Como secar roupa do jeito certo

Personal organizer ensina a maneira correta de pendurar peças no varal
por Marianna Feiteiro

Fala-se muito sobre os cuidados com roupas na hora da lavagem, mas muitas pessoas esquecem que a forma de secagem também é muito importante. Um exemplo são as blusas de lã, que, se forem penduradas no varal pelas pontas, podem ser deformadas permanentemente.

Leia também:

Como secar cada tipo de roupa

Como lavar roupa à mão

Como lavar roupas coloridas

Quando a roupa puder ser levada à secadora, a etiqueta irá indicar. Caso contrário, ela deverá ser seca no varal, ao sol ou à sombra.

Roupas no varal: o jeito certo de pendurar

Segundo explica a personal organizer Ingrid Lisboa, existem, basicamente, duas formas de pendurar roupas no varal:

simbolo-secagem-por-gotejamentoSecagem por gotejamento: é indicada na etiqueta da peça pelo símbolo ao lado. Calças jeans e camisetas de algodão podem ser secas desta forma, bem como toalhas e lençóis. Porém, apesar de muitas pessoas terem o costume de pendurar as peças em formato de “U”, Ingrid alerta que esta não é a maneira certa de prendê-la. “Quando você pendura a roupa pelas pontas, ela fica larga nas laterais, o que pode destruir a peça”, afirma. O ideal é dobrar a peça em volta do varal, como se estivesse fechando um envelope. “Não dobre a peça no meio, pois assim ela irá demorar mais para secar. Deixe cerca de um palmo de um lado e o restante da peça do outro”, orienta a personal organizer.

Dobre a peça em volta do varal, como um envelope (Thinkstock) Dobre a peça em volta do varal, como um envelope (Thinkstock)

simbolo-secagem-horizontalSecagem horizontal: o símbolo mostra que o tecido não pode ser pendurado, e sim deitado sobre uma superfície vazada. Serve para tecidos como a malha de lã, que, segundo alerta Ingrid, se ficar na vertical, vai fazer com que a água escorra por toda a peça e “pese”, esticando o tecido aumentando-o em até três números. O procedimento deve ser feito sobre o varal de chão, que é mais estruturado. Alguns varais de teto possuem uma tela especial para esse tipo de secagem.

Cuidados especiais

simbolo-secagem-sombraSecagem à sombra: quando o símbolo ao lado aparecer na etiqueta, significa que a peça não pode ser seca ao sol, pois corre o risco de desbotar. Neste caso, ela pode ser pendurada, mas deve ser colocada à sombra.

Use apenas prendedores de plástico (Thinkstock) Use apenas prendedores de plástico (Thinkstock)

Roupas de seda podem ser penduradas no cabide para evitar deformações. O mesmo vale para camisas sociais e camisetas, se desejado.

A calça jeans não pode ser presa pelo cós, porque demora mais para secar. “Pendure pelas pernas, dobrando, e do avesso, para garantir que os bolsos sequem mais rapidamente”, ensina a especialista.

Use somente prendedores de plástico. Os de madeira, por serem encerados e envernizados, podem manchar as roupas molhadas. O mesmo vale para os cabides.

[teste sua-casa-esta-com-boas-energias]

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments