Jardim externo: saiba como criar

Opção ajuda a valorizar o imóvel e criar clima aconchegante
por admin

Nada é mais gostoso que o cheirinho de terra molhada, andar descalço na grama ou ver a criançada brincando em meio da flores e plantas. Quem tem um jardim em casa sabe bem o valor dessas sensações. Mas nem sempre é tão fácil cuidar de um, às vezes o grande problema é começar.

"Para criar um jardim externo é muito importante saber se o local tem sombra ou sol, pois, disso dependerá a escolha das espécies que serão plantadas. Há outros detalhes que devem ser observados, como se na vizinhança tem um prédio enorme ou muros altos, que evite a entrada da luz solar", destaca a arquiteta e paisagista Daniela Sedo que não aconselha iniciar a tarefa sem a ajuda de um profissional.

VEJA GALERIA COM EXEMPLOS DE JARDINS

Um dos fatores mais importantes é o tipo de solo. "Primeiro, averigúe se é daquele tipo que encharca quando chove e é difícil de ser drenado ou se é um solo que quando chove a água vai embora rapidamente, ficando seco, pois a escolha das plantas dependerá de cada um deles. Há espécies que gostam de umidade e outras nem tanto. Caso contrário, a planta pode morrer na área encharcada ou necessitar de muita rega em locais secos", indica a paisagista que ensina que a Pacova, por exemplo, é adepta da pouca luminosidade.

"A Bromélia fica muito bonita em jardim, assim como variedades de Licuala e Latania que são palmeiras baixinhas com folhagem que se assemelha a um leque. Já as plantas de sol podem ser todos os tipos de Palmeiras, Fênix, frutíferas como Jabuticabeira, Romã, Laranjinha, Limoeiro e aquelas plantas tropicais como Alpínia (que floresce bastante), Liconais, entre outras", sugere Daniela.

E como cuidar disso tudo? Não há espaço para economias, nesse caso. A ajuda de um jardineiro cai bem, caso a dona do jardim não seja tão íntima da flora. É importante que a conservação seja feita mensalmente caso não seja um espaço tão grande. Entre os cuidados: podar as folhagens, adubar constantemente e regar tomando cuidado com o excesso de água, assim como o controle de pragas.

Leia também:

- Jardim com flores - saiba como cultivar

- Jardim ecológico - decoração ec-friendly

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments