Como tirar mancha de desodorante

A roupa de sair não precisa virar pijama. Manchou, limpou: saiba como!
por Redação

Mesmo quem é mais cuidadosa com manchas nas roupas, já deve ter se deparado com a mancha de desodorante. Alguns desodorantes são "passou, sujou". Isso sem contar as manchas amareladas em roupas claras, que vão aparecendo ao longo do tempo na região das axilas, pois não importa o número de lavagens, elas permanecem.

Leia também:

Dez erros na hora de lavar as roupas

Aprenda a usar o ferro de passar roupas da maneira correta

Cuidados especiais para as roupas dos bebês

"Os tecidos mais fáceis de se tirar manchas são os de fibras sintéticas, como o poliéster. Já os de fibras naturais dão um pouco mais de trabalho, assim como os tecidos finos, mais delicados, como crepe de seda e cetim de seda, já que o corante deles é muito frágil", explica Rejane Nascimento, gerente de treinamento da lavanderia 5 à Sec.

O sebo (suor) tem ácidos graxos que vão oxidar e reagir com o tecido das roupas, formando aquela coloração amarelada, mais perceptível em roupas claras de viscose ou algodão. Quando não é o resíduo, é a combinação do produto com o suor que suja a roupa. "A maioria dos desodorantes antitranspirantes tem na fórmula substâncias constituídas de sais de alumínio. Por si só, elas não geram manchas significativas, mas, combinadas com o suor, a história é outra", revela Luciana Andrade, farmacêutica da Dermatus.

Tirar mancha de desodorante em casa

Nunca aplique o sabão diretamente na mancha. "Ao reagir com ela, pode formar complexos insolúveis que dão aquele ar meio durinho, engomado, ao tecido", alerta Luciana Andrade. Se você quiser, também pode tentar a receita tira-manchas da vovó, aplicando sobre o amarelado ou esbranquiçado do desodorante uma mistura de água com bicarbonato de sódio e deixar a peça de molho por meia hora. Ou então usar água oxigenada. Para isso, basta umedecer uma esponja limpa com a substância e esfregar na parte manchada do tecido. Depois, é só lavar normalmente.

Prevenção: a melhor solução!

Segundo a farmacêutica da Dermatus, a dica de ouro, no caso da mancha de desodorante, é prevenir. Ou seja, o cuidado tem que vir antes, na escolha da marca. Hoje em dia, com toda a tecnologia da indústria de cosméticos e perfumaria, é muito fácil evitar esse problema. É possível encontrar no mercado desodorantes que cuidam da pele e dos odores da transpiração sem esquecer da sua roupa, já que são especialmente desenvolvidos para reduzir a quantidade de resíduos pós-aplicação. A escolha do aplicador também conta para evitar futuras máculas no tecido, nada de stick (bastão), que suja com muito mais facilidade, o ideal é o aerosol.

Assista também: Personal organizer ensina como organizar o seu armário

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments