULAS NEOPLÁSTICAS.
CLASSE 2 DE PAPANICOLAU.
SUGERIMOS ACOMPANHAMENTO CITOLÓGICO SEGUNDO CRITÉRIOS CLÍNICOS.

POR FAVOR ALGUEM SABE ME EXPLICAR O QUE QUER DISSER MEU EXAME,POIS SÓ CONSEGUI MARCAR MEU RETORNO AO MEDICO PARA DAQUI 20 DIAS E ESTOU MUITO PREOCUPADA E ANSIOSA.OBRIGADA.

alessandragovoni
26/02/2009 | 01h02m09s
oi estou gravida de 30 semanas ,no meu exame deu que estou com a bacteria de coco .
estou preocupada ,pois tenho medo de aconteçer algo com meu bebe ,pois pelo que venho lendo por aqui ,pode afetar os olhos se for parto normal.
estou sentindo dores na barriga ,e um corrimento ,amarelo que cheira mal ,pergunto prao meu meu medico ,ele diz que esta tudo bem ,não sei o que fazer me ajudem por favor.

Lulums
22/03/2012 | 12h43m20s
Olá fiz um exame preventivo que vai demorar um poukinho pro retorno do medico,então gostaria de saber o resultado
Apresentou Gardnerella vaginalis
Conclusao: esfregaço negativo para lesao intra epitelial ou malignidade com alteração imflamatória
Inflamação moderada
esfregaço com maturação superficial...
Não entendi nada,estou preocupado pois estou gravida de 3 mes...
Será que podem me ajudar!!!

muuller
11/04/2012 | 14h25m51s
esfregaço com predominio de celulas intermediarias

lindy cat forever
16/04/2012 | 01h17m14s

fidapro
23/04/2012 | 12h16m14s
meu exame de preventivo deu:
material=satisfatorio
epitelios representados: escamoso,glandular
alterações benignas reativas ou reparativas:inflamação
microbiologia:lactobacilos sp
negativo para neoplasia.
o que significa e se deu inflamação por que o medico não passou nenhum remedio?

carmelandia
24/04/2012 | 21h41m25s
gostaria de saber do resultado do meu exame resultado alteraçao sugestiva de atipia celular endocervicas pocivelmente neoplasicas

diva_MG
25/07/2012 | 10h47m40s
ola peguei meu exame e deu o resultado assim : Epitélios representados na amostra: Escamoso, Glandular
Alterações Celulares Benignas Reativas ou Reparativas: inflamação
Microbiologia: Lactobacilos sp
e o medico não receitou nada
e o ano passado apareceu no ultra vaginal micropolessestico
poderia me ajudar o q posso fazer e se meu exame papanicolau esta bom

nova resposta

Você
:D

Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria