Você sabe o que é osteopenia?

Precursora da osteoporose, a doença da atriz Gwyneth Paltrow é um alerta às mulheres

por Redação

Gwyneth Paltrow revelou que sofre de osteopenia, que consiste na diminuição da densidade mineral dos ossos. A atriz, que sofreu uma fratura na tíbia há alguns anos, descobriu com exames ter o que pode ser a precursora da osteoporose. Comum em idosos, o mal pode estar associado à dieta com pouca ingestão de cálcio e baixos níveis de vitamina D. O tratamento? Tomar sol e rever o cardápio. Sempre com o acompanhamento de um médico.

Veja FOTOS da atriz!

Entenda a Osteopenia

A osteopenia é definida como diminuição da densidade óssea e, muitas vezes, é considerada um percursor para a osteoporose. A diferença entre os dois termos reside no fato de a primeira não ser considerada uma doença, mas um risco elevado de fraturas. O mal ocorre quando a massa óssea é até 25% menor do que o considerado normal de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMC). Quando a perda é maior do que este percentual classifica-se a osteoporose.

A importância do sol e do leite

Embora a exposição exagerada ao sol seja prejudicial, criar o hábito de aproveitá-lo moderadamente é considerado saudável. É de graça, fácil e um ótimo programa. Hábitos que incluam a ingestão adequada de cálcio, banhos de sol e a prática de exercícios físicos são importantes na prevenção da osteopenia. Evitar o fumo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas também são fundamentais para a saúde dos ossos.

TESTE: VOCÊ ESTÁ CONSUMINDO A QUANTIDADE NECESSÁRIA DE CÁLCIO?

O cálcio é importantíssimo na constituição dos ossos e a exposição aos raios ultravioleta favorece a formação de vitamina D – essencial para o melhor aproveitamento do cálcio ingerido. Os exercícios são necessários para fortalecer os músculos e, consequentemente, os ossos.

No caso de Gwyneth, especialistas afirmam que a dieta macrobiótica seguida por ela há cerca de 10 anos é um fator relevante no diagnóstico. Popular entre as famosas, o cardápio consiste em vegetais, grãos e frutas com pequenas quantidades de peixe. Laticínios e carne vermelha passam longe do prato.

Leia também:

- Beba leite! – Conheça os benefícios deste importante alimento e seus derivados.

- O poder do leite – Saiba por que produtos e tratamentos à base de leite potencializam a sua beleza.

Comentários

  1. disse:

    Interessante, eu nao conhecia essa doença!! Mas como sou apaixonada por leite… hehehe

  2. disse:

    É interessante e um alerta.

  3. disse:

    Muito interessante o artigo. É importante saber que muitas doenças podem ser evitadas apenas tendo uma alimentação adequada. Eu achei um artigo muito interessante também para quem quiser entender mais sobre a [URL=http://www.minhavida.com.br/conteudo/1561-Diagnostico-da-osteoporose.htm]osteoporose[/URL]

    Parabéns pelo artigo!

    Abraços….

  4. disse:

    Há um erro no texto. No trecho "O mal ocorre quando a massa óssea é até 25% menor do que o considerado normal de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMC)". A sigla da Organização Mundial da Saúde é OMS e não OMC que refere a Organização Mundial do Comércio.

    Abraços

  5. disse:

    Gostei muito desse artigo poucos pessoas conhecem ou quase nenhuma, na minha família eramo leigos nesse assunto, uns 20 dias atrás descobrimos q nossa mãe esta com osteopenia, junto com outros problemas de rins e outras complicações.
    Devia existir mais artigos assim para alertar as pessoas de tantos tipos de doenças.
    E q uma boa alimentação e cuidado na infância pode fazer um adulto diferente bem saúdavel.

  6. disse:

    gostei desse site… parabéns!!!(A)

  7. disse:

    gostei desse site… parabéns!!!(A):>

  8. disse:

    Fiz uma densitometria ossea da coluna lombar …… resultado: osteopenia … misericordia…. vou tomar muito calcio!!!!!:,(:S

  9. disse:

    entrei na menopausa aos 30 anos e agora aos 56 quero saber se e acopnselhavel fazer exercicio em academia ja qu tenho osteopenia na coluna

  10. disse:

    faço reposição com tibolona desde 35 anos pois entrei na menopausa aos 39, sofri muito até uma medica descobrir o que era, tinha mau humor, tristeza dor nas costas, desinteresse sexual,enfim com tibolona tudo mudou, hoje sou casada e trabalho tenho uma vida feliz e não abro mão de minha saude, faço mamografia e ultrassonografia transvaginal todo ano, nunca deixei de fazer para que a medica veja isso é fundamental

  11. disse:

    faço reposição com tibolona desde 35 anos pois entrei na menopausa aos 39, sofri muito até uma medica descobrir o que era, tinha mau humor, tristeza dor nas costas, desinteresse sexual,enfim com tibolona tudo mudou, hoje sou casada e trabalho tenho uma vida feliz e não abro mão de minha saude, faço mamografia e ultrassonografia transvaginal todo ano, nunca deixei de fazer para que a medica veja isso é fundamental

  12. kenaabb disse:

    É interessante e um alerta. [IMG]http://www.depin.info/appleipad.gif[/IMG]

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter