Dinheiro

Marketing Olfativo

por Luana Martins | 05/07/2009

Empresas apostam no poder das fragrâncias para conquistar clientes


anterior 1 2 próxima


Investindo no marketing olfativo

Na hora de escolher a melhor fragrância, o primeiro passo é identificar o público-alvo. "Os jovens gostam de aromas frutais. Mulheres maduras preferem algo mais exótico, sofisticado", revela Sâmia Maluf. Para ela, é preciso levar em conta o produto - se é roupa, sapato, joia. "Lembrando que o Brasil é um país tropical. Nossa pele é mais oleosa. Ao contrário da Europa, não gostamos de aromas adocicados e arredondados. Toques cítricos, herbais e de madeiras suaves, como a copaíba fazem mais sucesso", ensina a aromaterapeuta.

Se a estratégia for aromatizar um ambiente, nada de velas ou incensos. "Fora o perigo de incêndio, eles não exalam as essências por igual. Já os aromatizadores não mudam as moléculas dos óleos e também são decorativos", justifica Sâmia Maluf. "Existem vários no mercado. Os ideais são aqueles que não aquecem as essências para não modificar a qualidade e o cheiro", recomenda Ana Maria Gonçalves, alertando que a escolha da fragrância deve ser bem feita para não repelir clientes.

O que não se deve fazer

Para garantir o sucesso, os especialistas dão alguns exemplos do que é proibido para quem deseja investir no marketing olfativo. "É importante que o empresário conheça bem os aparelhos que irá usar, bem como as fragrâncias utilizadas. Nem todo aroma pode ser aquecido sob o risco de alterar as propriedades, provocando até mesmo alergias", alerta Ana Maria.

Está fora de cogitação colocar um aroma muito doce ou muito frutal. "Eles são mais enjoativos", acrescenta Sâmia Maluf. Também prefira os óleos essenciais. "Além de trabalhar memórias olfativas, eles retiram toxinas e melhoram a qualidade de vida", justifica aromaterapeuta e aromatóaromatóloga, recomendando que o ideal é uma fragrância fresca. “Um cítrico, um eucalipto, um hortelã-pimenta", complementa a especialista.

Viabilidade

Ainda que os custos de encomenda de uma fragrância personalizada tenham diminuído ao longo dos anos, nem sempre sai barato. Se for o caso, recorra às fragrâncias prontas. É possível tirar proveito da aromaterapia sem gastar muito: "Existem várias fragrâncias prontas no mercado como alecrim e erva-doce. Se a grana estiver curta, procure alguém que conheça bem os efeitos dos aromas, para que possa unir os cheiros e criar uma identidade ao produto em questão", finaliza Ana Maria.


anterior 1 2 próxima

Veja Também




Mais matérias sobre

compartilhe esta matéria!

Siga o Bolsa de Mulher no twitter



últimos comentários (1)

ver mais
  • DOLLI_taurina
    DOLLI_taurina comentou:
    06/07/2009 | 19:48

    muito bom!!!!!!!!!!!!!!!


  • novo comentário

    Você
    :D


    Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria




Bolsa Mobile

Receba as notícias e atualizações na rede do Bolsa no seu celular.
Saiba como.