fóruns

Amor

Consultoria on-line 4.054 tópicos | 75.382 repostas
neuzasantos381
13/07/2007 | 23h42m30s
Olá Bolsa de mulher, fiz meu exame de papanicolau e no resultado do exame detectou: Escamoso, Alterações celulares benignas reativas ou reparativas e inflamação, e na microbiologia: Cocos.
Me esclareçam o que isso que dizer, obrigada desde já.

rosa mari
14/04/2011 | 17h33m57s
Quais são as causas de anormalidade do preventivo?

Na maioria das vezes, as alterações do exame preventivo, também conhecido como "exame de lâmina" ou exame de Papanicolaou, são de natureza inflamatória ou infecciosa e podem ser avaliados durante o exame ginecológico comum e tratados pelo médico assistente.

O exame preventivo tem a função de detectar as lesões consideradas precursoras do câncer do colo uterino. São lesões com possibilidade de evoluir para o câncer em alguns meses ou anos se deixadas sem tratamento. É neste sentido que ele é considerado preventivo: ao denunciar a existência destas lesões, podemos tratá-las e impedir que evoluam até o câncer.
Em algumas mulheres, porém, o preventivo pode detectar uma lesão relacionada ao HPV. Estas lesões são atualmente divididas entre "lesões de baixo grau" (também denominadas LSIL – de Low Grade Squamous Intraepithelial Lesions - ou SIL I, Neoplasia Intraepitelial Grau I - NIC I, Infecção pelo HPV ou Displasia Leve) e "lesões de alto grau" (também denominadas HSIL – de High Grade Squamous Intraepithelial Lesions - ou SIL II, Neoplasia Intraepitelial Grau II - NIC II, Neoplasia Intraepitelial Grau III - NIC III, Displasia Moderada/Acentuada/Carcinoma in situ). Apesar do nome assustador, o carcinoma in situ denota uma lesão pré-maligna e, pela conotação de malignidade do termo “carcinoma”, tem sido evitado.

As lesões de baixo grau são muito frequentes e normalmente não oferecem maiores riscos, tendendo ao desaparecimento mesmo sem tratamento na maioria das mulheres. Por este motivo, alguns ginecologistas preferem repetir o exame preventivo em alguns meses. Outros, porém, optam por recomendar a realização de uma colposcopia pela pequena possibilidade de ser encontrada uma lesão de alto grau não suspeitada pelo preventivo.

Ambas as abordagens têm vantagens e desvantagens: ao preferir repetir o preventivo alguns meses depois, os médicos evitam a realização da colposcopia em muitos casos, mas pode adiar o diagnóstico de lesões mais graves que possam ter passado despercebidas no preventivo. Esta é a recomendação do Ministério da Saúde do Brasil. Ao encaminhar imediatamente para colposcopia perdem menos diagnósticos, mas submetem mais mulheres a exames que podem mostrar-se desnecessários. Converse com seu médico e exponha suas preferências e expectativas.

Já as lesões de alto grau, têm um risco relevante de progredirem para o câncer do colo de útero caso não tratadas. Por este motivo são também chamadas de lesões precursoras, pré-invasivas ou, simplesmente, pré-malignas. Nestes casos é recomendável realizar uma colposcopia logo que sejam suspeitadas.

Também se incluem entre as lesões precursoras do câncer do colo uterino as chamadas neoplasias intra-epiteliais glandulares ou adenocarcinoma in situ.

Este grande número de nomes é resultado de várias nomenclaturas que se sucederam ao longo dos anos e cada laboratório ou médico utiliza a que julga mais conveniente ou aquela a que está mais familiarizado. Os termos “carcinoma” e “neoplasia”, indicam malignidade, mas, seguidos dos termos “intraepitelial”ou “in situ”, indicam que ainda não há características do câncer.

A nomenclatura mais antiga, que classificava o resultado do preventivo em classes já quase não é mais utilizada porque as "classes III e IV" incluem desde lesões pouco importantes (as de baixo grau), até lesões pré-malignas (as de alto grau).

