Como passar camisa social

Segredo é não deixar a peça secar completamente

por Marianna Feiteiro

Alguns detalhes na hora de passar roupa podem fazer toda a diferença. Conversamos com a home organizer Ingrid Lisboa para saber quais são os truques domésticos para passar uma peça bem chatinha: a camisa social.

Leia também:
Como arrumar a casa
Como passar lençol de elástico
Dez maiores erros ao passar roupa

Segundo ela, o segredo é não deixar o tecido secar completamente antes de passar. “O ideal é que a peça esteja 90% seca e que o ferro seja a vapor. Assim, o algodão estica mais fácil, e a passada fica mais eficiente. Quando o tecido está totalmente seco, fica mais duro, o que torna a passada mais difícil”, explica.

No caso da camisa social, existe uma ordem a ser seguida, começando sempre pelas partes pequenas. Deve-se iniciar pela gola, primeiro na frente e depois atrás, depois a pala, que é costura das costas, os punhos, as mangas, as costas e, por último, a frente. “O spray para passar é dispensável, pois o que vai fazer a diferença é a firmeza com que você passa o ferro”, orienta a home organizer.

Ela explica que, dependendo da qualidade da camisa, é mais difícil deixar a gola e os punhos da camisa durinhos – característica que dá estrutura à peça. Quando isso acontecer, Ingrid recomenda borrifar, antes da passagem, uma mistura de 200 ml de água com uma colher (sopa) de goma líquida, que pode ser encontrada em supermercados. “Só precisa borrifar nessas partes. Elas vão ficar bem engomadas e durinhas”, conta.

O truque para dobrar camisas é colocar uma folha de seda por dentro dela. “Assim, a dobra vai ficar na folha, e não na camisa. Funciona bastante para fazer mala de viagem de executivas”, diz Ingrid. Segundo ela, para guardar em casa, o mais indicado é fazer uma estrutura mais resistente, com folhas de papelão, por exemplo. Porém, o ideal é pendurar a peça no cabide.

Temas:
×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter