Dinheiro

Economize água e luz

por Redação | 29/11/2010

Ar-condicionado e longos banhos... Dicas para as contas não subirem com a temperatura


anterior 1 2 3 próxima


Economize água e luz

O verão é a estação mais esperada do ano. Férias para os filhos, viagens em família e, mesmo para quem continua na labuta, muito sol aos finais de semana. Mas nem tudo são rosas. O calor excessivo é um grande vilão para nossos bolsos. Temperaturas de até 40 graus exigem um bocado de energia - no caso, elétrica. Recorremos ao ar-condicionado na hora de dormir, ventilador para quebrar o galho no meio da tarde, banhos demorados para refrescar até a alma. O alívio, porém, dura pouco. Basta a conta chegar para deixar muita gente de cabeça quente.

Horário de verão

Economizar é uma arte. Para ter sucesso nesta área, informação é fundamental. Você sabe quanto paga por oito horas de sono embaladas por um ar-condicionado? Quanto custa um banho mais demorado no chuveiro? A quanto sai, no final do mês, o consumo do ventiladorzinho da cozinha, para tornar o fogão um pouco menos insuportável? Certamente, muito mais do que imagina. Sabendo do aumento significativo do consumo de energia nesta época do ano, o país coloca em prática o horário de verão - que está em voga e irá até o dia 20 de fevereiro de 2011.

Adotado pela primeira vez em território brasileiro no verão de 1931/32, a mudança de horário surgiu com a intenção de poupar eletricidade. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, esses quatro meses de pôr-do-sol tardio garantirão ao país uma economia de aproximadamente 5% no Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Mas o que começou como uma pura questão econômica, hoje garante segurança e lazer com uma hora a mais de claridade em dez estados brasileiros.

A economia pode ser considerável para o governo, mas quando a conta chega o susto é grande. Se por um lado damos uma folga à luz por uma hora, por outro gastamos mais – e bota mais nisso – tentando burlar o calor. Por isso fomos atrás de dicas com quem entende do riscado.

VEJA AQUI DICAS DE ECONOMIA



anterior 1 2 3 próxima


Mais matérias sobre

compartilhe esta matéria!

Siga o Bolsa de Mulher no twitter



últimos comentários (3)

ver mais
  • zecaj
    zecaj comentou:
    03/12/2010 | 10:05

    nada a declarar!


  • Mony de Ébano
    Mony de Ébano comentou:
    30/11/2010 | 01:14

    Gostei muito da matéria! Achei o maior barato, a foto desse leque. Na minha família todas as mulheres usam leque. Comprei uns ontem para presentear, pois o calor está demais, daí o ventilador, eu só ligo na hora de dormir.,)


  • ninds
    ninds comentou:
    29/11/2010 | 20:41

    Matéria ótima viva o meio ambientee !!!!economize ..


  • novo comentário

    Você
    :D


    Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria




Bolsa Mobile

Receba as notícias e atualizações na rede do Bolsa no seu celular.
Saiba como.