Outros diagnósticos possíveis são ASCUS (Atypical Squamous Cells of Undetermined Significance) e AGUS (Atypical Glandular Cells of Undetermined Significance). Estes diagnósticos refletem dúvida diagnóstica do médico (citopatologista) que examinou o material obtido pelo ginecologista: existem certas alterações celulares, mas não preenchem todos os critérios diagnósticos para sugerirem doença. Assim optam por apontar a dúvida e fica a critério do médico assistente prosseguir na investigação solicitando uma colposcopia ou repetindo o preventivo alguns meses depois.

Mais recentemente estes diagnósticos têm sido subdivididos em mais duas subcategorias: “atipias de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas”(ou ASC-US) e “atipias de significado indeterminado, não sendo possível afastar lesão de alto grau”(ou ASC-H). No primeiro caso, as alterações observadas pelo citopatologista parecem estar relacionadas a processos inflamatórios, regenerativos ou até à presença do HPV sem lesão precursora do câncer. Raramente uma estará presente uma lesão pré-maligna. Na segunda possibilidade, o citologista não está seguro quanto à inexistência de uma lesão pré-maligna e é recomendável realizar uma colposcopia em seguida.

Outra possibilidade é a sugestão de que existe uma doença maligna (câncer, carcinoma escamoso, adenocarcinoma) no colo uterino. Nestes casos, a colposcopia é imperiosa e pode estar presente uma lesão maligna ou pré-maligna.

Nenhum destes diagnósticos do preventivo é definitivo e a conclusão quanto à existência ou não de doenças pré-malignas ou malignas é feita em exame de amostra retirada da área doente (biópsia), visível através da colposcopia, ou, ainda após a retirada de toda a área doente, no caso de lesões que acabam indicando algum tratamento (exérese da zona de transformação ou Cirurgia de Alta Freqüência ou, ainda, conização do colo uterino).

Autor: Fábio Russomano
Última atualização: 12/02/2009

Eliz2007
24/07/2007 | 14h20m36s
Olá Bolsa mulher, fiz um exame de papanicolau e o resultado foi o seguinte: Esfregaço trófico com alterações celulares benignas reparativas e vaginose bacteriana + atipias em células escamosas compatíveis com lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (NIC I).
Bem, já retornei ao médico e fizemos um tratamento no consultorio, e ele pediu uma biopsia por prevenção mesmo.
Mas gostaria de saber mais sobre esse assunto de acordo co, p resultado do meu preventivo.
Desde já agradeço.

karinamelo
15/10/2007 | 18h26m48s
olá bolsa mulher, fiz meu exame de papnicolau e o resultado foi: alterações celulares benignas reativas ou reparativas. Outras causas: hemacias. microbiologia, bacilos... Oque quer dizer? agradeço desde já....

-LUA-
16/10/2007 | 08h37m56s
Amiga...

Só um médico mesmo poderá esclarecer sua dúvida.
Você deve procurá-lo.
Beijo

renattadosantos78
30/04/2009 | 09h52m59s
Fiz um exame e queria saber o que Esfregaço Trofico.
Obrigado..

solsilveira60@yahoo.
30/04/2009 | 10h32m22s
renata, leve o resultado do seu exame ao seu medico gineco, ele te explicara tdo certinho, não deixará duvidas com vc. Isso é o correto, tá.
Boa sorte. Bjim

Olivia SP
02/05/2009 | 17h32m05s
Oi boa tarde!
Eu gostaria de uma resposta lógica para a situação q estive anteriormente e q hj me sinto aliviada.
Durante dois anos o meu papanicolau deu o seguinte resultado:
CONCLUSÃO: PROCESSO INFLAMATÓRIO
ATIPIA COILOCITÓTICA
METAPLASIA PLANA ENDOCERVICAL
OBS: Presença de células com núcleos hipercromáticos e citoplasmas vacuolizados em forma de halo peri-nuclear, indicando infecção por papiloma vírus humano.

E no ano passado o papanicolau deu:

CONCLUSÃO: PROCESSO INFLAMATÓRIO
METAPLASIA PLANA ENDOCERVICAL
OBS: Ausência de sinais de hipoestrogenismo.

É muito comum eu ter feridas tenho a anos sempre fizeram calterização.
já é normal eu fazer papanicolau e pedirem colposcopia e biopsia.
Na ultima biopsia o resultado foi o seguinte:

EXAME MICROSCOPICO E CONCLUSÃO DIAGNÓSTICA:

1) COLO UTERINO (5H)
Os 54 cortea corados pela Hematoxilina/ Eosina revelaram alterações histologicas de CERVICITE CRÔNICA RECIDEVANTE COM METAPLASIA ESCAMOSA E ALTERAÇÕES HISTÓLOGICAS SUTIS QUE PODEM CORRESPONDER A INFECÇÃO VIRAL.
Não há sinais de malignidade.

QUERO SABER PQ EU SÓ TOMEI ANTIBIOTICO NA OCASIÃO SE DURANTE TODO TEMPO OS EXAMES DIZIAM Q EU PROVAVELMENTE TINHA HPV, COMO ALGUEM PODE TER PROVAVELMENTE HPV PQ FOI ISSO Q MAIS DE UM GINECOLOGISTA DISSE E NA BIOPSIA INDICA CERVICITE, AFINAL EU TENHO OS DOIS .

Atenciosamente,
Olívia SP

CrisM.
02/05/2009 | 20h56m44s
Um exame necessário para a nossa saude, que precisa ser realizado regularmente e sempre ter o resultado acompanhado por um médico! Mas, sinceramente....é bem, chato fazer esse exame...

elainenica
04/08/2009 | 00h57m07s
Olá Citroprev63, boa noite!
Concordo plenamente com você quando você diz \\\"a maioria dos ginecologistas tem dificuldade esclarecer resultados de exame colpocitológico pras clientes, diz apenas que o exame deu um “PROBLEMINHA”... Falar de nomenclaturas, atipias celulares fica mais pra quem é professor pois bate nessa mesma tecla diariamente...\\\"
Fiz um exame Papanicolau e quando recebi o resultado a minha ginecologista disse que eu tinha uma infecção por fungos mas não me disse o nome desse fungo e também não pediu pra fazer um exame de cultura. Só receitou um medicamento para eu e meu noivo e um outro que é um creme vaginal. Como eu sempre tenho infecções e ela sempre passa cremes vaginais eu fico pensando se realmente esses medicamentos são eficazes.
O último exame deu o seguinte resultado:
Esfregaço Vaginal e Ectocervical: Muco, Esfregaço purulento, Piócitos, Histiócitos, Lactobacilos, Células com halo peri-nuclear do tipo inflamatório, Células com ativação nuclear sem hipercromatismo.
Esfregaço Endocervical: Muco espesso, Raras hemáceas, Leucócitos, Piócitos, Numerosos histiócitos, Células endocervicais regulares com ativação nuclear sem hipercromatismo, Raras células de metaplasia epidermóide.
Conclusão: Esfregaço satisfatório para o estudo cito-oncótico segundo o sistema Bethesda.
Repetir após tratamento.
Afinal de contas o q isso tudo quer dizer?
A infecção é grave?
Desde já agradeço a sua atenção.
Elaine.

Sintia1
05/08/2009 | 14h04m29s
Citoprev, vc da uma verdadeira aula. Explica melhor do que os próprios médicos que nem se dão o trabalho de entrar em detalhes. Parabéns, continue nos mantendo informadas.

dia12
17/09/2009 | 20h14m03s
olá tenho 32 anos,por favor tirem minhas dúvidas meu último preventivo,conclusão:LAUDO:
CÉLULAS EPITELIAIS
COM ALTERAÇÕES REATIVAS POR INFLAMAÇÃO
AGENTES MICROBIOLOGICO VISUALIZADOS
BASTONETES CURTOS.
CONCLUSÃO:AUSÊNCIA E CÉLULAS MALIGNAS NO MATEIAL ANALIZADO;
INFLAMAÇÃO MODERADO
BACTÉRIAS, TENHO ALGUM PROBLEMA GRAVE?
NO LAUDO SOMENTE ISSO,PORQUE?
E NO HORMONAL:AVALIAÇÃO PREJUDICADA PELO PROCESSO INFLAMATÓRIO.
MINHA DÚVDA ERA PORQUE NO MEU EXAME ANTERIOR A ESTE DEUISPLASIA EPITELIAL LEVE-(NIC I,LSIL)E A MÉDICA ME PEDIU UMA COLPOSCOPIA.
ENTÃO ESSE MEU ÚLTIMO EXAME DISCARTA ALGUMA EVOLUSÃO?
GRATA!

dia12
17/09/2009 | 20h19m37s
olá tenho 32 anos,por favor tirem minhas dúvidas meu último preventivo,conclusão:
LAUDO:
CÉLULAS EPITELIAIS
BASTONETES CURTOS.

