Natação infantil

Conheça os benefícios da prática para o seu filhote e as recomendações dos especialistas

por Redação

Há inúmeros motivos para matricular o seu bebê em uma aula de natação. De acordo com o professor Dani D´Aquino, segurança, saúde e lazer são alguns deles."A natação melhora da coordenação motora, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, desenvolve noções de espaço e tempo e ajuda a prevenir doenças respiratórias", enumera o professor D´Aquino. Equilíbrio, tônus e outras atividades funcionais são muito favorecidas. "Estimula o apetite e tranquiliza o sono", explica Flávia Gazolli, especialista em psicomotricidade aquática.

Quer mais? A natação pode evitar acidentes e salvar vidas desde muito cedo; fortalece o organismo prevenindo doenças ou promovendo reabilitação física e bebês e crianças bem adaptadas à água e, sabendo nadar, aproveitam muito mais as visitas em piscinas, praias, lagos e rios.

E não é só o físico que colhe benefícios. O lado emocional e a confiança mútua também podem ser bastante trabalhados. "O contato direto com a água e seu acompanhante, que na maior parte das vezes é com a mãe, proporciona momentos de conforto e estimula a afetividade", esclarece Flávia Gazolli.

A natação pode auxiliar ainda na prevenção e no tratamento de algumas doenças, principalmente as de origem respiratória, desde que praticadas em piscinas bem tratadas e com boa circulação de ar fresco. Alergias, bronquites ou rinites alérgicas podem ter um baita alívio com a prática regular do esporte. Mas a natação pode ser negativa, como em alguns casos de sinusite.

Leia a matéria completa AQUI

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter