Casa e Família

Shiloh: ela quer ser menino?

por Nayara Marques | 05/07/2010

Angelina Jolie veste a filha de 4 anos como menino e gera questionamentos: isso é certo?


anterior 1 2 próxima


Shiloh: ela quer ser menino?

Um comentário polêmico da atriz Angelina Jolie deixou uma interrogação na cabeça de pais do mundo inteiro. Mãe de seis filhos, entre eles três adotivos e três biológicos, a mulher de Brad Pitt disse, em entrevista à revista americana Vanity Fair, que sua herdeira mais nova, Shiloh, de 4 anos, "quer ser um menino". "Então, nós cortamos o cabelo dela curtinho. Ela gosta de usar tudo que seja de garoto. Ela pensa que é um dos irmãos", complementou a atriz, bissexual assumida. A frase acabou levantando a questão: será que é possível uma criança demonstrar uma tendência homossexual tão precocemente?

VEJA AQUI O ESTILO MENININHO DA PEQUENA SHILOH

O consenso é de que, a princípio, as preferências de Shiloh pelo universo dos meninos não significa absolutamente nada, já que, segundo a psicóloga Adriana Nunan, crianças nessa idade gostam de experimentar tudo. "Da mesma forma que crianças brincam de casinha, de ser astronauta ou bombeiro, existem outras que gostam de se vestir de menino ou menina. Isso são mecanismos que a criança cria para lidar com o mundo", explica ela, que ainda assim aconselha: "Só é preciso estar atento se o comportamento começar a aumentar e a persistir. Nesse caso, seria bom procurar um psicólogo infantil especializado em sexualidade para descobrir o que está acontecendo".

Para a psicanalista Ângela Vilela, membro titular da Formação Freudiana, a atitude tomada pelo casal hollywoodiano é a mais aconselhável: deixar a criança à vontade para fazer o que considerar melhor, dentro do limite, é claro, do apropriado. Apesar disso, ela pondera que a decisão da Angelina de cortar os cabelos da filha pode representar uma projeção pessoal e não uma vontade da criança.

"Se a Shiloh apresenta identificações mais fortes com a figura masculina, imagino, pelo universo em que vivem, que seus pais não se prendam às determinações que vêm da cultura e da sociedade. Parecem ter feito a escolha de dar à criança a chance de expressar o que ela supõe ser. Não sei a que ponto essa suposição ganha reforço se analisarmos uma frase como 'Nós cortamos o cabelo dela curtinho'. Qual o olhar que esses pais têm sobre essa criança? Ela simplesmente se identifica com o universo masculino porque ele é mais interessante ao olhar dela ou realiza projeções dos pais?", questiona Ângela.

Cuidado com a projeção dos pais

O passado e a história de vida paternos também podem influenciar as decisões dos filhos, segundo Ângela. "É sabido que a Angelina teve uma infância difícil e nenhuma criança escapa do inconsciente e dos desdobramentos da história de seus pais sobre elas. A forma como os pais lidam com a sexualidade dos filhos tem a ver com a própria sexualidade deles. Isso, é claro, afeta o imaginário e as fantasias que a criança tem de si mesma", observa.


anterior 1 2 próxima


Mais matérias sobre

compartilhe esta matéria!

Siga o Bolsa de Mulher no twitter



últimos comentários (30)

ver mais
  • Anna78
    Anna78 comentou:
    31/03/2011 | 17:26

    Nada a ver rsrs...
    Ela é só um bebê, e outra quem nesta idade já não quis ser como os irmãos mais velhos? Eu tenho três irmãos mais velhos, e sempre tentava emita-los de alguma maneira, é normal. Isso é só uma referencia que quando se é criança precisa, nada mais que isso!
    Não há como definir as preferencias sexuais de uma criança de 4 anos, isto é absurdo.
    Mas concordo com a psicóloga quando diz: “A forma como os pais lidam com a sexualidade dos filhos tem a ver com a própria sexualidade deles. Isso, é claro, afeta o imaginário e as fantasias que a criança tem de si mesma".
    Nossa formação como adultos vai se apoiar naquilo que absorvemos enquanto crianças. Mas não é porque a lindíssima Angelina Jolie é bissexual que a filha será, afinal coisas desta natureza não está no sangue, não é genético, é só opcional, certo?
    PS: a Shiloh é uma bonequinha, muito lindinha mesmo! Pessoalmente sou mais o estilo dela, do que a da Suri Cruise com aqueles saltinhos altos, e seus modelinhos Chanel... Pelo amor de Deus, criança tem que ser livre, vestir roupas que a permitam respirar, correr, se sujar, brincar...


  • fer_nanda.27
    fer_nanda.27 comentou:
    25/02/2011 | 01:18

    Putz, li cada besteira que fiquei até boba de saber o qto este mundo está cheio de pessoas ignorantes! Primeiro a bissexualidade não influencia em nada, tenho certeza q os filhos dela nem devem saber oq é isso e mto menos q sua mãe é. Segundo q lésbicas, na maioria dos casos, não querem ser homens ou meninos, são MULHERES q gostam de mulheres. Oq pode ta acontecendo com a filha dela é q tenha 'transtorno de identidade de gênero' e isso não tem nada a ver com sexualidade e sim de como a pessoa se sente, mulher ou homem. Espero que agora possam entender melhor oq se passa com essa criança e mãe.


  • Karlanny
    Karlanny comentou:
    09/08/2010 | 11:06

    Toda criança vive num mundinho só seu, e o dela é esse de brincar de ser menino. Muito inteligente a decisão dos pais de encarar com naturalidade em vez de obrigar a criança a usar "roupas de menina", e acabar gerando um trauma que no futuro pode sim interferir bastante na personalidade da criança. Já conheci crianças assim, e tbm quando criança odiava bonecas a brincadeiras de menina, e afirmo que isto é só uma fase.
    O preconceito está na cabeça de quem vê!!!


  • novo comentário

    Você
    :D


    Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria




Bolsa Mobile

Receba as notícias e atualizações na rede do Bolsa no seu celular.
Saiba como.