fóruns

0 a 1 ANO

Colunas 76 tópicos | 506 repostas
Núbia Beloti
15/08/2008 | 17h12m01s
Amigas daqui a uns dias vou começar a dar outras coisinhas pra Ester além do leite materno... e então me veio uma dúvida.
Quando o nenem começa a comer nós devemos dar de mamar ou Nam quantas vezes ao dia?
Eu pensei em dar só de manhã e antes de dormir..

Celestia
29/08/2008 | 09h19m08s
Olá,
quantos meses tem a Ester? Se menos de 6, a alimentação é o seu leite, que supre 100% da necessidade dela.
Se mais de 6, aí sim vc pode ir substituindo uma mamada por uma refeição. NUNCA NAN.
O ideal é manter o leite materno por mais tempo. Consulte seu pediatra.
bjs,

sirochaalvesS
15/08/2008 | 17h16m22s
Acho que seria legal conversar com a pediatra dela,mas eu amamentei minha filha até os 2 anos de vida,mesma trabalhando eu a amamentava de manhã e de noite. Quanto aos horários eu acho que vc vai ver a necessidade dos horários,principalmente no começo que eles não comem direito.Nao se preoculpe tanto,pois mãe sempre sabe oque faz,siga os seus instintos que vc vai ver,sempre dá certo. Boa Sorte!

Núbia Beloti
15/08/2008 | 17h24m03s
Brigada amiga!!

Núbia Beloti
15/08/2008 | 17h24m37s
Amigas me contem a experiencia de vcs!

cuci
18/11/2008 | 17h57m08s
Olá amiga, tenho um menino de 2 anos e uma menina de 11 a alimentação deles foram diferentes a menina começou a comer papinha aos 6 meses e o menino com 4 a menina suquinho com 4 e o menino com 1mes e meio.
Eu sempre segui orientação da minha pediatra aos 5 meses- 9horas suco 11 horas almoço, e o resto do dia segue normalmente.
aos 6 ou7 meses começam a jantar e comer sobremesa , então fica assim leite normalente de manhã peito ou outro tipo
suco de pois almoco e sobremesa, leite se quiser, a tarde uma frutinha e a noitinha janta depois leite até qdo quizer.
isso é o que eu fazia e faço até hoje com os meus pimpolhos.
boa sorte.
espero não ter complicado demais.
bjim

gevi
15/08/2008 | 20h26m27s
Núbia, realmente é necessário passar a bebê pelo pediatra. Mas podemos sim neste caso seguirmos nossa intuição maternal e agir com sensatez para alimentarmos nossos pequeninos.
Sou mãe de três filhos pequenos, também tenho bebê em casa, e acredito eu que nunca pequei neste quesito (alimentação). Apesar de nunca ter amamentado (por opção própria), meus filhos são super saudáveis e incluí a papinha no cardápio bem cedo, por volta dos 03 meses de vida. Foi muito tranquilo, inclusive tive aprovação do pediatra deles.
No inicio é bom incluir legumes leves como chuchu, abóbrinha menina e cenoura. Beterraba e batata também (mas e proporções menores). Todo e qualquer legume é bem vindo desde que seja fresco, bem preparado e dosado. Faça receitinhas simples como, lavar bem os legumes, cozinhá-los com um toque leve de sal e alho para dar aquele saborzinho (desde que não fique forte).... as vzs até coloco um pedacinho do famoso caldo knorr de legumes ou galinha.... bata tudo no liquidificador com um pouquinho da mesma água em que vc os ferveu. Deixe a papinha bem leve, porém não muito liquida, e é importantíssimo que não tenha pedaços nesta fase. Bata tudo muitíssimo bem.
Mas Núbia, quando o bebê inicia a fase da papinha, o ideal é que vc inclua apenas 01 refeiçãozinha salgada no dia,(almoço).
Aos poucos (dentro de 2 ou 3 meses).... aí sim vc poderá dar almoço e jantar a ela. Neste período inclua também bastante verde (folhas) e carnes (frango, peixe ou outras carnes magra (sem gordura) e lembre-se.. sempre tudo bem batidinho)
Já a papinha doce, vc pode dar mais vezes ao dia. Mucilon, frutinhas bem amassadas com um pouco de leite na parte da manhã e novamente na parte da tarde. A noite evite refeições pesadas. deixe-a apenas com a mamadeira mesmo.
Meus filhos sempre tomaram leite de caixinha praticamente desde que nascerarm, iniciaram a papinha muito cedo,e hj meu bebê de um ano já come praticamente de tudo. já dispensei até o liquidificador. Tudo flui naturalmente Nubia, fique tranquila. Vc certamente saberá o que fazer.

Abraços :-

gevi
15/08/2008 | 20h51m23s
Ahhh... já quanto as quantidades de mamadeiras que vc deve dar a bebê, posso lhe adiantar que apesar da refeição suprir a mamada e até encher a barriguinha deles um pouco mais que o próprio leite, a bebezada continua faminta!!! amamente-a normalmente, apenas dê um inrtervalo maior quando vc alimenta-la com alimentos sólidos. a mamada da manhã é fundamental, mas não ofereça leite a criança próximo da horinha da refeição, ou então ela com toda certeza ela perderá o apetite.
Meu cronograma era mais ou menos assim nesta fase;

Erradamente meus filhos mamavam durante a madrugada.
Por volta de 7, 8 hrs da manhã novamente
10 da manhã (+ ou -) papinha dôce
12 hrs (meio dia) - almoço (legumes batidos)
03 da tarde - mamadeira (vitamina de frutas com um pouquinho de aveia fina)
05, 06 horas da tarde - papinha dôce novamente
e a noite mais duas mamadas até dormir.....
èeeeeeeeee, meus filhos comiam bem... todos gulosos!!!! Mas nenhum acima do peso, todos saudabilíssimos!!!!!!

Já por volta dos 8 ou 9 meses substitua a mamada no inicio da noite por papinha salgada.
ok???

Núbia Beloti
15/08/2008 | 23h00m33s
Super completa sua resposta amiga!!
Brigadão!

silvi.adells
29/08/2008 | 00h30m12s
querida vc ta as coisinhas para o seu bebe comer e nos intervalos vc da o peito porque no começo eles comem pouco mas e bom vc conversar com pediatra dele pra saber melhor

BellaBB
16/11/2008 | 18h05m55s
Olá Núbia!
Sou mamãe da Arthemis, que completará nove meses semana que vem. Como eu voltei a trabalhar quando ela ainda tinha 5 meses, tive que montar um esquema de introdução da alimentação dela com o acompanhamento do pediatra. Vou te contar a minha experiência pra ver se ajuda.

4meses e meio - introduzimos as frutas. Sucos e papinhas na hora do lanche (9h e 15h). Nos demais horários, mamava só no peito. Mas, como eu sabia que em breve iria ter que deixá-la o dia todo e não sabia se iria conseguir ordenhar o suficiente todos os dias, comecei a dar uma mamadeira de Nan por dia só pra ela se adaptar.

5 meses - introdução da papinha salgada só no almoço. Como ela iniciou no berçário, ficou assim: 7h peito, 9 horas fruta, 11h30 papa salgada, 15 horas fruta, 17h30 Nan e depois desse horário eu já pegava ela no berçário.

5 meses e meio - jantar liberado. Deixou então de tomar a mamadeira de Nan e comia frutas/papa salgada no berçário e mamava no peito quando estava comigo. Graças a Deus ela aceitou muito bem.

Hoje - Ela também toma um mingau por volta das 19h30. Eu continuo amamentando mas ela tem um apetite ótimo. Não mama mais de madrugada pois a alimentação durante o dia consegue suprir bem as necessidades. Não teve problemas com ganho de peso e a saúde é boa.

Então... acho que fiz o melhor dentro das minhas limitações. Você vai logo achar um esquema que se adapte à sua vida.

Abraço,
Bella

sarrea
06/01/2010 | 13h35m35s
minha primeira filha Nic, tem hj onze anos, eu amamentei até os seis meses somente com leite materno, dali em diante comecei a dar suquinhos naturais de frutas e papinha feita em casa, leite apenas antes de dormir,sempre foi uma menina saudavel. a Duda tem três meses e pretendo fazer o mesmo.

sarrea
06/01/2010 | 13h35m36s
minha primeira filha Nic, tem hj onze anos, eu amamentei até os seis meses somente com leite materno, dali em diante comecei a dar suquinhos naturais de frutas e papinha feita em casa, leite apenas antes de dormir,sempre foi uma menina saudavel. a Duda tem três meses e pretendo fazer o mesmo.

nova resposta

Você
:D

Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria