Dinheiro

Assédio moral

por Isabella Guerreiro | 15/10/2009

Contorne as situações humilhantes na empresa de maneira construtiva


anterior 1 2 próxima


Problema de equipe

Quando o assédio moral não é com você, mas com um colega, é possível ajudá-lo sem se comprometer. Para Darós, o empregado pode estimular a equipe a pensar sobre as condições de trabalho e criar um espaço para o debate. "Os funcionários podem fazer reuniões frequentes para discutir as questões, ter clareza da hierarquia, perguntar se todos estão satisfeitos e enfrentar juntos o desrespeito. Em grupo, o problema é abordado e deixa de ser visto como mexerico".

Maria Aparecida lembra que um empregado também pode auxiliar o outro sendo testemunha. "O funcionário pode conversar com o colega que está sendo vítima do assédio, perguntar se ele precisa de ajuda e se oferecer para estar presente, sempre que possível, durante as conversas entre o assediado e o assediador, servindo como uma testemunha. De certa maneira, isso inibe ainda ações mais agressivas e desagradáveis por parte do chefe".

“Se nada adiantar para acabar com o assédio moral e evitar ser alvo de condutas que violam sua dignidade, é hora de partir para a denúncia e exigir na Justiça o ressarcimento por danos morais”

Já o líder acusado de assédio moral deve abrir um espaço para ouvir os funcionários se quiser reconquistar sua equipe, orienta Darós. "Se o assunto for colocado em debate, será mais difícil ter uma relação de poder tão distorcida. Quando a gente cria a possibilidade do diálogo, é possível ouvir a queixa e se retratar".

Maria Aparecida recomenda que o chefe faça cursos especializados a fim de contornar a situação. "Matricule-se rapidamente em aulas de etiqueta empresarial e de liderança, submeta-se a sessões de coaching em relações humanas e procure, a cada dia, deixar bem clara a mudança de atitude para todos os colaboradores".

Fim da linha

Se nada disso adiantar, para acabar com o assédio moral e evitar ser alvo de condutas que violam sua dignidade, é hora de partir para a denúncia e exigir na Justiça o ressarcimento por danos morais. "O assédio moral é uma conduta ilícita, uma infração trabalhista do empregador. Muitas pessoas sofriam e não sabiam que eram vítimas. É uma situação difícil de provar e, nos casos mais graves, o funcionário termina em um consultório psiquiátrico. O objetivo desses chefes é ver o trabalhador pelas costas", comenta o procurador Wilson Prudente. Ele orienta que, nesse caso, o empregado junte todas as provas e procure um advogado, a Defensoria Pública ou o Ministério Público do Trabalho.

Denúncias podem ser feitas ao Ministério Público do Trabalho da sua cidade. Mais informações AQUI.

Leia também:

- Intrigas no trabalho - Quem nunca se deixou levar por uma fofoquinha no escritório? Cuidado!

- Ambiente - A decoração do escritório pode fazer seu dia-a-dia ser mais produtivo.

- Machismo no trabalho - Pesquisas revelam que profissionais ainda preferem ter chefes homens.


anterior 1 2 próxima


Mais matérias sobre

compartilhe esta matéria!

Siga o Bolsa de Mulher no twitter



últimos comentários (7)

ver mais
  • lanzinhaE
    lanzinhaE comentou:
    21/10/2009 | 15:27

    Fui vítima de Assédio Moral,na empresa onde trabalhava(pois estou afastada pelo Inss com Sindrome burnout) decorrência do Assédio Moral).A empresa me despediu por justa causa alega não saber o que está acontecendo comigo(pura mentira)sou professora ,e fico envergonhada por ter tido medo e desconhecer a causa,foi minha psiquiatra que me abriu os olhos,agora aguardo os procedimentos de minha advogada.Nenhum patrão tem direito a humilhar ninguém.FORÇA GENTE VAMOS NOS UNIR CONTRA ESSE TIPO DE HUMILHÇÃO.


  • socorro manhosa
    socorro manhosa comentou:
    19/10/2009 | 13:16

    nossa adorei essa informaçao sobre assedio moral...era o que precisava para resolver o que estava esperando,pois ha poucos dias fui vitima de assedio moral.


  • socorro manhosa
    socorro manhosa comentou:
    19/10/2009 | 13:15

    nossa adorei essa informaçao sobre assedio moral...era o que precisava para resolver o que estava esperando,pois ha poucos dias fui vitima de assedio moral.


  • novo comentário

    Você
    :D


    Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria




Bolsa Mobile

Receba as notícias e atualizações na rede do Bolsa no seu celular.
Saiba como.