Madrinhas com estilo

Um momento tão especial merece um modelo à altura. Escolha o seu!

por Redação

Seja por um parente ou por uma grande amiga, ser convidada para ser madrinha de casamento é um lisonjeio tamanho e sinal de carinho e muita consideração. Mas, alegrias à parte, o convite traz algumas leves preocupações. Se os padrinhos resolvem o problema deles com um fraque ou um terno simples, as mulheres precisam rebolar para encontrar o modelo ideal que sirva para o altar e que seja de cores diferentes das outras madrinhas e das mães dos noivos. A tarefa se complica ainda mais se o casamento for pela manhã ou à tarde. Para que você não cometa nenhuma gafe, o Bolsa de Mulher preparou algumas dicas especiais e separou alguns modelos para você se inspirar. Veja no slideshow.

Mais do que uma homenagem, a escolha dos padrinhos tinha um significado especial. Na antiguidade, um bom amigo era selecionado para proteger a noiva de possíveis raptores. Esse amigo deveria ser forte e guerreiro e tinha a missão de vigiar a cerimônia. Já a madrinha é considerada o braço-direito da noiva, ajudando-a nos preparativos e nos momentos de decisão. É ela quem deve fazer o chá-de-panela, divulgar a lista de casamento, entre outras coisinhas. A madrinha deve ajudar a tornar esse momento ainda mais especial.

Assista ao vídeo com dicas de Ciça Mattos:

[btv] http://www.bolsademulher.com/video/29o/[/btv]

Mas, a madrinha também quer seu espaço no altar, né? Portanto, os trajes também devem ser especiais. Antes de escolher o modelito, é fundamental levar em conta o tipo de festa, o horário da cerimônia, o local, a estação do ano e, claro, o seu estilo. Segundo a consultora de moda e comportamento do Bolsa de Mulher, Ciça Mattos, o primeiro passo é conversar com a noiva e descobrir o que ela imagina: se todos os vestidos serão longos, se tem alguma cor que ela não gostaria de ver no altar e por aí vai. "Existem noivas que não ligam se a madrinha usa preto e até mesmo o branco. Tem outras que querem tonalidades aproximadas, umas que liberam o comprimento das saias. Tudo é questão de conversa", afirma Ciça, lembrando que hoje em dia a tradição de não usar o preto, marrom e o branco no altar ainda é muito disseminada pelo país.

Manhã

Casamentos pela manhã têm um charme especial, ainda mais se forem realizados ao ar livre. Neste caso, opte por cores claras (salmon, goiaba, verde-claro, lilás, azul-claro etc), secas e sem brilho e tecidos leves como o crepe. Se a noiva liberar o comprimento das saias, evite o longo. "E a s mini-saias, claro! Lembre-se que é uma cerimônia, um momento solene", adverte Ciça. Um vestido na altura dos joelhos, chanel ou longuete são excelentes opções. Um tailleur de bom corte é um clássico para ocasiões deste tipo. A ousadia fica por conta das jóias e bijuterias: com elas os brilhos estão liberados. Mas não exagere: pérolas e marcassitas enfeitam o suficiente.

Embora os filmes de Hollywood gostem de mostrar modelos do tipo, os chapéus não têm sido muito utilizados ultimamente, somente em recepções mais requintadas. Se mesmo assim quiserem usar, o ideal é que todas as madrinhas façam uso do acessório.

Nos pés, sapatos com salto-médio e cores claras são suficientes também. Procure evitar sandálias muito abertas no altar. O modelo chanel é perfeito para essa ocasião.

Tarde

Talvez este seja o horário mais ingrato para casórios, mas muitos noivos querem aproveitar a energia do pôr-do-sol para abençoar o casamento. O problema é que a recepção costuma adentrar a noite e aí o vestuário deve ser meio-termo: cores um pouco mais intensas e um brilho discreto. Mas, lembre-se que ainda estará claro no início da cerimônia, portanto, evite exageros.

Pra não ter erro, procure seguir as mesmas recomendações matinais, entretanto, as cores podem ficar alguns tons mais fortes. O longo já pode ser usado e os brilhos e bordados suaves também são permitidos.

Cores como verde-musgo, bordeaux, vinho, azul e roxo estão liberados, mas em modelos de tecidos leves e fluidos. Os sapatos devem acompanhar a roupa. Prefira os forrados aos com brilho. Ah, e não exagere na maquiagem!

Noite

Se a escolha do vestido torna-se mais fácil para festas à noite, é neste horário que também podemos ver mais exagero. Antes de qualquer coisa, lembre-se que a única pessoa que deve se destacar é a noiva, portanto, aquele vestido de lamê dourado, que você estava doida para tirar do armário, deve permanecer no closet até um evento de gala. Para casamentos, escolha tecidos como cetim, tafetá, shantung – eles têm um brilho próprio e suficiente. Outros tecidos como crepe de seda também podem ser usados.

Mas, caso queira ousar mais, opte por acessórios mais chamativos: jóias, bolsas bordadas, estolas, pashiminas e pelerines. As cores mais intensas estão liberadas e elas podem e devem ser combinadas com o prata e o dourado.