INFLAMAÇÃO MODERADO

MINHA DÚVDA ERA PORQUE NO MEU EXAME ANTERIOR A ESTE DEUISPLASIA EPITELIAL LEVE-(NIC I,LSIL)E A MÉDICA ME PEDIU UMA COLPOSCOPIA,QUE AINDA NÃO FIZ, E DISSE QUE PODERIA SER UM INICIO DE CANCÊR.
GRATA!

dia12
17/09/2009 | 20h19m38s
olá tenho 32 anos,por favor tirem minhas dúvidas meu último preventivo,conclusão:
LAUDO:
CÉLULAS EPITELIAIS
BASTONETES CURTOS.

INFLAMAÇÃO MODERADO

MINHA DÚVDA ERA PORQUE NO MEU EXAME ANTERIOR A ESTE DEUISPLASIA EPITELIAL LEVE-(NIC I,LSIL)E A MÉDICA ME PEDIU UMA COLPOSCOPIA,QUE AINDA NÃO FIZ, E DISSE QUE PODERIA SER UM INICIO DE CANCÊR.
GRATA!

dia12
17/09/2009 | 20h20m46s
olá tenho 32 anos,por favor tirem minhas dúvidas meu último preventivo,conclusão:LAUDO:
CÉLULAS EPITELIAIS
BASTONETES CURTOS.
INFLAMAÇÃO MODERADO
MINHA DÚVDA ERA PORQUE NO MEU EXAME ANTERIOR A ESTE DEUISPLASIA EPITELIAL LEVE-(NIC I,LSIL)E A MÉDICA ME PEDIU UMA COLPOSCOPIA.
GRATA!

dia12
17/09/2009 | 20h20m47s
CÉLULAS EPITELIAIS
BASTONETES CURTOS.
INFLAMAÇÃO MODERADO
GRATA!

graçinha
19/07/2010 | 01h44m09s
fiz um exame de colpocitologico e deu ;ciasse 2 alteraçoes celulares benignas inflamatorias nao especificas????desde ja sou grata .....

nina_82
11/05/2011 | 22h48m06s
olá bolsa mulher, logo que dei inicio a vida sexual sempre sangrava durante as relações, passei por vários médicos que nunca resolveram o problema, a dois anos atras, fui num ginecologista que me disse que eu teria fazer uma cauterização, mas como eu era nova, não iria poder cauterizar tudo pois futuramente iria ter filhos e isso poderia atrapalhar....enfim...cauterizei uma parte e para obter sucesso, fiquei 40 dias sem vida sexual. depois disso, tomei a vacina quadrupla de hpv e continue a vida sexual normal....larguei pra lá e agora dois anos depois realizei um exame papanicolau recentimente o resultado foi Esfregaço Vaginal e Ectocervical: Muco, Numerosos Leucócitos, Histiócitos, Flora Mista,
Células com halo peri-nuclear do tipo inflamatório,
Células com ativação nuclear sem hipercromatismo.
Células endocervicais regulares com ativação nuclear sem hipercromatismo,

Conclusão: Esfregaço satisfatório para o estudo cito-oncótico segundo o sistema Bethesda.
A infecção é grave? o que quer dizer tudo isso?
grata,
nina

--------------------------------------------------------------------------------

Mustang76
11/05/2011 | 23h41m05s
Eu devia ter estudado para ser ginecologista... Adoro vaginas...

mika2107
11/10/2011 | 11h41m11s
bom dia fiz o papanicolau e deus esse resultado alguem sabe me dizer oque é : DIAGNOSTICO:
Negativa para celulas neoplasicas. Presenca de alteracoes inflamatorias acentu
adas. Sugere-se repetir o exame apos tratamento.
OBSERVACAO:
Presenca de hemacias, Esfregaco purulento

mimi_91
22/11/2011 | 19h41m46s
alteracoes celulares benignas reativas ou reparativas oque segnifica

nova resposta

Você
:D

Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria