Dinheiro

Juros mais baixos incentivam a compra financiada

por Redação | 05/12/2011

Mesmos com as taxas mais atrativas compra à vista ainda é a melhor opção




Juros mais baixos incentivam a compra financiada

Os juros para compra financiada teve uma queda considerável nos últimos dois meses. Mas não é por isso que a compra parcelada passou a ser a melhor opção. Adquirir um carro 0 km com este tipo de crédito pode, ainda, custar o dobro do que seria pago de uma única vez.


Miguel José Ribeiro Oliveira, presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), afirma: “A taxa de juros está melhorando, entretanto tende a baixar ainda mais. No final de dezembro deverá estar ainda menor”. Por isso quem não tem urgência em adquirir um veículo levará vantagem em esperar alguns dias. Oliveira ressalta que a compra à vista é sempre a melhor opção: “Dessa forma você pagará o valor real do bem.”

“Quando você fecha o contrato com uma financiadora os juros cobrados serão o estabelecido para aquela data, mesmo que no dia seguinte haja uma queda você não será mais beneficiado”, explica o presidente. Embora os juros elevem o valor final do veículo, a compra financiada leva vantagem sobre a compra à vista, porque o comprador não precisa ficar meses ou anos juntando o dinheiro - ele já sai com o veículo da loja. Na maioria das vezes é preciso pagar um valor como entrada, mas é sempre uma parcela muito pequena do valor total.

A compra de um carro financiado gera uma dívida muito longa, pode chegar a 36 meses. Por isso, alguns cuidados são importantes. “Antes de assumir uma dívida desse porte é importante que você avalie se realmente necessita deste bem. Depois procure ter certeza de que estará empregado durante o período do pagamento das parcelas”, recomenda Oliveira.

Cuidado, o atraso nas parcelas pode implicar na busca e apreensão do veículo. “O falta de pagamento de três parcelas já é o suficiente para a financiadora entrar com uma ação. Além de perder o dinheiro já pago o cidadão ficará sem o automóvel e poderá ter seu nome na lista do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa”, alerta o presidente.

LEIA TAMBÉM:

Consórcio, leasing ou CDC - Vai comprar um carro? Conheça as modalidades de crédito e veja qual a melhor pra você

Consórcios - Saiba tudo sobre a alternativa (sem juro!) ao financiamento bancário


Veja Também




Mais matérias sobre

compartilhe esta matéria!

Siga o Bolsa de Mulher no twitter



últimos comentários (1)

ver mais
  • tristezacanceriana
    tristezacanceriana comentou:
    05/12/2011 | 21:22

    Decepção não mata mas ensina a viver.


  • novo comentário

    Você
    :D


    Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria




Bolsa Mobile

Receba as notícias e atualizações na rede do Bolsa no seu celular.
Saiba como.