Sonhos têm significado?

Psicóloga explica porque nos lembramos de alguns sonhos e de outros não
por Laís Peterlini

Durante o sono, as pessoas podem ter diversos tipos de sonhos, desde os mais comuns como ser perseguido ou estar nu em público, até histórias loucas e complexas. Por esse motivo, os sonhos intrigam e despertam a curiosidade da maioria das pessoas. “Os sonhos têm significado, eles são a linguagem do inconsciente para comunicar ao consciente, por meio de símbolos, o que é necessário ao equilíbrio da totalidade psíquica (que compreende inconsciente mais o consciente).”, afirma a psicóloga Thaís Khoury.

Leia também

Ter uma boa noite de sono ajuda a perder peso 

Maquiagem para disfarçar olheira e cansaço 

Dormir bem diminui o risco de infarto

Lembrar do sonho

Segundo ela, há sonhos que chegam à consciência devido à força com que o símbolo emerge do inconsciente, que são os sonhos lembrados logo pela manhã. “Se o sonho afeta psíquica e emocionalmente o sonhador, ele chama sua atenção e reverberar durante o seu dia”, completa. Há circunstâncias, como ingestão de remédios, exaustão e embriaguez, que podem interferir na produção, surgimento e fixação dos sonhos na consciência.

Significado dos sonhos

A psicóloga explica que os sonhos e a ausência deles têm um significado. “Cada pessoa que sonha, sonha para um propósito e se não sonha, também há um propósito nisso, visto que há muitas outras formas simbólicas de acessar o inconsciente”, afirma Thaís. Por isso, valorizar os sonhos é reconhecer e compreender a própria história, os próprios valores e as próprias escolhas. “Os sonhos são algo particular e pessoal. Manter um diário de sonhos com data e título é um ótimo exercício de contato com o inconsciente”, ressalta a psicóloga.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments