Dicas para passar roupa

Borrifar amaciante na peça antes de passá-la para garantir um perfume gostoso não é indicado
por Marianna Feiteiro

Muitas pessoas, especialmente quando estão começando a aprender sobre as atividades domésticas, acabam marcando ou queimando peças de roupas com o ferro de passar. A personal Ingrid Lisboa dá dicas para evitar acidentes ao fazer o trabalho e ensina como garantir o melhor resultado:

Leia também:

Como passar camisa social

Aprenda a usar o ferro de passar da maneira correta

Veja como lavar, passar e guardar roupas de seda para não amarelarem

  • Quanto mais furinhos houver na base do ferro para a saída de vapor, mais eficiente ele será (Thinkstock) Quanto mais furinhos houver na base do ferro para a saída de vapor, mais eficiente ele será (Thinkstock)

    Sempre verifique a etiqueta da roupa para saber se o tecido é resistente ao ferro de passar. Se for, respeite a temperatura indicada;

  • Prefira os ferros com base de cerâmica ao invés de teflon, pois eles deslizam mais facilmente;
  • Quanto mais furinhos para saída de vapor houver na base do ferro de passar, melhor;
  • Antes de guardar o aparelho, tire toda a água de dentro para evitar que a base enferruje;
  • Não borrife amaciante na roupa antes de passar, pois isso irá engomá-la.
  • O steamer é uma ótima opção para passar as peças de roupa do dia a dia, em especial as delicadas, como seda. A dica de Ingrid é usá-lo para alisar toalhas de mesa logo antes de usá-la. “Peça para duas pessoas segurarem as pontas e passe o vaporizador em todo o tecido. Quando dobramos e guardamos a toalha de mesa, mesmo que tenha sido passada, ela sempre fica marcada. Essa técnica remove as dobras de forma prática”, diz. “Não coloque sal ou amaciante dentro do steamer, apenas água”, alerta a especialista, afirmando que algumas pessoas fazem isso para evitar que a roupa desbote ou para garantir um cheirinho gostoso no tecido.

Truque

Para esticar a roupa e conseguir passá-la mais facilmente, prepare uma solução de água e álcool em partes iguais. Borrife de longe em toda a peça. Se desejar, acrescente algumas gotas de perfume para tecidos.

Como engomar camisas

Para garantir que a gola e punhos da camisa social fiquem estruturados, o segredo é usar goma, uma substância própria para este fim encontrada em supermercados. “Em um borrifador, misture 2 colheres de sopa de goma com 500 ml de água. Borrife apenas no local que você quer que fique um pouco mais durinho e passe o ferro em seguida”, ensina a especialista. O método também funciona em camisetas polo, evitando que a gole enrole para cima.

Após lavar e passar as peças corretamente, veja como guardá-las da maneira certa:

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments