Decoração de casa de praia

Aposte em cores neutras e em móveis de fibra sintética

por Redação

Decorar uma casa de veraneio não é uma tarefa tão difícil assim. Sem preocupação com muitos móveis ou cores da moda, a casa de praia precisa ser encarada como um local para repor as energias e reunir familiares e amigos. Deixe de lado os excessos e os volumosos tapetes e aposte no clean. Aqui sem dúvida cabe o jargão fashion: menos é mais.

“Decorar uma casa de praia é um atividade gostosa, este ambiente lembra descanso, descontração, aconchego, lazer e muita paz, por isso tudo têm que ser escolhido de maneira a transmitir estas coisas através da decoração”, explica Denise Monteiro, proprietária da Denise Monteiro Arquitetura e Interiores.

A escolha dos móveis não tem muito a ver com o tamanho da casa e devem ter a cara e o estilo do dono. Mas Denise ressalta: “Tome muito cuidado para não deixar os ambientes poluídos, pois isso impede a circulação caso um dia a casa esteja cheia.”

Os quartos seguem a mesma linha. Use poucos móveis para receber os hóspedes. E preste atenção na escolha das camas e prateleiras! “Como você vai estar sempre recebendo amigos e familiares a melhor opção é deixar bancadas e prateleiras livres para acomodar malas e objetos. Por outro lado, você pode ousar nas colchas, que darão um toque especial a estes locais”, orienta Denise.

Os melhores móveis, segundo a especialista, são aqueles resistentes ao sol e à chuva, para que a durabilidade do produto seja eficiente. “Os de fibra sintética ainda são a melhor opção, foram criados para isto e tem toda a cara de praia. Não aconselho os metais, pois por conta da maresia, eles podem enferrujar”.

Mesmo assim, é possível ter em casas de praia móveis e superfícies de ferro ou aço. Para preservá-los, Denise explica que é preciso pintá-los. “Primeiro proteja as superfícies metálicas que não podem ser pintadas. Depois limpe a gordura com álcool puro e espere um pouco até secar. Em seguida, dê uma pintura com uma tinta especial para metal e com tinta de esmalte para protegê-lo do contato com o ar e a água”.

Na hora de pintar a casa a arquiteta sugere cores neutras, de preferência o branco, porque realça a iluminação e deixa o ambiente mais fresco, tranquilo e aconchegante. E para que a casa pareça mais alta, siga a dica de Denise: “Pinte o teto com um tom mais claro. E quanto mais alto o pé direito, mais fresco fica o ambiente.”

Os pisos mais indicados pela profissional são os cerâmicos de tonalidades claras, que além de caírem bem, também suportam areia e pés molhados. Eles também dão uma refrescada no ambiente, pois o material não absorve calor e garante mais claridade.

Alguns móveis típicos das grandes cidades podem ser usados na casa de praia, como cortinas e almofadas. Para não errar, Denise dá as dicas: “Use e abuse dos motivos de peixes, redes, barcos, conchas, tapetes leves e bem coloridos. Reduza o número de almofadas e aposte nos tons coloridos e de fácil limpeza, porque alegram o ambiente”, diz. “Use também enfeites de portas, de paredes e de cortinas feitas de acordo com a tendência moda praia e divirta-se com a decoração!”

Além dos cuidados na escolha dos objetos, Denise finaliza lembrando da importância de se cuidar da manutenção da casa. “Essa iniciativa evita transtornos com problemas nas ligações da parte elétrica e hidráulica da casa.”

LEIA TAMBÉM:

Casa arrumada – 3 dicas práticas para deixar o seu lar mais organizado

Quadros na decoração – Aprenda pendurar um quadro sem estragar a parede da sua casa

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter