Como lavar roupa na máquina

Aprenda truques para potencializar a limpeza e aumentar a durabilidade das peças

por Marianna Feiteiro

Jogar todas as roupas dentro da máquina de lavar e só lembrar-se delas novamente quando o alarme apitar. Pode parecer muito fácil lavar roupas na máquina, mas a verdade é que o processo requer mais cuidados do que isso.

Leia também:
Como lavar roupa à mão
Cuidados com tecidos ao lavar roupa
Como lavar roupa: produtos de limpeza certos

A atenção maior deve ser dada aos produtos de limpeza utilizados no processo. Não é porque a roupa é resistente à máquina que pode ser limpa com qualquer componente.

A personal Ingrid Lisboa ensina truques e cuidados para garantir maior limpeza e durabilidade das roupas:

  • Nunca use cândida na lavagem, mesmo quando a etiqueta indicar o uso de alvejante com cloro. Segundo Ingrid, o produto danifica a fibra da roupa, além de produzir manchas. “Para desinfetar, adicione à lavagem 100 ml de Lisoform junto com sabão líquido”, indica.
  • Para tirar manchas ou branquear, o ideal é fazer uma pré-lavagem, deixando a roupa de molho (quando estiver completamente encardida) ou aplicando uma solução de alvejante em pó com água quente diretamente sobre a mancha seca. “Sempre cheque a etiqueta para se certificar de que a roupa pode ser alvejada”, aconselha a personal organizer.
  • Se desejar adicionar o alvejante à lavagem, use 100 ml do produto líquido para a máquina cheia.
  • O amaciante é dispensável na lavagem de roupas. Seu uso demasiado pode engomar os tecidos, além de causar alergias. Para uma alternativa natural, use vinagre de vinho branco na proporção de 100 ml para um balde de roupas.
  • O sal ajuda a evitar o desbotamento de peças coloridas. Em um copo medidor de 500 ml, acrescente sal até a marca dos 100 ml. Complete com água e misture bem. Despeje a solução junto com o sabão no compartimento próprio e ligue a máquina normalmente.
  • Fique atenta à temperatura automática da água. “Em algumas máquinas, quando se escolhe a opção de lavar algodão, a temperatura fica a 60º C, que é muito alta. Se a peça for escura, pode desbotar, já que a água quente remove um pouco da tinta. Além disso, a roupa pode encolher com o calor. Neste caso, é preciso reduzir a temperatura a 30 ou 40º C”, ensina Ingrid. Para se certificar, verifique na etiqueta da peça a temperatura máxima em que a água deve estar no momento da lavagem.

 

Ajuste a temperatura automática da máquina para que a água não fique muito quente (Thinkstock)

Ajuste a temperatura automática da máquina para que a água não fique muito quente (Thinkstock)

  • Segundo a especialista, existem dois mitos muito difundidos sobre o sabão. “O primeiro é de que mais sabão significa mais limpeza, e o segundo é de que é a espuma que limpa a roupa. Os dois estão errados. O excesso de sabão pode até engomar os tecidos e deixá-los duros com o passar do tempo. Use a quantidade recomendada na embalagem e esqueça”, ensina. “Isso é um exercício!”, completa.

Saco para lavar roupa

Saquinho para lavar roupa (Thinkstock)

Saquinho para lavar roupa (Thinkstock)

O acessório é um grande aliado na lavagem, mas muitas vezes é usado de maneira errada. Segundo explica Ingrid, colocar uma peça no saquinho e depois na máquina não é o mesmo que lavá-la à mão. “Quando há indicação de lavagem à mão, é assim que a peça deve ser limpa, pois a máquina irá danificá-la”, afirma a especialista.

Já o saco tem outra função. Ele evita, por exemplo, que os pelos de uma peça se soltem e grudem em outra. “Se for lavar lençóis e toalhas pretas ao mesmo tempo, coloque as toalhas dentro do saquinho, ou vice-versa”, ensina Ingrid.

Outro benefício do acessório é evitar que roupas coloridas percam a cor, já que elas sofrem menos impacto desta forma.

Roupas da mesma família, como camisetas do uniforme da escola ou camisas sociais, podem ser armazenadas juntas dentro do saquinho.

“Prefira o modelo de zíper e certifique-se de fechá-lo até o final, para evitar que ele abra no meio da lavagem. Os de velcro ou botão abrem mais facilmente”, alerta a personal organizer. “O produto deve ser substituído a cada quatro a seis meses”, completa.

Ingrid indica usar o saco para lavar roupas sempre que a etiqueta pedir processo suave ou muito suave de lavagem.

Aprenda também a organizar as roupas:

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter