As Chapadas Brasileiras

Mata abundante, rios cristalinos, cânions verdejantes, cavernas, paredões rochosos e cachoeiras fazem parte do cenário das Chapadas Brasileiras. Confira os roteiros e veja que ecologia e aventura já andam de braços dados com conforto.

por Redação

A natureza e as formações rochosas são os principais atrativos para quem visita alguma das nossas chapadas. O relevo, tão característico nessas regiões, é considerado um dos mais antigos de todo o país e foi originado de abalos sísmicos ocorridos há mais de 500 milhões de anos. Depois, foram recobertos por gelo, viraram fundo de mares antigos e finalmente, com a ajuda das chuvas e ventos, foram esculpidos até chegarem a forma atual.

As viagens às Chapadas estão quase sempre relacionadas aos “mochileiros” ou à rapaziada mais jovem que vive correndo atrás de aventura. É verdade, não dá pra negar que a garotada abriu o caminho para o turismo nessas áreas. Mas, de uns anos pra cá, chegou a vez da geração que busca descobrir as belezas da região atrelada ao conforto, coisa que antes não era possível.

A estrutura das Chapadas, de seus parques e de suas cidades vizinhas melhorou muito. É que a procura a esse tipo de passeio ecológico, mais despojado, onde toda a família conhece cenários realmente diferentes dos de onde moram, vem crescendo ano a ano. Assim, as agências de viagem se encarregam de organizar tudo para os visitantes: são inúmeras opções de hospedagem, transportes, guias especializados, trilhas mais suaves, mapas e até lanche durante os passeios. A intenção é deixar o viajante livre da trabalhosa questão de logística, tudo para poder aproveitar ao máximo o que a natureza tem para lhe oferecer.

Para se conhecer as mais lindas cachoeiras, piscinas naturais, rios, cânions e grutas é necessário estar disposto a fazer caminhadas que variam de metros a quilômetros. Para uns, essa é a parte mais linda dos passeios. Mas se você faz o estilo preguiçoso, tudo bem, existem jipes e vans que podem lhe levar até bem próximo das principais atrações das Chapadas. Portanto, se você nunca tinha pensado em fazer alguma dessas viagens por causa das dificuldades, não tem mais desculpa.

Neste roteiro, será possível conhecer um pouco mais das principais chapadas localizadas no Brasil. A primeira é a Chapada da Diamantina, na Bahia, que ficou famosa depois de ser cenário da novela “Pedra sobre Pedra”, da Rede Globo. Depois, a Chapada dos Guimarães, que serviu de palco para o inusitado programa dominical “No Limite”, e, para terminar, falaremos da Chapada dos Veadeiros, que é conhecida pelo seu lado místico e esotérico.

Veja os roteiros:

CHAPADA DIAMANTINA – BA

CHAPADA DOS GUIMARÃES – MT

CHAPADA DOS VEADEIROS – GO

Comentários

  1. disse:

    Pena não ver pro exemplo nesta matéria alguma coisa sobre a Chapada Nacional do Araripe, onde esta localizada a primeira Floresta Nacional do Brasil. Importante salientar que no turismo religioso feito em juazeiro do norte, o turismo ecológico da chapada que também fica no sul do ceará, vem agregar valor a este, assim com a diversidade de manifestações culturais da região. Luciana Lacerda

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter