Como limpar vidro, clarear panelas, tirar mancha, limpar forno e mais

Vinagre, limão e bicarbonato de sódio ajudam na limpeza da casa
por Marianna Feiteiro

Além de caros, os produtos de limpeza que encontramos no mercado muitas vezes contêm substâncias químicas tóxicos que apresentam efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Leia também:

Limpeza correta da geladeira evita contaminação; veja como fazer

Produtos de limpeza podem dar alergia; veja quais os sintomas

Veja dicas de como limpar jóias de prata e outros artigos

Uma solução mais natural e ecológica é usar os produtos e alimentos que normalmente temos em casa. Os mais comuns são vinagre branco, capaz de matar germes, tirar mancha e dissolver gorduras, além de ajudar na neutralização de odores, bicarbonato de sódio, que elimina bactérias e manchas de roupas e panelas, e o limão, grande aliado na remoção de sujeiras difíceis de sair.

Veja algumas receitas do tempo da vovó para a limpeza doméstica:

Limpar a geladeira

De tempos em tempos, é necessário fazer uma higienização completa da geladeira. Misture bicarbonato de sódio, água e um pouco de sabão e esfregue com um pano seco.

Alimento grudado na panela

Para remover os restos de comida que queimaram e grudaram no fundo da panela, misture bicarbonato de sódio na água quente, despeje e espere alguns minutos. Depois, passe a esponja com detergente para remover a sujeira.

Clarear panelas

Muitas vezes os fundos das panelas ou bocas do fogão ficam escuros por conta do contato direto com o fogo. Para clareá-los, ferva rodelas de limão na água e aplique nos utensílios.

Limpar o forno

Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre e limpe com uma esponja. Para remover o líquido, use um pano de prato. Outra solução é misturar um copo de água quente com um copo de bicarbonato de sódio e um copo de sal. Aplique a mistura em todo o forno. Aqueça a 240º C por 50 minutos, mantendo a porta fechada. Espere esfriar e remova toda a sujeira com um pano.

Casa perfumada

Para eliminar cheiro de fritura ou simplesmente deixar o ambiente cheiroso, prepare um chá de cravo e canela. Outra maneira é encher um prato até a metade com bicarbonato de sódio e espremer o suco de um limão por cima. Deixe destampado.

Além de deixar a casa cheirosa, o chá de cravo e canela é uma ótima pedida para o lanche da tarde. Crédito: Shutterstock Além de deixar a casa cheirosa, o chá de cravo e canela é uma ótima pedida para o lanche da tarde. Crédito: Shutterstock

Limpar vidros e janelas

Dilua três colheres de vinagre em 11 litros de água quente. Seque com jornal para dar brilho.

Lustrar móveis

Misture um copo de azeite ou óleo vegetal com ½ copo de suco de limão. Aplique com uma flanela sobre toda a superfície. Vire o pano do lado seco e lustre.

Limpar prata

Misture água morna com uma colher (chá) de bicarbonato de sódio e uma colher (chá) de sal. Mergulhe o acessório no líquido e lustre com um pano.

Limpar ouro

Misture uma xícara de água com sementes de tomate. Mergulhe o acessório no líquido e deixe de molho por 15 minutos. Enxágue e esfregue com uma flanela.

Tirar mancha de caneta da fórmica

Esfregue com álcool ou com uma solução de água com vinagre.

Higienize o piso de madeira com uma solução de vinagre branco e água quente. Crédito: Shutterstock Higienize o piso de madeira com uma solução de vinagre branco e água quente. Crédito: Shutterstock

Piso de madeira

Prepare uma solução de ¼ copo de vinagre branco e 4 copos água quente. Borrife em um pano de algodão até que fique levemente úmido e, em seguida, esfregue o piso.

Desentupir pia

Despeje ½ copo de bicarbonato de sódio no ralo e, em seguida, dois copos de água fervente. Se não funcionar, despeje ½ copo de bicarbonato de sódio seguido de ½ copo de vinagre. Cubra bem o ralo e deixe agir. Em seguida, despeje um litro de água fervente.

Limpar a pia do banheiro

Despeje vinagre, deixe agir durante a noite e lave no dia seguinte.

Desinfetar privada

Aplique uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments