Crise dos 30

Agora é parece que é pra valer. Qualquer erro pode ser fatal, pois o tempo já não joga mais no mesmo time. Abre-se o placar da crise do 30, um drama que assola muita gente. Mas, se vivida com equilíbrio, pode se reverter em muitas conquistas.

por Redação

Analisando a trajetória humana, podemos dizer, sem forçar a barra, que chegar aos 30 anos já é uma vitória. Sim, porque foram vencidas as agruras hormonais da adolescência, as loucuras da fase dos vinte, quando as perspectivas de vida mudam a cada troca de calcinha, e até os primeiros rastros da flacidez e da celulite, que surgiram sem implicar diretamente em sessões dobradas de terapia. Só que, por mais que ela se esforce para se sentir uma vencedora, a mulher – e o homem também – de 30 anos acaba se deparando com uma perturbadora constatação: o jogo já pode até ter começado, mas só a partir de agora os pontos começam a ser contados. Assim, abre-se o placar da crise dos 30, um drama que assola muita gente, mas que, se vivida com equilíbrio, pode se converter no pontapé inicial de uma verdadeira e definitiva conquista.

Um bom exemplo disso é Tatiana Vargas, arquiteta, 37 anos. Há exatos dez, ela começou a sentir estranhos sintomas, ventos que denunciavam que o tempo ia virar logo, logo. “A crise dos 30 é uma espécie de TPM que dura uns três anos. E parece que o mundo conspira contra, até comercial de detergente faz com que você repense a sua vida”, lembra ela. O auge de sua crise foi aos 31, quando Tatiana terminou um casamento de seis anos e resolveu continuar sua “auto-análise” dividindo cama e escova de dentes com um garotão dez anos mais novo. “Foi uma decisão corajosa, mas muito bem pensada. Na verdade, enquanto decidia o que fazer do meu casamento, tive o primeiro contato sério com minha maturidade. Fui muito feliz nessa fase”, conta. No entanto, a troca de travesseiros não significou o fim da turbulência interna na vida da arquiteta. “Fiquei pensando se eu não estava aceitando a minha nova idade, se aquilo não era um desejo meu de voltar à juventude pelo meu novo namorado. Mas decidi deixar essas neuroses de lado e aproveitar a vida que eu tinha escolhido”, conta ela. Por fim, Tatiana confessa que o que mais a atormentou foi a sensação de que, depois de virado o contador, qualquer erro poderia ser fatal. “Dá muito medo porque a sensação é de que as coisas são mais definitivas. Só que, se a gente não se permitir errar, seja lá em que idade for, não vamos nem sair da cama de manhã”, reflete ela.

O questionamento-chave que rege a trilha sonora dessa conturbada chegada ao portal das balzaquianas não poderia ser mais simples e mais complexo: “que diabos eu estou fazendo da minha vida?”. Mais do que o suficiente para torcer qualquer cabeça pelo avesso, essa perigosa perguntinha sabe, como poucas, ser dolorosa. Principalmente se a largada dos 30 também representa o término de prazo. “Quando cheguei nessa fase, parei e me perguntei o que eu já tinha realizado de concreto. Não encontrei nada. Tinha a minha vidinha, meus namorados, meu consultório. Mas tem muita coisa que a gente planeja conquistar até lá e não consegue”, confessa a dentista Cristiane Pinho. “Além disso, tinha medo de ficar careta, de virar uma velha, de me acomodar naquele marasmo. Hoje, no entanto, Cristiane, com 35 anos, volta à pergunta que lhe tirou o sono por algumas noites e descobre outras repostas. “Percebi que só passei bem por essa crise porque já tinha algum conhecimento da vida e alguma maturidade. Coisas que eu tinha conquistado ao longo dos anos, mas que até então, não tinha percebido”, conclui ela. “Isso só não adiantou muito quando começou a aparecer pé-de-galinha, pneu. E você reclama e todo mundo te chama de histérica, de exagerada. Só te deixa ainda mais possessa”, protesta.

A estilista Amanda Oliveira é outra que também reclama da falta de sensibilidade do espelho que, nessas horas, está longe de ser um bom amigo. “Não tem essa história de que aos 30 ainda se está inteira, que a pele tá linda, que a bunda não cai. Cai mesmo, perdemos o viço”, garante. Foi por essas e outras que a professora Luciana Soares preferiu a companhia muito mais compreensiva dos cremes e loções. “Estou no meio da crise dos 30 e já percebi que ela me transformou numa pessoa louca por cremes. Tenho todos os anti-rugas que você possa imaginar no meu banheiro”, conta. “Não sei se, com isso, estou compensando, mas realmente essa fase deixa a gente mais carente”, reconhece Luciana, que acabou encontrando nisso o lado mais legal da crise dos 30. “Estou mais próxima dos meus amigos do que nunca. Talvez porque estejamos todos passando pelos mesmos problemas, estamos bastante unidos, ninguém deixa nenhuma bola murchar”, conta ela.

A crise dos 30, entretanto, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Muito pelo contrário, ela deve ser encarada como um pincher, aquele cachorro magro e pequenininho, metido a valentão, mas que, com um simples passa-fora, recolhe sua personalidade raivosa à sua insignificância física. “Ela pode se manifestar de muitas formas. Algumas se deprimem, outras mudam de emprego ou assumem novas responsabilidades. Mas tudo isso é fruto de uma profunda auto-avaliação”, resume a psicoterapeuta Maria Adelaide Ferraz. Segundo ela, a crise dos 30 anos é o primeiro ritual de iniciação na vida adulta. É a partir dela que se inicia o verdadeiro processo de autoconhecimento e que começamos a nos levar mais a sério. “É um período de cobrança por uma contribuição ao mundo própria, única, de respeito à individualidade”, explica. Por isso, para sair inteira de furacão, auto-estima é fundamental. “É importante ter confiança na própria capacidade e não se deixar imobilizar pelas dúvidas e pela cobrança excessiva”, diz Maria Adelaide. O resultado disso é sabedoria, algo fundamental para a aproveitar a vida que, afinal de contas, está apenas começando.

Comentários

  1. disse:

    Tem menos de 30 dias que entrei nos 30 e já estou ficando meio maluca. Quero fazer mil planos mas acho que não vai dar tempo de realizá-los e amo mesmo tempo acho que não tenhomais idade para isso. Como não estou namorando, estou pior ainda. Acho que não vou encontrar ninguém da minha idade. Ou coisa desse tipo. Tô precisando desencanar.

  2. disse:

    queridas amigas !!! também sou do time das balzaquianas. viva !!! por incrível que pareça estou adorando essa fase. explico. primeiro, porque ficamos mais confiantes e seguras. segundo, porque nos tornamos mulher de verdade. isso mesmo. antes éramos moças achando que podíamos conquistar o mundo. hoje conquistamos o mundo, seja interior ou exterior, com uma diferença: consciente da essência feminina sem querer a aprovação do eleitorado. finalmente, percebemos melhor nosso poder de sedução, que vai além de uma bunda dura e sem celulite, porque, afinal, personalidade magnética e charme nós, balzaquianas, temo de sobre e nenhuma ninfeta terá esse grande trunfo nas mãos. vamos a luta para conquistar nosso espaço sideral meninas !!!

  3. disse:

    Estou com 32 anos e sinto-me super bem, ótima mesmo. Tenho 2 filhos (9 e 3 anos de idade) e curto muito bem a minha idade. Tenho encontrado um pouco de mudança na parte sexual; sei que continuo seduzindo bem melhor do que quando tinha 22 anos, mas minha vontade já não é mais a mesma. Talvez o corre-corre do dia-a-dia: trabalho, estudos, filhos… tudo tenha um pouco de influência, mas a idade é MARAVILHOSA!

  4. disse:

    estou com 30 anos, e os trinta tenho que confessar me assustou muito, estou totalmente voltada para mim, reavaliando conceitos e projetos, numa luta louca contra o relógio, ma estou bem comigo, acho que vou tirar de letra.

  5. disse:

    julinha

    Estou quase entrando na casa dos trinta…em contagem regressiva…mas já tive essas encucações a uns dois anos agora estou de boa…bem mais tranquila e aceitando o processo natural da vida e vamos nessa que vai ser bom demais!!!

  6. disse:

    Lena
    Estou com 31 e confesso que no início tive muito receio da idade, mas agora estou muito satisfeita, me sinto muito mais bonita e segura do que antes, meu conselho e que todas aproveitem!

  7. disse:

    Olá!
    Estou com 35 e completamente aterrorizada.
    Saindo de um casamento de 12 anos, completamente derrotada, sem perspectivas, não fiz Faculdade, tive que trabalhar para me sustentar e depois, vieram os filhos.
    Fiz Magistério terminei em 1998 e não fui capaz de, naquela época, enfrentar os obstáculos e continuar estudando. Agora, vem o arrependimento. Hoje o curso que fiz nem existe mais. Vivo á sombra dele, sendo sustentada. Tentando de todas as formas encontrar meu lugar.
    Agora, ele me deixa por uma de 20 que acabou de entrar na Faculdade(com todo gás). Cheios de planos para o futuro.
    Estou desesperada.
    F.

  8. Re disse:

    Tenho 36, esta não será a última nem a primeira crise. Passo por uma crise básica de ver que a máquina vai enferrujando… (não esqueçam de colocar combustível e água e de trocar o óleo!). O negócio é se cuidar, apreender e reinventar. Momentos difíceis existem , mas a vida é muito curta para ser pequena, estressada e neurótica.

  9. val27 disse:

    Fau se quiser conversar mais me escreva, meu e-mail é val27mg@hotmail.com

  10. disse:

    Aaai que saudades da crise dos trinta!!!!!!!! Dos vinte já nem me lembro, agora estou na dos quarenta, passa num piscar de olhos portanto eu tenho um conselho , coloca um elastico (esse de prender dinheiro ) no pulso, toda vez que vier aquele pensamento baixo astral, puxa esse elastico e solta, seu subconsciente vai ficar apavorado e imediatamente vc passa a pensar positivo. No mais é não levar tudo tão a sério, sorrir nos torna mais jovens e alegres, sejam felizes

  11. disse:

    EU TB ESTOU CHEGANDO LÁ EM SETEMBRO OS 30 CHEGAM E ESTOU MEIO PERDIDA,AO MESMO TEMPO QUE TENHO A CERTEZA QUE CHEGUEI A MATURIDADE TANTO NA VIDA SEXUAL(DIGA-SE ESTA SENDO O MELHOR SEXO DE TODOS OS TEMPOS) COMO EM OUTROS ASPECTOS,TO FAZENDO FACULDADE E OUTRAS COISAS,DEIXANDO PRECONCEITOS DE LADO E ETC,E POR OUTRO LADO,O MEDO DE SER TROCADA POR UMA MAIS NOVA,A PELE NÃO É MAIS A MESMA,A BUNDA CAI MESMO COMO DISSE NOSSA AMIGA,MAS FAZER O JEITO É LEVANTAR A POEIRA E DAR A VOLTA POR CIMA,E SE PREPARA PARA A CRISA DOS 40 RSRSRSSS
    BJUS

  12. disse:

    to com 33, e confesso que entrei nos ultimos tres anos numa onda gigantesca do hawai, num piscar de olho la ta eu engolindo agua outra vez. Casei, mudei de pais, fui fazer um monte de coisas novas, mas a pobre vem junto, me tira do serio. CREDO!!! O que me ajuda muito, e gracas a Deus ter tido a capacidade de smepre buscar meu lado existencial, que nao tem idade. E forca e auto seguranca na vida, e eterno e nao tem fronteira. Ler Satre e Simone Bevoir ajuda muito. Mas tirando as teorias de fora, a vida e sempre pra frente, e ser trocada por uma de vinte e oportuniddae de sempre encontrar coisa melhor pela frente. Melhor viver sozinha do que com um homem insatisfeito do nosso lado. Pra frente e que se vive.
    Bjs e muuuuita luz para as mulheres

  13. disse:

    Esstou com 27,quase trinta…rs.Há 9 anos morando fora do Brasil.Aos 19 anos estava eu desenbarcando na terra-do-sol-nascente,muitos sonhos.Hoje estou um pouco cansada,muito trabalho,poucou sexo(por causa do “muito trabalho”).Algumas marcas,me avisando que estou chegando aos 30….mas.me sinto feliz,cheguei na minha maturidade,como mae,como mulher,como amante.
    Quero me preparar,para curtir os 40,me sinto bem,gosto de estar sempre bem arrumada,bonita…..Por ser loira aqui todos pensam ser eu uma americana….rs
    Na verdade sou eu brasileira,cheia de alegria,sorriso nos labios e muita vontade de viver…bem.
    Beijos amigas!!!!!

  14. disse:

    Quando cheguei aos trinta, já tinha uma filha com 10 anos, a crise foi um pouco pesada, pois foi quando percebí que aquela responsabilidade se aflorava cada vez mais, faltam os amigos do colégio, os namorados, enfim, por mais que tenhamos auto-estima, mas nos falta aqueles temperos dos vinte anos. Hoje aos 35, já me sinto bem melhor, me sinto uma vencedora, enfrentei todos os fantasmas, aceitei as mudanças e vivo muito bem com todas elas. Quanto ao mais é esperar o tempo, sem deixar viver e acreditar que a nossa idade de verdade é a do nosso espírito.

  15. VIVIPASTRE disse:

    Tenho 29, em agosto chego nos 30….e estou enfrentando a melhor fase da minha vida, nunca estive tão feliz, pois encontrei o amor da minha vida, estamos comprando uma casa e nossos planos são infinitos.

  16. disse:

    Tenho 37 anos, nem sei se passei por essa crise dos 30.
    Sempre procura estar de bem com a vida, tenho um filho de 4 anos e nem por isso acho que podem achar que sou quase vó dele. O importante é viver cada momento com intensidade sem pensar muito na idade que tem. Seja você, independente do que o seu espelho possa lhe mostrar.

  17. disse:

    Estou com 28 anos, faço 29 em julho e estou completamente na crise dos 30. Tenho repensado tudo que fiz em minha vida até hoje e sinto falta de muita coisa. Acho que somente agora estou saindo da minha condição menina para encarar realmente a de mulher. O pior é o medo de que os anos passem rapido demais e que eu não consiga mudar muita coisa até os 40 . E logo vem mais uma crise

  18. disse:

    Aos 29 anos, entrei na crise dos 30 muito fortemente, pois sentia como se estivesse não apenas para acrescentar 1 ano em minha vida, mas 10 e isso me assustou muito. Embora casada e me sentindo feliz, me envolvi com um rapaz 10 anos mais jovem, que me paquerava há um tempão e que até aquele instante eu sempre havia visto como um garoto. Hoje, aos 32 vejo claramente que o que fez olhá-lo diferente foi o desejo de continuar jovem como ele, mas o tempo me mostrou que isso era apenas ilusão, e que, se eu as vésperas dos 30 anos, ainda era capaz de despertar paixão e desejo em um gato de 20 anos, estava me preocupando com o que? Um dos maiores receios em se adentrar a casa dos 30 é sentir-se envelhecendo, mas isso é algo inevitável em qualquer idade, mesmo se estivesse em meus 20 anos, hoje seria mais velha do que fui ontem, e se martirizar com isso não acrescenta nada apenas te deixa deprimida. É lógico que o espelho não reproduz mais a menina cheia de curvas e sem um único fio de cabelo branco ou uma única ruguinha, mas gosto da imagem de mulher com algumas curvas, mas com um olhar mais determinado, de quem sabe o que, quando e como quer as coisas. A fase com o garotão passou há um bom tempo, mas o melhor de tudo é a certeza de que ainda sou objeto de desejo deste e de alguns outros garotões e melhor, de homens mais maduros e muito mais interessantes que todos eles. Hoje, a busca pela qualidade vai muito além da meramente fisica e isso é algo que só se conquista com os anos.

  19. disse:

    Gente!! O que é isso? meninas de 28 , 29 anos em crise por causa da idade? pára com isso!!!
    Estou com 40 anos e como gostaria de estar enfrentando esta tal crise , que confesso não enfrentei aos 30. Quando estiverem com 40 então… vão estar acabadas. Pois ninguém me dá a idade que tenho, tenho amigas bem mais jovens que aparentam bem mais velhas do que eu, por que confudem curtir a vida com noitadas e entregas sem freio, como se a vida fosse acabar…. Amem, mas se amem e se respeitem tb, pois valorizando a si mesmas , notarão que a vida parece não passar…..
    bjs

  20. disse:

    Fiz 30 em abril e a crise me pegou desde o final do ano passado. Vivi muita coisa, mas deixei muita sem fazer. Essa sensação de dever não cumprido me deixou com muito medo de enfrentar essa fase. Tenho um filho de 6 anos e estou separada há 1 ano. Resolvi mudar o rumo da minha vida quando percebi que não tinho produzido muito. Meu amor não era o mesmo da adolescência, meus planos estava guardados não sei bem onde e agora com 30, estou fazendo terapia e reoganizando minha vida. Colocando no trilho novamente tudo o que saiu sem a minha autorização e re-valorizando tudo. Mas o que vale é sair do outro lado bem resolvida. E apesar de tudo acredito que seja a melhor fase da minha vida, pois só agora eu tenho a consciência de arrumar tudo e esperar o que vem de bom. Por que, com certeza coisas boas virão…

  21. disse:

    Balzaquiana, mesmo
    Nunca havia acreditado na tal crise dos 30. Quando fiz 28 anos, meu chefe fez uma dedicatória para mim felicitando-me por estar adentrando na idade balzaquiana. Hoje há dois meses para completar 30 anos estou me sentindo uma adolescente. Minha alta estima que sempre foi mediana, caiu lá embaixo, estou com depressão leve.
    Apesar de ser casada, ter um filho de 5 e 3 anos, ter pós-graduação e um emprego estável, parece que ainda falta algo. Principalmente meus pais e irmãos. Meus pais já são falecidos há dez anos e meus irmãos se afastaram de mim depois da morte de meus pais. Tenho uma amiga que realmente me entende. Mas, as vezes tenho vontade só de chorar e nunca mais sair de dentro de casa.
    O que me anima são, os finais de semana, que passo com meu marido e filhos e também o pessoal da igreja que congrego. Poderia ser domingo todo dia…

  22. disse:

    A vida não é vivida só de lembranças e noitadas garota.
    Odeio que se lastima pela vida que tem. Mas, acho melhor ser sincera e expor para o mundo o que sente do que ser a eterna hipócrita bambam do momento.
    As noitadas como você bem disse, são noitadas e o dia-a-dia como fica ? Só relembrando as noitadas.
    Não estou afim de ficar demonstrando a idade que não tenho. Assumo meus trinta e acho estrelismo as pessoas dizerem que não demostram a idade que têm. Afinal se você está tão bem com seus 40 anos, qual o motivo de se orgulhar em se parecer com 28 ou 29 ?

  23. disse:

    Se existe um furacão dos 30, eu estou no meio dele!!!! tava lendo a matéria e me identifiquei com algumas coisas, como altos e baixos constantes e problemas leves com a auto estima. Alguém só me diz uma coisa..isso pássa antes dos 40?
    Tenho uma vida bem bacana, marido, dois pequenos, cachorro, casa e dois empregos e ainda me sinto uma mocoronga….sei náo, vem do nada umas tristezas, umas incertezas e um relógio dentro de mim grita todo dia de manhã: ‘precisamos conversar’ Aaaaaai.

  24. disse:

    Gostei do depoiemnto da Vilma64. É isso mesmo. Mas…
    Eu fiz 30 anos em novembro passado, e estou atravessando esta crise sim, mas os motivos são não ter alcançado os meus sonhos que idealizava antes de chegar aos 30.
    Estou solteira, sem filhos, apesar de ter namorado bastante, mas nunca encontrei o homem ideal.
    Sou formada e já trabalhei em várias grandes empresas, mas tb até agora não sou realizada profissionalemente.
    Pois é…. eu imagina chegar aos 30 pelo menos com minha vidinha própria, marido, filho ou pelo menos estabilidade profissional, e a minha frustração e não ter alcançado esses obejtivos, por isso a crise. Mas espero tb (ainda tenho fé sim) que agora, com mais experiência eu consiga ainda alcançar os sonhos, mas como o próprio texto diz, as horas estão passando mais rápido.

  25. disse:

    Debbie.

    Ai, nem me fala! To vivendo essa “crisinha”básica desde o ano passado…e confesso: Não to achando a menor graça! A sensação de dever não cumprido tá batendo que é um horror! O bom, é que to tentando levar a coisa no bom humor! Fazer o que, né?rsrsrs De repente, todo mundo é mais novo que vc!!! rsrsrs Mas olhar pro espelho e ver akela barriguinha teimando em aparecer! Aiiiiiiiii! É dose! E a vida sentimental?Nem me fallllaaaa! Ta osso!

  26. disse:

    Olá meninas…….eu concordo com a Vilma64…….tenho 38 anos e tambem não aparento a idade que tenho, mas tenho conciencia que sou uma mulher de 38……..mas isto não me impede de brincar com meu filho e com a garotada .Brinco de pular corda,luta de travesseiro e etc……nao podemos nunca achar que devido o fato de termos tal idade nao fica bem fazer assim ou fazer assado…….é claro que temos que nos colocar mas devemos viver a vida e nunca esquecermos do nosso lado criança…pois isto sim nos mantem jovens…..pode nao ser na carne mas com certeza no espirito……….

    Bjs à todas

  27. disse:

    Desculpe, mas não tive a intenção de me considerar melhor, ou mais “jovem ” do que ninguém, até porque ter 30 anos é bem melhor do que parecer ter 30 anos.
    Pois quem está com 50 certamente gostaria de estar com 40, e assim por diante…
    O que eu quis dizer é que considero uma pessoa de 30 anos muito jovem ainda, para realizar uma porção de coisas. Trabalhar, amar, se realizar enfim….
    Acho que o preconceito com relação à idade está dentro de nós, e temos a obrigação de acabar com isto, pois os nossos desejos não morrem, temos de trabalhar, nos relacionar, etc….)
    Já pensou: eu com 40 anos, tendo que arrumar um emprego numa empresa onde vc é responsável por me contratar? certamente me acharia velha demais, e é esse o meu maior medo, o medo da discriminação…só isso..
    Me perdôe mais uma vez…

  28. disse:

    Nesta fase dos 30 anos, me encontrei em um conflito, deixando de ser uma jovem para ser uma joven SENHORA. Há mudanças em todos os aspectos e não foi fácil aceitar a todas.
    Agora estou com 34 anos e feliz, porque estou superando todas as mudanças.

  29. disse:

    Completarei 30 esse ano, neste fim de semana surtei completamente com isso e foi muito bom ler essa matéria com a qual me identifiquei muito, com os comentários tb. Pensando muito sobre tudo isso, percebi duas coisas: é o momento em que queremos mais e o melhor,mesmo se tudo estiver conquistado(depoimento NegaLee), além disso estamos em crise com o que o mundo propõe (depoimento Liz14), desse modo, percebi que é o momento da grande escolha onde sabemos o que queremos e temos condições de realizar. Acho que a minha crise está passando e um mundo de oportunidades está se apresentando. Como na língua oriental: crise=oportunidade. A todas muita luz.

  30. disse:

    realmente vivenciar a crise dos 30 dá um pouco de medo. é que nessa fase vc se depara que não é mais uma garotinha, que o mundo não gira ao redor e que simplesmente não dá mais pra sair por aí fazendo besteiras e bancando a inocente. infelizmente apartir dos 30 todos te olham diferente, te cobram mais e vc simplesmente tem que bancar a responsável a todo instante, senão vem logo aquele comentário: vc não tem mais idade pra essas coisas, hem! é complicado! mais, eu com o tempo aprendi a me moldar a essa nova realidade, aprendi a dizer todo dia pra mim mesma que eu sou dona do meu nariz e que posso fazer o que quizer e na hora que desejar. apartir daí estou vivendo melhor, sendo eu mesma e procurando não deixar me influenciar pela opinião alheia.

  31. disse:

    Fico feliz por algumas pessoas não terem passado por esta “maldita crise dos 30″. Estou vivendo e sei exatamente o que é vc se cobrar dia a pós dia. Cobramos tudo: um namorado perfeito, um emprego digno, um carro mais ou menos e ser linda como 10 anos atrás. Ufa ! Só mesmo a ajuda de um analista pra dar conta.

  32. disse:

    ]
    xiuan@bol.com.br em 11/05/05 às 19 e 20
    Eu amei em saber que não estou sozinha neste barco. Cheguei até pensar que era a única a passar or isso, por conta dessa idade(30).
    Pior! em nem ter coragem de assumir anem a crise e nem a idade.

  33. disse:

    MEU NOME É K.C.T. EU TENHO 35 ANOS E ESTOU VIVENCIANDO ESSA CRISE, ESTA MUITO DIFICIL PRA MIM, PQ. SÓ TENHO AMISGOS NA FAIXA DOS 2O E POUCOS ANOS E SÓ ANDO NOS LUGARES Q ELES FREQUENTAM, SEI Q SOU BONITA E NÃ PAREÇO A IDADE Q TENHO, MAS ME SINTO MUITO MAL EM NÃO TER MAIS 20 ANOS, AGORA TO FICANDO COM UM CARINHA DE 20 ANOS, COISAQ ANTES NÃ ME INTERESSAVA, ME COBRO MUITO PROFISSIONALMENTE POR CONQUISTAR ALGUMA COISA, E ESSA SENSAÇÃO É HORRIVEL, MAS ESPERO Q ISSO PASSE LOGO E EU ME ENCONTRE

  34. disse:

    Olha só isso amor!!!!!!

  35. disse:

    Completo 30 anos ainda este ano (se sobreviver) e realmente sinto um frio na barriga. Acho que começou aos 29, último ano da minha década de 20. Ser ainda solteira nesta idade requer muitas explicações. É um saco ter que ficar justificando pra todo mundo (família, amigos, colegas de trabalho) por que vc ainda não se casou. Todos parecem pensar em silêncio: “Qual será o problema dela?”. E você às vezes se faz esta mesma pergunta. Mas descobri em um texto que eu li que as melhores mulheres são às vezes como maçãs. As melhores ficam no alto da árvore, e é difícil para os homens chegar até lá. Então, eles ficam com aquelas que estão mais perto de suas mãos. A conclusão é que o problema não está nas mulheres, e sim na pouca disposição dos homens. Na hora certa, deve aparecer um, corajoso o suficiente para escalar o topo da árvore e colher você….
    Espero que isso contribua para a reflexão de algumas meninas, como contribuiu para a minha.

  36. disse:

    andrezzabelle
    já esta próximo os meus 30,mas o que realmente me preoculpa não é se a celuilite e a barriga vão AUMENTAR de forma gritante e sim de perceber que o tempo não parou e passou de forma tão veloz e eu perdi tanto tempo preoculpada com a força da gravidade. Sou casada ja a 8 anos tenho muitos cremes para a beleza de toda espécie e prefiro acreditar no efeito que eles causam e curtir cada etapa da minha vida. SE AMAR É O PRIMEIRO PASSO PARA TUDO!!!!!

  37. disse:

    Tenho 37 anos e estou vivendo está crise, meus amigos são de 17 a 29 anos ,estou sofrendo muito sou bonita e a aparencia é de 33 mas está faltando algo sou casada e já pedi a separação, mas meu marido não aceitou, estou confusa!!

  38. disse:

    Hola
    Estou vivendo uma fase muito dificil para mim, vivo nos E.U ha 19 meses, im gravida, e agora que estou comecando a estudar, estou numa classes de pessoas jovens, e vejo que o aprendizado deles e melhoe, claro nao se preocupa por ter deixado sua filha en um day care que vc nao conhece,que vc nao fala direito a lingua para perguntar, como passou minha filha?Estou perdida, com medo das decisoes que fiz, e se errei deixando minha vida ai,meus familiares, meu passado.
    Me sinto velha ,mas com apenas um ano de vida, pois nao tenho indentidade aqui, nao tenho vinculos,amigos,familia, passado.Ter 30 anos e amigos de meses, comida que comecou a provar a meses, lingua que ainda nao sabe, e muito dificil.
    Mas estou comecando a viver uma vida mais solitaria, aqui e assim, cada um por si, esse consumismo americano faz com que todos se tramquem en si mesmo, nao sei se e bom, ou ruim.
    O lado bom que aprendi ,com muitas noites de choro, o valor de minha familia, de meus amigos, de um passado que esta longe, aprendi que so eu sou responsavel por mim, nessa hora de solidao vc nao tem ninguem, marido?????nao existe…filhos???tao pouco!!!
    Aprendi a me valorizar e ver que fui capaz de estar viva em meios de muitoa confusoes, pois minha situacao legal aqui tambem estava indefinida, e so agora estou resolvendo meu problema com a imigracao.
    Vcs sabem o que e ficar 1 ano sem fazer uma unha,cortar um cabelo ou simplesmente dirigir??E terrivel ,foi assim minha vida, agora entro nos 30 o proximo mes, comecei estudar ha 1 semana, e me sinto livre e bem, mas com medo de sofrer mais, quero so ser feliz como todas nos temos direitos, somos mulheres e por isso merecemos ser felizes.
    Forca para todas que estao passando por isso , e coragem, que Deus nos abencoe!!!!

  39. disse:

    Sinceramente, acho todos esses rótulos “crise dos30″, “crise da meia idade”etc… mais uma forma de ditadura social e quem se dobra a esses esteriótipos já se acomodou e se tornou apenas mais um!É mais fácil pensar na bunda caída do que em como se tornar uma pessoa melhor!Sem querer menosprezar (tanto) as carências alheias, vamos pensar em coisas mais produtivas do que a manicure, o botox, casamento inexistente ou falido…(deixem só 1% do seu dia para pensar nessas bobagens, afinal todas nós temos esse direito)

  40. VIVIPASTRE disse:

    Concordo com vc Grazzi70, tudo isso é bobagem da vida moderna, crises existenciais, pergunte a qualquer mulher na terceira idade, se na época delas essas coisas existiam?….claro que não, hoje, as mulheres conseguiram a liberdade, trabalham como qualquer homem, são reconhecidas, se libertaram da submissão masculina, mas agora são submissas da beleza imposta pela sociedade, do estress diário, de crises que elas mesma criaram e teimam em manter…….isso é o que vc quer para a sua vida?

  41. disse:

    Acho essa crise terrivel, tenho muito medo de envelhecer, pq ainda me acho uma criança e gosto de estar e dos programas de gente jovem, meu s amigos são na faixa dos 18 a 20 e poucos anos meu corpo ainda é lindo e nã aparento a minha idade q é 35, mas mesmo assim não consigo aceitar , não queri a envelhecer, não sei o q faço! espero q passe logo

  42. bonec@ de pani disse:

    Bom não creio em bruxas mas que existem, existem….portanto essa tal de crise existe sim e ataca nós mulheres pq a juventude impera…temos que ser o que somos com delicadesa e classe………………estou com 40 e tentando me acostumar com isso..beijos

  43. disse:

    A crise é dos dez, dos vinte, dos trinta… nos quarenta creiam… tudo acaba nas melhores perspectivas. São os problemas que acumularam, as dúvidas a aumentá-los e os questionamentos que não se fazem calar. Mas o melhor de tudo isso e que infelizmente não se percebe é o caráter que se formou forte, digno de continuarmos a viver essa vida ma-ra-vi-lho-sa que conquistamos com muita luta e persistência.. Ao final entender o óbvio: vale tanto à pena que nem sequer questionou-se querer parar! Questionem sempre… é sinal de interesse e vontade de compreender o melhor caminho a vencer. Felicidades malta! Silvia Souza, 42 anos vividos com muita luta mas válidos afinal.

  44. disse:

    Sinceramente…eu me considero melhor, mais madura e questionando coisas que até então passavam por despercebidas como maior questionamento do por que e como conduzir a vida, melhorar as minha palavras(diálogo), entrar na terapia para me “arrumar”… sei lá! e isso tão naturalmente que não sei se é um “golpe” dos 30 ou se é o estalar natural mesmo.Só sei q me sinto melhor.Ah! Meu amigo de tyrabalho ao lado disse q estou linda! ACREDITEI e AMEI! Muito bom viver, olhar e enxergar as flores, notar, sei lá…Beijos!

  45. disse:

    Apesar de me sentir mais madura, sinto muitas saudades de quando tinha 20 e pouco anos, ás vezes me pego chorando quando ouço músicas dessa época, parece que o tempo passou tão rápido, e eu não aproveitei o suficiente…
    Choro por não ter ainda conseguido realizar metade do que eu sonhei, e olha que eu batalhei por isso mas o destino me levou para outros rumos, ou melhor DEUS achou melhor… e tento aceitar que podia tá pior mas no fundo eu queria era ta passando esta fase dos 30 já realizada…
    Apesar de tudo acho que agora (vou fazer 33 em setembro) to bem melhor!!! com 29 e com 30 eu ficava TERRÍVEL!!! até mentia a idade….
    Lendo isto fico mais tranquila em saber que não é só eu que sente isto, é bom compartilhar esta crise com todas vcs até com aquelas que fingem não ter mas que no fundo sabem que não são mais as mesmas numa coisa ou outra….
    Valeu meninas!!! Até a crise dos 40!!! Bjs

  46. disse:

    concordo c todas as citações,vou fazer 33 no dia 29 de maio,venho fazendo terapia a 1 ano,e ainda ñ aceito as mudanças do meu corpo e principalmente da minha cabeça, q insiste em pensar como uma adolescente.beijos

  47. disse:

    Tenho 29 anos, foi muito importante ler essa materia, pois nesses ultimos meses, tenho a impressao que falta pouco tempo pra concluir o que havia planejado quando chegasse aos 30. Moro no japao ha alguns anos, e imaginei que nessa idade estaria regressando ao meu pais. So que nao e bem assim. Com isso me peguei com todas as minhas forcas pra aprender Ingles, e me dei um prazo, ate abril de 2006, quando completo 30. Ja tornou-se uma obsessao. Tenho que falar fluente esse idioma ate completar 30. Talvez seja uma forma que encontrei de dizer que fiz algo por mim.

  48. disse:

    Olha meninas, estou melhor agora, com 33, prestes a fazer 34 em agosto. Sinceramente, sinto uma saudade imensa dos meus vinte e poucos anos, do meu corpinho durinho, das minhas dietas que rapidinho surtiam efeito, sem falar no poder da conquista, dos comentários que eu provocava… era tão bom!!!
    Passei uma crise séria na fase dos 30, mas estou melhor, me aceitando…
    Acho que a única coisa boa quando a gente envelhece é a maturidade, a experiência que adquirimos, pois hoje sou menos ingênua, já não me iludo com príncipes encantados…
    Se os trinta foram assim, imagina os 40… ahahahhaah!!!

  49. disse:

    Eu fiz 30 anos em abril deste ano, confesso que foi complicado demais p mim….venho angustiada desde, acho, q os 28 anos…..todos q me conhecem sabem do meu medo e minha aflição. Inaugurei meus 30 anos já com 2 meses de casada, q tbm deu um medo danado….tenho pavor da idade justamente quando páro p analisar q não fiz quase nada na minha ainda,q sou iniciante em muitas coisas quando já deveria ter uma certa experiência. Tenho amigas q entraram nos 30 tbm esse ano e estão na mesma situação q eu…que faço? essa crise é terrível viu? mas uma coisa eu digo amadureci p caramba tbm, tenho mais confiança embora não tenha perdido o meu jeito de meninona.

  50. disse:

    Acho q tudo q foi escrito acima é valido, temos q passar por essas crises para nos sentirmos mais maduras, porem é tao doloroso, vc se olha no espelho e começa a achar tantos defeitos, ve aquelas meninas mais novas com os caras arrasando, sei la é tanta coisa q chega a doer, mas depois tudo passa e vc ve q chegou numa das melhores fases de sua vida.

  51. disse:

    Sinceramente! Fiz 31 anos e nunca tive crise alguma. acredito que vou envelhercer e nao entrarei em crise. Pelo contrario. Sinto-me melhor agora com 31, apesar que muitas pessoas duvidam que eu tenha essa idade, acho que por ter um tipo fisico magro e uma pele bem resistente, nao tenho rugas ainda e nao vou encucar quando elas aparecerem algum dia. Eu acredito, que nao terei crise, porque eu me aceito muito bem como sou e nao deixo levar pelas cobrancas alheias. Acreditem mais em voces e vejam o que realmente tem valor, o resto descartem. Abracos!

  52. disse:

    Estou com 31 anose vivendo essa crise exatamente como descrita acima, onde até os comerciais nos emocionam. A vida a dois tem pequenas crises, mas certamente criadas pela minha cabeça. Quero sair logo dessa TPM dos 30…

  53. disse:

    Estou com 31 anos e confesso que passei por esta crise onde me fez repensar sobre a minha vida. Entrei em uma fase onde parecia que não tinha realizado nada, e os dias passaram a ser intensos , comecei a elaborar vários projetos, trabalhar dobrado, práticas de exercícios e finais de semanas com agenda lotada, arrumava energia não sabia da onde e não queria nem dormir, para não perder tempo. Porém, percebi que o tempo é inevitável e que o hoje é o passado de amanhã e que saudade é um sentimento que sentimos no futuro e que isso é inevitável.

  54. disse:

    Estou fazendo 31 mes que vem… os ultimos 3 anos foram complicados. Acho que só agora to começando a sair dessa fase de questionar tudo e todos e descobrindo o que fazer daqui pra frente.

  55. disse:

    sinceramente,estou com 33 anos,e não passei por essa crise,é agora que me sinto,bonita sensual,segura no meu relacionamento,não trocaria meus 33 por 20 anos,estou me sentindo ótima.Beijos…..

  56. disse:

    olha, ainda não estou sentindo nada , pois fiz 30 agora e eu estou mim sentido uma mulher mais segura, bonita cheia de charme e mim sentindo amada eu acho que o mais importante e voce se sentir feliz. independentemente da idade é ser feliz
    Um grande Beijo.

  57. disse:

    mel_bra as 8:27 de 23.06.05
    Estou com 37, nao passei por nenhuma crise desse tipo, estou super bem, bonita, musculosa, faco exercicios, leio, viajo, trabalho, tenho um marido mais jovem 6 anos que me acha a mulher mais linda e mais sexy do mundo, esta me agarrado o tempo inteiro. Eu acho que essa crise e gerada pela ignorancia do homem brasileiro que esta acostumada com menininhas e comeca falar com a esposa ou com a namorada coisinhas sobre idade que comeca a traumatizar a mulher, mas o grande problema desse problema e gerado pela propria mulher que admite que o homem lhe diga coisas desse tipo e nao se valoriza o suficiente, ou seja, a mulher deve viver a vida dela e ter o homem como um amor companheiro necessario, mas nunca insubstituivel e deixar de dar valor tanto a raca masculina. O outro grande problema e gerado pela pobreza do Brasil, aonde as mocinhas jovens se metem com homens maiores de idade para se da bem ou adquirir algo deles, entao eles se sentem o maximo.
    Felizmente consegui sair desse ambiente de disputa e hoje vivo super feliz com um homem que a todo momento prova me amar, e sempre me acha linda, nao ve celulite, pneuzinhos, nada, apesar de que eu estou ao dia com a alimentaco, exercicios e atualidades do mundo para nao perder o ritmo e envelhecer a mente, que essa e inevitavel se voce nao se alerta.
    Mulheres se valorizem, olhem-se no espelho e repitam, estou maravilhosa, sou maravilhosa, mas preciso me cuidar mais um pouco para chegar aos 50 super linda.
    Boa sorte…

  58. disse:

    Lylu,
    Amei seu toque, tenho 29 anos e já tava meio deprê, mas vc me parece uma pessoa e tanto! Vou ver se aproveito ao menos umterço do q vc disse.
    Valeu!

  59. disse:

    Tenho 32 e a crise dos 29 ainda não passou!!!!

  60. disse:

    Tenho 35 anos e fico triste porque está passando muito rápido!!!! O pior de tudo isso é que por dentro me sinto como uma criança ainda…sendo que, neta fase fica redículo certas atitudes, a sociedade machista, como é, não perdoa. Idade foi e continua sendo um rótulo que colocam em sua testa. É uma pena…

  61. disse:

    Não ligue para rótulos, viva intensamente cada minuto deixe a ansiedade de lado, pois como disse Jesus, já basta cada dia o seu próprio mal, e os dias passam rápido demais para perdermos tempo com essas besteiras, e uma coisa é certa todos nós chegaremos lá, então vamos nos cuidar e chegar bem, afinal de contas eu tenho 24 e os dias voam.

  62. disse:

    Tenho 29 anos e acho q a crise dos 30 chegou aos 27. Lendo esse texto, vislumbrei q algumas decisoes q tomei ha quase 2 anos tem tudo a ver com auto-avaliacao. Ja na epoca fiquei feliz com as mudancas q ocorreram na minha vida, pude me entender melhor, me conhecer melhor, saber o q eu realmente quero e preciso para ser feliz. Na verdade, acho q deveriamos repensar nossas vidas sempre!!!

  63. disse:

    Mulherada poderosa!!!

    Estou escrevendo uma matéria, exatamente sobre a tal da crise dos 30… então, gostaria de contar com o apoio de vocês para enriquecer minha pesquisa. Posso usar (ipsis literis) alguns depoimetnos na matéria?
    quem não quiser não precisa ser identificada…
    Se alguém topar me dar uma entrevistinha por e-mail eu agradeço ainda mais!!!
    qqr coisa me escrevam : anatiellet@yahoo.com.br
    espero até essa quinta (12/01), porque tenho q fechar a reportagem!!!
    Conto com vocês!!!!
    Abrços e força sempre!!!

    ana jornalista

  64. disse:

    Senti na pele quando comecei a frequentar academia…aos 36,bem disposta,sempre correndo do trabalho para casa,filhos,marido…uma loucura…comecei frequentar para tirar um pouco da tensao do dia…ai deparei com a verdade…no inicio nw conseguia acompanhar os movimentos,um stress,seis meses tentando entrar no ritmo,hj sinto me muito bem,e sempre tentando, procurando manter a mente e o corpo sa…imaginem as 40 apenas esperando o tempo passar…nem pensar(^ _ ^ )

  65. disse:

    agora estou entendendo o que estou sentindo, depois que lir essa materia, porque estou entrando nos 30 e me sinto muito pra baixo, chegei ater tomar ante depresivo mas passei mais mal ainda e deixei de tomar por conta propria, esse remedio foi a medica que medicou, procurei fazer trabalho na igreja e estou me sentindo melhor…

  66. disse:

    A partir dos 30 é que me senti mais confiante, mais matura, mais adulta e mais bonita, tudo bem que sou provilegiada, pois fisicamente há quem diga que tenho 25 anos…

  67. disse:

    Hoje co 30 anos me sinto, melhor do que cinco anos atrás, estou mais bonita e inteligente.
    SOu privelegiada igual a amiga acima, pareço ter 23 ou máximo 25 anos

  68. disse:

    “Estou no meio da crise dos 30 e acho que vou enlouquecer, naõ sei o que pensar e o que fazer, cada hora quero uma coisa…”Ainda não consigo aceitar a idade e nem me abeitar… Ana Paula

  69. disse:

    Finalmente descobri o que tenho!!!

  70. disse:

    Gente aconteceu uma coisa muito estranha comigo: eu estou tendo todos os sintomas agora com 40 anos. Aos 30 nem percebi nada…….mas agora…..misericordia…….O tempo é implacavel……passo cremes, faço ginástica, aulas de ballet (em casa agora) caminhada, e leio tudo sobre aumento da massa magra.
    Me cobro em todos os sentidos, e quero atingir uma perfeição que seria impossivel.

  71. disse:

    acabo de completar 29…. e tô desesperada!!!!

  72. disse:

    Tenho 27 anos e já me considero na crise dos 30 anos. Fico até deprimida quando entro no orkut, por exemplo, e reencontro váááááááááááááárias amigas, das mais lindas, as mais feias: casadas, com filhos, aparentemente felizes… nossa, é no mínimo 24 horas de avaliação e porque não dizer: depressão!? Me pergunto milhões de vezes, por que logo eu, que era louca para casar e ter filhos ainda me encontro assim: tão solteira? Tão infantil!? Me sinto sim: infantil. Achava que com 27 anos seria uma mulher de verdade e na minha vida pessoal, sinto-me apenas uma garotinha perdida.

  73. disse:

    estou numa dessa..crise…poxa penso na minha vida ate agora e nada fiz,nada construi e to num casamento ja falido…quero uma mudança em minha vida mas nao tenho forças…me deem uma luz…por favor…bjos

  74. disse:

    Eu acabei de fazer dia, mais exatamente no dia 13/09. Olha pra mim tá sendo barra. Parece que todas as certezas foram por água abaixo e que não tem nada pra colher, mas o otimismo do fim da fase e começo de uma nova é que tem me dado força pra começar uma nova vida. E realmente curtir a vida agora. E vamo que vamos.

  75. disse:

    Olá Fernanda!
    Aqui é Alessandra e gostei muito do seu texto! Atingi meus 30 anos no início deste ano e atualmente tenho lido muito e também conversado sobre essa fase com outras amigas…Como resultado dessas reflexões até escrevi um texto intitulado "A Bênção dos 30!!!" Caso queira lê-lo pra depois abrirmos um "mesa redonda virtual" (rss) sobre o assunto, mande-me um email no lecasansa@yahoo.com.br que lhe encaminho, ok! Valeu e continue produzindo essas coisas legais pra gente…Abração!:>

  76. disse:

    Ainda posso dizer que vivo essas tal fase dos 30, porém,hoje bem mais calma e segura de mim mesma. ….No primeiro momento é realmente estranho, derepente vc se pega pensano em tudo que já fez ou deveria ter feito, e o pior do que vc NÃO conseguiu conquista e se cobra por isso,cobra até mesmo o companheiro.
    Mas quem disse que cresçer não dar trabalho rsrsr, MATURIDADE vai bem mais além que atitudes, é um grande e complexo conjunto de pequenas coisas.Porém me sinto mas forte,segura, feliz,VIVA e útil para a sociedade,para mim mesma, hoje do que a 10 anos atrás,….que vem mais 30 pela frente, pois a vida começa realmente ter um bom sentido agora.

  77. disse:

    Olá a todos

    Eu estou nessa fase a tres anos, no começo tentei deixar passar despercebido não pensava muito no assunto. e qdo me dei conta já tinha vivido e estou vivendo o melhor momento da minha vida qdo olho para tras vejo que hoje sou muito mas esperta, segura, madura e sex rsrsrsrs. penso que deixei muita coisas boas e fiz muita besteira antes dos 30 .Mas nao me arrependo porque hoje vejo que sei onde piso.

    :D :>:>

  78. disse:

    ola fernanda infelismente eu ainda nao estou nesta fase dos 30 mais achei o seu texto muito legal porem ja estou mi preparando para esta fase dos 30 um bjo

  79. disse:

    ola fernanda infelismente eu ainda nao estou nesta fase dos 30 mais achei o seu texto muito legal porem ja estou mi preparando para esta fase dos 30 um bjo

  80. disse:

    quando eu xegar nesta fase dos 30 espero mi sentir tao bem como voces pois estou super anciosa…fernanda vi o teu texto e mi deixou com muita curiosidade e agora ja quero ter 30anos…………..beijinhos:)):)):)):)):))

  81. disse:

    Estou com 33 e é verdade que a gente começa a se levar à serio. Sou mineira e comemorei a entradada dos trinta sozinha numa duna de Fortaleza às 05:30h da manhã… Maluquice, né, eu estava trabalhando por lá, mas prometi pra mim que não iria sofrer com a tal crise que deixa a mulherada louca! Realmente comecei a "viver de verdade", dando mais atenção ao meu corpo, espírito e mente e a tomar conta de verdade de mim. Todos dizem que eu fiquei mais bonita e fico a cada dia que passa, que estou parecendo vinho! É isso aí, e quando virar os 40 não quero saber de crise também!

  82. disse:

    Eu ainda não identifiquei nada bom em ter 30. A sensação é mesmo de que não há mais tempo para errar. E coisas como fotos, espelhos…tô fora! :)

  83. disse:

    Com certeza essa é uma das melhores fases da vida. Estou com 33 anos e me sinto mais bonita, estou realizada e essa idade me faz ver como eu posso ser o que eu quiser. Hoje não queria voltar a ter 20 nem 18 anos. pelo menos pra mim essa est'asendo a melhor fase da minha vida!!!

  84. disse:

    ACHO QUE ESTOU VIVENDO ESSA CRISE AGORA…

  85. disse:

    Ai confesso q os 30 me assusta ainda mais quando me pego pensando que parei no tempo e não fiz o q devia ter feito.

  86. disse:

    Tenho 27 anos e sinto como se estivesse na fase dos 30…A sensação de não ter realizado nada é real, mas, pessoas a minha volta, sem que eu pergunte, pautam todas as coisas que eles observaram que eu já realizei, ou todos os caminhos que eu abri para ter a vida que quero. Eu paro e penso: "nossa, eu mesma não percebi isso….". Fico admirada por não perceber na minha própria vida coisas conquistadas e outras pessoas perceberem….Muito interessante….

  87. disse:

    ´passei por essa crise antes dos 30. É terrível, mas passa. Ainda bem que passa.

  88. dani.cs.santos disse:

    eu sempre me senti mais velha toda minha vida.. tendo de trabalhar aos 14 anos e ajudando meus pais e irmas.

    engraçado, que quando eu tinha 14, varias pessoas falavam que eu tinha 20… depois dos 20s e agora perto dos 30… muitas pessoas dizem que tenho no máximo 23 anos…..

  89. disse:

    Eu que o diga… ainda estou nessa crise dos trinta, já estou com 32 anos é uma fase complicada, mas sinto que vou me sair bem dela é um auto conhecimento muito profundo…

  90. celiadenise disse:

    Bem, essa coisa de crise de idade não chega a ser uma bobagem, porque acontece com muita gente e é bem sofrida.
    Mas tenho visto que de nada adianta, o tempo passa mesmo e não tem como parar, por mais que a gente tente.
    Passei pela crise dos trinta e dos quarenta, e como já disse aqui me recuso a viver novamente essa situação.
    Cheguei a conclusão, de que como boa parte das crises que a gente enfrenta ao longo dos anos, são apenas um medo do desconhecido. Justamente porque se esquece que a existência vai sendo trilhada a cada dia, a cada instante, e se aprende e se descobrem coisas novas o tempo todo. Algumas servem pra gente, outras não e por ai vai.
    Pra ser sincera, o meu corpo eu diria que tem a idade cronológica certa, mas a minha cabeça tenha certeza que tem a metade.
    No fundo é isso que me importa.

  91. disse:

    É dificil mesmo, estou muito proxima dos 30 e já me pego pensando como passou rápido parece que foi ontem que eu tinha 15 anos!
    Minha pele não é a mesma já apareceram pés de galinha flacidez….
    que nem fazendo exercicios diarios eu consigo firmar como uns 5 anos atras. E pensar que a tendencia é envelhecer e cada vez mais, cada vez mais vai aparecer limitações na vida, o raciocinio não é o mesmo, a minha segurança para com o meu parceiro diminuiu, minhas roupas já não ficam como antes, não fico bonita mais sem uma base para o rosto…. espero um dia aceitar isso!

  92. disse:

    É uma crise complicada. vc olha prá trás e percebe que poderia ter feito um monte de coisas e que não as fez por causa da mãe, da cultura, e de sei lá o que…A gente descobre que poderia ter levado menos a sério tudo, que nada é absoluto, mas é relativo. Voce pode conquistar muitas coisas e nem sempre abrindo mão de outras. O mais triste é o espelho, mesmo malhado, mesmo comendo bem, aquela CARA DE COROA é desgraçada. Vc olha as fotos e fala: QUE VELHA. Esse tem sido meu dilema, a cara de velha, a pele sem viço. Vc olha suas amigas e fala: Nossa como está com cara de coroa!! Aí se dá conta: Putz, ela está pensando o mesmo. É triste…Deprimente…

  93. disse:

    Estou prestes a completar 30 anos e nunca me senti mais bela e mais plena em toda a minha vida!
    Me sinto muito mais feminina e segura do que quando tinha 20!

  94. disse:

    E as crise dos 40? acho que é pior kkkk! estou passando por essa fase e por incrivel que pareça minha fase dos 30 passou despercebida.

  95. disse:

    Estou me encaminhando para os 31 anos … e ainda estou nessa fase: Putz TÔ COM 30 ANOS ?? Preciso fazer mais? O que eu fiz??? Ainda bem que tenho uma marido maravilhoso que me lembra sempre das minhas conquistas… Mas é realmente estranho ficar se cobrando o tempo todo… Então para não ficar parada no tempo e me sentindo obsoleta rsrsrsrsrrs Comecei um curso de inglês (o mais engraçado é q sou a mais velha da classe rsrsrs ) e há uns 5 meses estou freqüentando academia e fazendo exercícios (coisa que nunca me interessei e nem gostava)… Melhorou bastante meu humor e ajuda nessa fase de cobranças!! É claro que não aparentar 30 anos também é ótimo, mas nós sabemos as mudanças no nosso corpo, na pele… as manchas que apareceram no rosto, etc etc… São sinais da vida… essa que tem que ser bem vivida e aplaudida… Seja aos 30, aos 40, aos 50… etc etc etc

  96. disse:

    Ja estou na fase dos 33 kkkkk, me sinto muito bem , até melhor que com meus 18 , me sinto mais feminina , bonita e com muita vontade de vencer , principalmente meus medos , acredito que temos que buscar ser melhor a cada dia . Sei que o corpo ajuda sim , mas a idade também esta na cabeça , sempre fui muito precose . Mas o importante é sermos felizes. O que me preocupa agora só é a questão de ser mãe , porque ainda não sou , estou me preparando , tenho fé em Deus que tudo vai dar certo .
    Bjs :) )(CL)

  97. disse:

    Não sei qual é a sua idade , não queira chegar antes do tempo , o fruto só é apreciado quando está maduro o suficiente para comer .Assim é a nossa idade , viva a sua com todo amor , alegria e responsabilidade . Curta bastante .:))

  98. disse:

    Sumarcia não queira chegar antes , o fruto so é apreciado quando amadurecido ao seu tempo , assim é a vida tudo tem seu tempo para acontecer , curta sua idade com muito amor e responsabilidade . Pois a vida é um reflexo daquilo que fazemos .
    Bjs :) )

  99. disse:

    Confesso que ando vivendo a crise dos 30. Muitas vezes fico pensando que não realizei nada, que não fiz nada. O primeiro passo, que dei, foi me organizar e entender que devo ter mais tempo para mim, ai nda dou umas escorregadas, mais estou tentando passar por esta fase da melhor forma possível.

  100. Diani72 disse:

    Bom, eu adoro ter 38 anos, caramba já estou quase com 40 e adoroooooooo, que bom que até hoje não entrei em crise!!!!kkkkkkkkkkkk.
    Garotas, vocês são todas maravilhosas com 30 ou 40 não importa viu????
    Viva a auto-estima,

    beijos queridas.

  101. Mrs.T disse:

    Ainda estou longe dos 30 no papel,mas na mente estou chegando la…Penso que nessa idade a mulher ganha em segurança,independencia,dona de si…Na cama nem se fala, acho que ela ja deva conhecer seu corpo e saber escolher seu parceiro..Nao fica com neuras,do tipo ” sera que estou mais assim,mas assado”, nem finge mais nada, orgasmos por ex..

  102. disse:

    (CL)(CL)(CL) É ISTO MESMO…. TAMBEM PENSO ASSIM.(CL)(CL)(CL)

  103. disse:

    eu tbm tenho impressão de ter vivido mais. tenho 33 e as vezes acho que tenho 100 anos, já sofri, sorri, vivi, brinquei , casei duas vezes, tenho 3 filhos,uffa…mas, ainda assim sinto necessidade de viver mais.
    bjs

  104. disse:

    Querida,

    Imagina só quando vc estiver com 40, como eu….Pior ainda se estiver, assim como eu, com corpinho de 30, cara de 30 e energia de 20. Aí o bicho pega!
    São os caras da casa dos 20, 30 te cantando, os amigos de seus filhos (adolescentes) te chamando de tia, e teu marido te chamando de gostosa, querendo te ver mais vezes de mine e shortinhos e dando crise de ciúmes. E se vc for professora do ensino médio então, é que a coisa fica boa, pois seus alunos se referem às mulheres dessa faixa etária como velhas, coroas e quando vc cobra consideração respondem: Ah, vc é diferente, né. A gente nem lembra que vc tem essa idade!
    Mas vc sabe que tem. Que mais da metade da sua vida já passou. E tudo que vc ainda quer fazer na vida, do financeiro ao sexual, ganha um cárater de urgente, urgentíssimo…..Sai da frente que eu tô com pressa! rsrsrsrsrsrsrsr

    Bjs

  105. disse:

    Eu_BA Gostei muito do seu comentário ! levando para o lado positivo e divertido…

  106. acebela30 disse:

    tenho 30anos,e me descobri aos 30,
    Hoje eu sei o que quero, sou mas madura,sou bem mais feliz hoje.
    …………(L)(L………..

  107. Rafaela_GO disse:

    Estou um pouco longe dos 30,e nem ligo pra isso!
    Ah maturidade é tão bom!
    Se tivesse a kbça de hoje aos meus 15 anos…

  108. disse:

    Puxa… Acabo de escrever uma crônica sobre a crise dos trinta (ou quase) que acomente os homens… O homem de trinta (ou quase) vive no limbo. Exagero? Pode ser… Isso é típico de homem na crise dos trinta (ou quase). A quem interessar, recomendo o artigo: http://www.gazetadopovo.com.br/blog/diasdavida/?id=1127198

  109. disse:

    AMIGAS JÁ ESTOU COM 38 E ME FALAM DESTA CRISE DOS 30 DESDE QUE QUANDO TINHA 14. E ATÉ AGORA NÃO SENTI NADA DE CRISE. ACHO QUE PORQUE SOU MUITO POSITIVA E TBÉM MUITO OTIMISTA E TAMBÉM SEMPRE PENSEI EM TER MEUS OBJETIVOS DEFINIDOS DESDE CEDO E ASSIM CORRO ATRÁZ DELES E SEMPRE CONSIGO ALCANÇA-LOS.
    ÉCLARO QUE PRECISA SER MUITO PERSEVERANTE. SOU SEMPRE MUITO ATIVA NA VIDA PROFISSIONAL E MUITO CALMA EM ADMINISTRAR MINHA VIDA PARTICULAR. NÃO ME ABORREÇO COM OS PROBLEMAS E SIM TENTO RESOLVE-LOS. COMO DIZ UM PENSAMENTO BUDISTA ” SE VC TEM UM PROBLEMA E ELE TEM SOLUÇÃO, NÃO TEM PORQUE SE PREOCUPAR! AGORA SE VC TEM UM PROBLEMA E ELE NÃO TEM SOLUÇÃO, TAMBÉM NÃO TEM PORQUE SE PREOCUPAR” E É ISSO AÍ AMIGAS, BJUS

  110. disse:

    é galera estou nos 20 mais só deus sabe oque estou passando:(:(

  111. disse:

    é galera estou nos 20 mais só deus sabe oque estou passando:(:(

  112. disse:

    é galera estou nos 20 mais só deus sabe oque estou passando:(:(

  113. disse:

    é galera estou nos 20 mais só deus sabe oque estou passando

  114. disse:

    é galera estou nos 20 mais só deus sabe oque estou passando

  115. disse:

    é galera estou nos 20 mais só deus sabe oque estou passando

  116. disse:

    é galera estou nos 20 mais só deus sabe oque estou passando

  117. disse:

    é galera estou nos 20 mais só deus sabe oque estou passando

  118. disse:

    é galera estou nos 20 mais só deus sabe oque estou passando

  119. disse:

    Falta 5 anos pra entrar nessa fase!

  120. maria solange disse:

    so parei para pensar que nao fiz quase nada da minha vida os 30 nao assustam tanto

  121. disse:

    Olá ,eu estou em plena crise dos 31…me sinto pra baixo,depressiva ,triste…mas conto com o apoio das amigas,converso com elas por msn,face,twitter,sms tudo para me sentir mais animada.E é claro que com tudo isso preciso urgentemente ver pessoas diferentes,então vamos pra BALADA!!!ver os gatinhos.Bjos:) :,(

  122. disse:

    Comecei a minha por volta dos 27 e estou saindo dela aos poucos às vésperas dos meus 31. Já vivi momentos mais dolorosos, mas agora estou me sentindo no caminho de me sentir mais realizada pessoalmente e profissionalmente. E mais animada com essa nova fase, claro acompanhada de todos os meus creminhos…

  123. disse:

    Passei por essa fase e acho que aprendi bastante, me sinto melhor agora, mas ainda me incomoda um pouco!!

  124. disse:

    Amei ler isso, pois tenho 35 anos e mer sinto exatamente como os relatos acima. Impressionante, sinto os sinais da velhice no físico, no entanto, me sinto mais madura. Probleminhas não me afligem mais, sou mais segura. Procuro passar isso aos de menos idade, para que se sintam melhor.
    beijos

  125. disse:

    Nunca li um artigo que tivesse tanto a ver comigo. Farei 30 daqui a um mês e vivo flashbacks diários. A minha segurança diminui devido a cobranças comigo mesma e aos invés de achar que a vida está começando, eu a vejo terminando.Acho que ninguém irá se interessar mais por mim e que meu corpo vai cair assim que acordar com 30 anos. Exagero?Acho que sim, mas alguns fantasminhas que ficam rodeando, ficam.

  126. disse:

    Fiz 31 há dois meses e estou me sentindo melhor do que nunca. Ainda digo mais: crise eu tive aos 29, quando parecia que ia fazer não 30, mas 100 anos. Me achava feia, velha, mocoronga mesmo! Sentia saudades da minha “ausência” de barriga, pq depois dos 25, parece que ela faz questão de se fazer presente, principalmente após a 2a. gravidez.
    Hoje tenho princípios bem diferentes de 10 anos atrás (é, também reformulei meus conceitos de casamento e o marido dançou). Sou mais responsável, consciente de meu papel como mãe, mulher e profissional, estou numa segunda faculdade (reciclar também é preciso!) e estou namorando (!) um homem 4 anos mais novo, que diz que me adora e que sou linda.
    Acho que melhor, impossível.
    Minha dica: meninas, desencanem!
    Beijos!

  127. disse:

    Hoje com 36 anos me sinto linda e segura, por incrivel que pareça a maturidade me trouxe auto e auto… ou seja auto-confiança e auto-estima, procuro passar para as pessoas como e bom ter mais de 30
    beijos
    mil
    maravilhosa

  128. val27 disse:

    Estou com 28, daqui 2 anos estarei chegando nos 30. dá um medo!

  129. disse:

    Achei interessante o fato de aos 30 a maioria ficar em crise. Claro que o corpo começa a mudar e não para melhor como aos 20, mas juntamente com o corpo a mente muda e para muito melhor, o amadurecimento é impressionante para um homem, a mulher aos 30 creio eu que em termos de amadurecimento ela já está bem evoluída, mas a auto-confiança está prestes a modificar totalmente. Um homem aos 30 passa a se ver e a ver os outros de um modo diferente, na maioria começa a sentir falta de um lar um relacionamento mais sólido. Uma mulher de trinta anos, já é muito interessante, porque já viveu tantos relaiconamnetos e sua experiÊncia é assustadora, e quando a crise passa, vira uma mulher totalmente realizada, confiante e cheia d amor para dar. Queria só dar um toque nas pessoas que estão no meio de uma crise de idade, relaxem porque quando passar, não vão se arrepender d ter chegado aos trinta, a verdadeira flor da idade.

  130. disse:

    ola! eu ja passei dos trinta , so que que foi nos trinta ,que ententi que a vida e e bela ,sou mais segura , mais alegre mais bonita e sei curtir mais a vida do q quando tinha 20 anos!! beijos e nao se preucupem com numeros :)

  131. disse:

    agora beirando os 32 percebo o qto nos cobramos , como se uma idade fosse um marco do antes e depois , de tanto me cobrar a maternidade antes do trinta acabei que hoje sou mãe solteira e sofro por não ter esperado um pouco mais … essa paranóia dos 30 me deu uma filha linda mas sem ajuda nenhuma do pai dela ,e sei que isso fará falta pra ela .. ass nina

  132. disse:

    Bom a parte estranha dos 31 é tentar me imaginar pintando cabelo :) )). espero ter um pouco mais de tempo mais bem vi ontem um fio de cabelo branco e pensei ih é verdade estou envelhecendo e isso é o maximo, divertido, estranho mais se as pessoas que admiro passou, eu passo também ..mas que tinta usar :( e depois de ver quantos fios brancos :) )))))
    que problemão !!!! tomara que todos os problemas do mundo passe a ser esse, porque dependendo do ponto de vista não é ruim.

  133. disse:

    Acho que é a melhor idade,estamos madura,temos certeza do que queremos de verdade,não existe o medo de dizer o que vc pensa,e quanto a beleza fisica vc precisa buscar,se cuidando,alimentação e atividade fisica,qualidade de vida. beijos…

  134. disse:

    Acho que vcs.deveriam pensar que são perfeitas e com saúde… e que números não interessam tanto assim… mas sim o modo de como nossa vida é vivenciada…
    Bjs.

  135. disse:

    Carla Macedo
    Acho que aos 30 vc descobre coisas novas,e descobre também como vc fica mais interessante e mais segura de si.Principalmente na relação Homem e Mulher.Descobri coisas maravilhosas pois agora já separada, estou em outro que está sendo mil vezes melhor,talvez se estivesse com 20 não teria a mesma coragem que tenho agora,e mais confiança no meu taco.Então mulheres de 30 se entreguem a idade e curtam bastante pois essa é a melhor fase..bjus

  136. disse:

    oi, tenho 28 anos, concordo com a moça que disse que quanto mais madura melhor, e para quem estah encanada, os gatinhos gostam das mais velghas, eles se amarram!! Desencana mulherada, se ame e de vexame

  137. disse:

    Este ano faço 31 e estou em plena crise. Dúvidas, questionamentos, enfim, a minha cabeça ferve a todo instante pensado nessa idade que me incomoda muito. Por outro lado, penso que hoje sou uma mulher madura, mãe de dois filhos, com um marido maravilhoso, um emprego super legal! Estou recorrendo a uma terapia, que achei que nunca precisaria, para tentar me achar!

  138. disse:

    sempre achei que iria tirar de letra os trinta anos,com minha personalidade expansiva dizia a todos que isso era uma bobagem.qual nao foi minha surpresa quando aos 29 anos surtei com a chegada da nova idade!!!.Eu saia dia sim dia nao,ia a varias festas,beijava varias bocas.comecei a corrida maluca contra o relogio da maturidade.nao queria que minha juventude me abandonasse e temia parar e pensar em tudo que havia construido.hoje tenho 35 anos e me sinto melhor do que nunca!beijos e força para as balzacas!!!

  139. disse:

    estou com 55 anos e não tive crise de 30 ,40 50,estou ótima com 55,sou normal?

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter