Dinheiro

Racismo e desemprego

por Ana Carolina Pinto | 27/07/2011

Mulheres jovens e negras somam 20% da população fora do mercado de trabalho




Racismo e desemprego

Boa formação, cursos extracurriculares, fluência em inglês. Requisitos muito valorizados em qualquer seleção de emprego. Munida do seu currículo, com estas e outras informações, Débora Oliveira, 24 anos, saiu à procura de uma oportunidade em algumas lojas de marcas de roupas famosas. O que deveria ser um belo cartão de visitas, foi na verdade o último item a ser analisado. O motivo? Segundo ela, a cor de sua pele, que, assim como muitas brasileiras, é negra e já passou por situações de racismo ao procurar emprego.

"Em muitos desses lugares, fui tratada com desdém pelos gerentes. Em uma loja, fiquei meia hora em pé esperando só para entregar meu currículo. O gerente só mudou o tratamento comigo quando leu 'formada pela PUC' e 'inglês fluente', ainda por cima em voz alta e com tom de supresa. Só a partir disso me tratou um pouco melhor", conta Débora, que lamenta não poder denunciar outras situações semelhantes.


"Acho que por causa da criminalização do racismo as pessoas se contêm mais. E essa forma velada que tem sido bem mais comum hoje em dia é pior porque a gente não tem como denunciar, nem sequer se defender, ou falar nada, porque como vamos afirmar?! O Brasil é muito racista".

Débora não está sozinha. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o índice de desemprego entre as mulheres negras, entre 18 e 24 anos, é o maior do país, registrando o número de 20% em maio, aumento de 0,4% em relação a abril.

Ainda de acordo com o IBGE, a média de desemprego no país tem ficado entre 6,2 e 6,4%, a menor desde 2002. Ao analisarmos melhor os números, constatamos que as diferenças entre gênero e cor de pele são gritantes: enquanto os homens de pele clara somam 4,2% dos desempregados, as mulheres de pele negra, no geral, somam 9,5% do total das pessoas fora do mercado de trabalho, levando-se em conta todas as faixas etárias.


Rose Oliveira
, produtora executiva da empresa de eventos Base Rio, faz coro com Débora e conclui que há falta de políticas públicas mais eficientes, mas que o sentimento de vitimização não ajuda na luta por direitos iguais. "Nós carregamos dois estigmas: ser mulher e ser negra. Mesmo quando há cultura, quando há formação, as negras são preteridas. Faltam políticas públicas, mas não esperem por elas, corram atrás! A coisa é muito grave, não se trata de apenas coincidência", alerta ela, formada em Comunicação Social e Letras.

Embora ainda falte conscientização popular, quem for vítima de preconceito pode denunciar o caso à Secretaria Especial de Direitos Humanos, através do Disque 100. Basta ligar 100, de qualquer lugar do Brasil, ou enviar um e-mail para denuncia.ddh@dpf.gov.br. No Rio de Janeiro, também há o Disque-Racismo, cujo telefone é (21) 3399-1300.

Leia mais:

- Dia da Mulher Negra Latino-americana - Evento no Rio de Janeiro celebra a data criada há vinte anos e pouco lembrada

- Equiparação de respeito - Elas estudam mais tempo, mas eles têm salários maiores. Até quando?

- Pré-conceitos - Sofrer com eles no trabalho fere o lado profissional e pessoal




Mais matérias sobre

compartilhe esta matéria!

Siga o Bolsa de Mulher no twitter



últimos comentários (3)

ver mais
  • Menadel
    Menadel comentou:
    18/08/2011 | 20:03

    Olá!? Sou mais uma entre tantas que além de problemas com cor, também tenho problemas com a idade. Mas em se vivendo em Brasil, vejo que mesmo com tantos protestos ainda seremos a maioria em se falando de desemprego e a minoria em se falando de valorização.


  • nandahje
    nandahje comentou:
    30/07/2011 | 00:28

    SIMPATIA LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas... funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS... Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem gostaria de estar (três vezes)... Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesma (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FSSB de onde estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que está impedindo que FSSB venha para MIM, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que FSSB não pense mais nas outras... mas somente em MIM. Queele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu mistérioso poder que sempre dá certo.Amém...) Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar em in forum diferente es simpatia abaixo e logo em 48 hs você terá uma linda surpresa , beijos Ainda esta noite de madrugada. Teu amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida ! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não mais será a mesma.


  • EneDomingues
    EneDomingues comentou:
    29/07/2011 | 18:11

    O incrível é ainda saber que mesmo com experiência e qualificação estamos entre os níveis mais baixo nas escalas de remuneração..Estive recentemente desempregada e vivenciei sim algumas situações semelhantes, e mesmo formada e com experiencia comprovada acabei aceitando uma proposta abaixo da minha pretensão, contra minha vontade somente por falta de opção. Iniciarei nova jornada onde para ter um pouco de reconhecimento deverei fazer 2 vezes melhor....Ganhando 2 vezes menos ....


  • novo comentário

    Você
    :D


    Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria




Bolsa Mobile

Receba as notícias e atualizações na rede do Bolsa no seu celular.
Saiba como.