As sandálias estão liberadas no verão. No inverno, prefira scarpins e sapatos chanel com o salto mais alto. Já não é mais necessário combinar a bolsa com o sapato, mas essa combinação deve ser harmônica.

Para todas as horas

Mesmo que você queira se destacar, lembre-se que a noiva é quem deve ser o centro das atenções e que o casamento é um momento solene. Por isso, evite decotes, fendas, roupas muito extravagantes e acessórios chamativos. Tente combinar as cores e o comprimento da saia com a noiva e com as outras mulheres que estarão no altar com antecedência para evitar situações desagradáveis como vestidos de modelos ou cores iguais. Ah, e respeite a estação do ano vigente na hora de escolher a roupa, de nada adianta estar com um vestido de alcinhas se você vai ficar tremendo de frio no altar. Nesse caso, o vestido pode ser dez, mas a elegância é zero.

Se a noiva precisa de meses de antecedência para que tudo ocorra de forma tranqüila e sem estresse, a madrinha também deve fazer a escolha do modelo, bolsa, sapato, acessório e jóias com tranqüilidade para que tudo fique conforme o esperado e o desejado. O importante é se sentir bonita. Lembre-se que casamentos são ótimos eventos para conhecer gente. Quem sabe no próximo, quem esteja vestida de noiva não seja você?

Agradecimentos:
Design Hedy
Rua Visconde de Pirajá, 550 – Lj. 212
Ipanema – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2274-6565 / Fax: (21) 2259-4964

Vermelho reto para festas no fim de tarde. Modelo Acqua Studio.Madrinhas estilosas podem subir ao altar com um tom dourado, porém discreto. Perfeito para casamentos pela manhã. Modelo Acqua Studio.Modelo cinza recortado para madrinhas sóbrias, porém modernas. Modelo Acqua Studio.Vermelho discreto para casamentos no fim do dia e mais informais. De Márcia Ganem.Estampas mais marcantes para mulheres ousadas para evento noturno. Modelo ideal para as mais magras. Para o altar, é recomendado o uso de uma estola. De Victor Dzenk.Vermelhou: a cor, sempre marcante, é ideal para quem tem atitude. O corte alonga a silhueta. De Victor Dzenk.Para a tarde ou a manhã do outono-inverno, a sobriedade do cinza. Modelo Acqua Studio.O glamour do vermelho de Walter Rodrigues para madrinhas com estilo.Para mulheres elegantes e discretas, um tom cinza e fluido perfeito para casórios noturnos. De Victor Dzenk.Festas à noite e de grande estilo merecem luxo e sobriedade. Modelo Maria Fernanda Lucena.O verde-plissado perfeito para madrinhas mais informais. Modelo de Nina Becker.Fluidez em um vestido tom pastel. Perfeito para cerimônias ao ar livre. De Márcia Ganem.Cortes e recortes: modelo em tom uva, perfeito para casamentos noturnos na meia-estação. De Victor Dzenk.Floral discreto, que pode ser usado de manhã e à noite. Modelo de Victor Dzenk.O azul-royal está em alta e é perfeito para o altar. Modelo Victor Dzenk.No altar, o tomara-que-caia laranja pede um bolero, pelerine ou estola. Bom para casamentos diurnos e noturnos. De Victor Dzenk.

Comentários

  1. disse:

    Eu amei os vestidos e os tons são maravilhosos!!! :> (L)

  2. disse:

    (CL)Parabéns!!!
    :D

  3. disse:

    toda madrinha tem que estar bem vestida,mas o bom senso tem que prevalecer (A)

  4. disse:

    [B]Fui madrinha no mês de março.. :D [/B]
    ..E fiquei feliz qd li a matéria e vi que fiquei dentro dos padrões, rs
    [I]Amei os vestidos, ainda + o vermelho qui é bem parecido com que usei..(!)[/I]
    Bjos
    [USR]Jamille[/USR]

  5. disse:

    [B]Vou ser madrinha em setembro e o horário do casamento será as 18:00 h.Oque deverei usar.Amo vestidos,mas não sei qual modelo ,cor.Me dê uma boa dica.Obrigada[/B]

  6. disse:

    Minha filha será madrinha de formatura e eu gostaria de saber se um vestido de croche salpicado com balões Svarowski seria adequado. Precisa ser chique, mas quero algo diferente. O que vocês acham?

  7. disse:

    Olá , gostaria de uma ajudinha. Pós irei ser madrinha de casamento no dia 04 de abril a cerimônia vai ser a noite ás 19:00 hs e estou com algumas duvidas , já comprei o vestido a cor é cinza escuro ,longo e com ecarpe .Poderia me ajudar dando a sugestão da cor.Bolsa e sapoto, tb que joias podem ser usada e a cor da maquiagem. Estou com muitas duvidassss..
    agradeço . ATT: Nice Ponce!!

  8. disse:

    Vou ser madrinha em outubro de 2011 , mais estou procurando para ter uma base, mais tenho duvidas em questão da cor , pois sou bem jovem quero estar bem elegante! me ajude . Obrigada

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter