Boa notícia para as futuras mamães chocólatras. Um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, indica que comer chocolate durante a gestação pode diminuir o risco de pré-eclâmpsia, quadro caracterizado por hipertensão, retenção de líquidos e presença de proteína na urina.
O chocolate, principalmente o amargo, é rico em teobromina, substância que estimula os batimentos cardíacos equilibrados, relaxa os músculos e dilata as artérias. A pesquisa, feita com 2.291 grávidas, concluiu que as participantes que consumiram a maior quantidade do doce e a maior concentração dee teobromina no cordão umbilical diminuiram em 69% o risco de desenvolver a pré-eclampsia.
Aquelas que consumiram cinco ou mais porções de chocolate por semana no terceiro trimestre da gestação tinham um risco 40% menor do que aquelas que comiam menos de uma porção de chocolate por semana. Em mulheres nos três primeiros meses de gravidez, porém, o risco diminuiu apenas 19%.
ou Cadastre-se