Dia das Mães

Mães sozinhas

por Sylvio Netto | 24/11/2011

Os desafios de criar um filho sem ajuda de ninguém


anterior 1 2 próxima


Mães sozinhas

Criar um filho não é fácil. E quando a mãe se vê sozinha nesta situação, precisa ter calma para enfrentá-la sem perder o humor nem descer do salto. Se acumular funções é um grande desafio para a mulher moderna, ao ser pai e mãe - ou "pãe" -, o trabalho é duplicado. Há quem encare a "pãeternidade" por opção. Como fazer para desempenhar com maestria essa dupla função?


A maioria das mulheres não quer cuidar sozinha dos seus filhos e, em muitos casos, quando isso acontece, carregam consigo mágoas e frustrações. Revelar os caminhos que a levaram ao status de mãe solteira também é doloroso. Na educação das crianças, a saída é ser verdadeira. "À medida que a criança cresce, ela começa a se perguntar de onde veio e qual é a sua história. É natural. E o papel da mãe é ser o mais verdadeira, o mais clara possível", destaca a psicóloga e psicoterapeuta sexual e familiar Jacqueline Meireles.

A clareza deve ser gradual. "Você não pode atropelar a curiosidade da criança. Deve responder a cada pergunta francamente e esperar dela a iniciativa de querer saber mais", ensina a psicóloga, ressaltando que alguns detalhes da vida do casal são independentes da relação entre pais e filhos, e, por isso, não precisam ser revelados. "É uma linha muito tênue, mas precisa existir", complementa.

Já a psicóloga especialista em sexualidade Kátia Horpaczky dá a dica para uma mulher solteira ou separada se tornar uma excelente mãe. "Ela tem que ter a questão da separação bem resolvida. Assim, é capaz de distinguir as coisas e saber destacar o lado positivo do pai", acredita.

Influência total

Como única referência, a mãe se torna muito influente, tanto na educação quanto nas opiniões dos herdeiros. Portanto, sinal amarelo! "O filho vai acabar sempre retransmitindo o olhar que a mãe lhe passou. Mas não é por isso que ela deve achar que é dona das crianças, pois são seres independentes, que têm suas personalidades e peculiaridades, não uma extensão da mãe", esclarece Meireles.

A auxiliar de escritório Regina Teixeira conta sua experiência. "Eu precisei muito dos amigos e dos meus familiares para suportar o início, tanto pela minha falta de maturidade quanto pela responsabilidade que um filho acarreta", lembra. Além de interromper os estudos, teve que suportar um mês de internação de seu filho, Victor Hugo, de nascimento prematuro. "Meu salário era praticamente para ele. Demorei muito para conseguir morar sozinha e conseguir coisas para mim. Só fui terminar os estudos depois", recorda.

Hoje, com onze anos, Victor Hugo exige outras habilidades da mãe. "A pior parte é conseguir ser mãe e pai ao mesmo tempo. Devo ser aquela que repreende e dá carinho. Não tenho a quem recorrer, acumulei as funções", desabafa. Para Jacqueline Meireles, mesmo com uma figura materna forte, as crianças precisam de uma referência masculina. "Aquela falta nunca vai deixar de existir. A figura paterna é importante, e não precisa ser um pai biológico. Tem que ter alguém que represente o sexo masculino. É um outro parâmetro", destaca.

Apesar dessa lacuna, as bases psicológica e educacional da família podem suprir e amenizar essa falta. "Às vezes, até mesmo um avô, tio", sugere. "O Victor já chegou a uma idade em que eu tenho que conversar sobre as primeiras namoradinhas e mostrar que estou do lado dele mesmo sendo mulher", conta Regina.


anterior 1 2 próxima


Mais matérias sobre

compartilhe esta matéria!

Siga o Bolsa de Mulher no twitter



últimos comentários (12)

ver mais
  • patygalvao
    patygalvao comentou:
    05/07/2011 | 13:57

    Eu moro sozinha há um bom tempo...então conheci um homem e resolvi ser mãe. pois já estava passando da hora......então moro só com ela e trabalho fora. Ela tem 6 meses e é uma fofa.Mas dá um trabalhooooooo, tem dias que não sei o que faço...Muuito difícil, poiis tenho que dar conta de tudo sozinha!!! E ela tá muito dengosa! tudo sou eu...O pai é presente, porém so vem de manhã ver ela. pois tem dois empregos!!! afff Nunca dá pra fazer as coisas no horário certo e ela já come papinha frutas sucos!!!! É complicado mas vou me virando!!! E fora que ela tem noites que não dorme bem e acordo um bagaço!!!! Bom o jeito é por nas mãos de Deus!!!! Pois com todo o trabalhoooooooooo que ela dá é meu PRESENTE!!!!!! Amo até falar chega, chega não. É pra sempre....rsrsrsrsrsrs bjos queridas!!!! E feliz dia das Mães, pois nosso dia é todo DIA!!! Kkkk


  • LELAELIS
    LELAELIS comentou:
    30/05/2011 | 14:16

    Nossa.................. lendo os comentarios estou vendo q ñ sera facil minha vida daqui pra frente ,pois estou me separando do pai da minha filha e ainda ñ sei o q fazer daqui para frete .


  • pcgiffoni
    pcgiffoni comentou:
    30/05/2011 | 01:05

    sou mae solteira . de um menino de 6 anos. sou separada. e como todas nao conto com a ajuda do pai dele. depois da separação tive que voltar a morar com meus pais...por um lado foi bom, pq minha mae fica com ele, mas tem dias que eu gostaria de nao estar debaixo do msm teto. trabalho, mas o que eu ganho, mal da para sustentar meu filho. conto com a ajuda do meu pai. ja estou separada a 6 anos. so tive um relacionamento depois da separação, mas nao foi adiante, pq ele nao aceitava meu filho.
    sofri muito. e depois dele nao me envolvi com mais ninguem. sempre que me interesso por alguem, a pessoa foge quando sabe que eu tenho filho. eu fico mal com isso. tem dias que nao aguento mais a solidao. nao aguento ficar em casa fim de semanas, um atras do outro. espero ter a msm sorte que a amiga acima....bjss e torço por vcs.


  • novo comentário

    Você
    :D


    Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria




Bolsa Mobile

Receba as notícias e atualizações na rede do Bolsa no seu celular.
Saiba como.