Você sabe o que é mioma?

Toda mulher já ouviu falar nele. No entanto, apesar de popular, ainda é pouco conhecido da maioria de nós. Ou você sabe o que é um mioma?

por Redação

Toda mulher já ouviu falar nele. Uma amiga, uma vizinha ou mesmo alguém da família, com certeza, já teve um para contar a história – e reclamar bastante dela. No entanto, apesar de popular, ainda é pouco conhecido das mulheres. Ou você sabe o que é um mioma? Para quem não conhece, aqui vai a explicação: miomas são tumores benignos (não cancerosos), que se desenvolvem na parede muscular do útero. Na maioria dos casos, são múltiplos. O tamanho varia: os miomas podem medir de menos de 1mm até mais de 20cm de diâmetro.

Em função da localização, tamanho e quantidade, a mulher pode apresentar os seguintes sintomas (isoladamente ou não): períodos menstruais prolongados e com fluxo aumentado; aumento das cólicas menstruais; dor no baixo ventre; dor na região lombar, flancos e pernas; dor durante a relação sexual; pressão no sistema urinário; prisão de ventre e retenção de gases; e aumento do volume abdominal, que pode ser mal interpretado como ganho progressivo de peso. Mas quem tem, não necessariamente, sente alguma coisa. Uma mulher de 20 anos pode ter um mioma e não apresentar sintomas até os 30, 40 anos. Não há como os médicos preverem se o mioma vai crescer ou causar sintoma.

Como detectar a presença dos miomas?

Dependendo do tamanho e da localização do mioma, o exame ginecológico de rotina pode sugerir a sua presença. “Mas para confirmar a sua existência, o recomendado é fazer um exame de ultra-sonografia, de preferência a transvaginal”, explica a ginecologista e obstetra Mariana Maldonado. “Quando as suas dimensões são reduzidas, o exame clínico pode falhar”, explica o chefe das enfermarias de maternidade da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Dr. Jorge Rezende Filho.

A enfermeira Renata Carvalho, 27 anos, percebeu um aumento significativo do meu fluxo menstrual e muitas cólicas. Mas seu exame preventivo estava em dia. “Mesmo assim, eu marquei minha ginecologista que me pediu uma ultra-sonografia para verificar se se tratava de um mioma. Diagnóstico confirmado”, conta ela, que há dois meses passa por um tratamento com remédios. “Somente no período menstrual eu sinto incômodo. Agora isso está mais controlado devido aos medicamentos”, diz ela.

Como surgem?

Segundo Paulo Barrozo, especialista em obstetrícia e ginecologia do Centro de Tratamento de Miomas, aproximadamente 20% das mulheres entre 20 e 30 anos apresentam miomas, 30% entre 30 e 40 anos, e 40% entre 40 e 50 anos. As mulheres negras apresentam risco maior de desenvolver o quadro: 50% delas podem ter miomas de tamanho significativo. “Apesar de muito estudado, até hoje não se sabe exatamente porque ele aparece nas mulheres. Uma das possibilidades é o crescimento desordenado das células miometriais, formando o tumor. Alguns fatores podem favorecer o aparecimento dos miomas: ser da raça negra, ter história familiar de mioma, nunca ter tido filhos, obesidade, ingestão de carne vermelha em grandes quantidades, história de doença inflamatória pélvica, ligadura de trompas, uso de talco na região perineal uma ou mais vezes por mês, doenças como diabetes e hipertensão e idade entre 35-44 anos”, descreve Dra. Mariana. “O uso de hormônios (anticoncepcionais orais, reposição hormonal) pode influenciar o crescimento desses tumores”, completa Dr. Rezende.

Os tratamentos

Se o mioma não provocar nenhum tipo de sintoma ou desconforto nunca necessitará tratamento. Nada muda no dia-a-dia. “O que muda são os sintomas que podem advir da presença de miomas: sangramentos menstruais exagerados, cólicas menstruais, compressão da bexiga”, afirma Dr. Rezende.

Mas, se o quadro pedir algum tratamento, este pode requerer remédios e, em alguns casos – quando provocar dores, hemorragias ou dificuldades reprodutivas – cirurgia. Os medicamentos usados são os à base de hormônios, que combatem as hemorragias internas, ou os denominados agonistas do GhRh, que promovem reduções temporárias do tamanho dos miomas. “Diagnostiquei os miomas há cinco meses. Antes do tratamento, sentia muita compressão na bexiga e cólicas. Comecei o tratamento há três meses e sinto que melhorou consideravelmente”, fala a administradora Virginia Diniz, 30 anos.

Para os casos que necessitam de cirurgia, diferentes intervenções são indicadas Abaixo, um pequeno resumo de cada uma delas:

Miomectomia – miomas são retirados através de corte no abdômen, seguido de cortes no útero ou através de um pequeno orifício de 10 mm, onde é introduzido um instrumento chamado vídeo laparoscópio;

Vídeo histerocopia – retirada de miomas que estão parcialmente ou totalmente dentro da cavidade uterina por um instrumento chamado vídeo histeroscópio;

Histerectomia – retirada total ou subtotal do útero, através de incisão no abdômen ou na vagina ou através da vídeo laparoscopia onde a cirurgia é realizada por pequenos orifícios de 5 a 10 mm no abdome e a retirada do útero é feita pela vagina. Às vezes esta cirurgia é acompanhada da retirada dos ovários e trompas.

Nos últimos anos, foi criado um novo tratamento, que tem como objetivo bloquear o fluxo sangüíneo das pequenas artérias que levam o sangue que “alimenta” os miomas – isto leva a uma parada da hemorragia ginecológica e também a uma redução no tamanho dos miomas. Este tratamento é conhecido por embolização. “É executado por um médico radiologista intervencionista, que utiliza um finíssimo tubo (cateter) que é introduzido e usado para bloquear a artéria que está levando sangue para o local da hemorragia. Após as artérias serem bloqueadas, a hemorragia para progressivamente. Se os miomas são a causa da hemorragia e o seu suprimento de sangue é cortado, eles tendem a diminuir significativamente de tamanho”, sentencia Barrozo.

Gravidez e menopausa

Alguns tipos de mioma podem prejudicar a fecundação. No entanto, segundo Dr. Rezende, a evolução de má gestação raramente é afetada pelos miomas. “Só ocorre ocasionalmente”, explica. Já de acordo com a Dra. Mariana, uma mulher grávida com mioma tem que ser acompanhada bem de perto, pois existe chance deste mioma crescer muito ou até mesmo se degenerar. “Nestes casos, às vezes a grávida tem que ser operada antes mesmo do bebê nascer”, explica ela. Barrozo afirma que os miomas podem crescer acentuadamente durante a gravidez, o que parece ser devido ao aumento dos níveis hormonais. “Mas, após a gestação, geralmente eles retornam ao seu tamanho anterior”, informa.

Durante a menopausa, os tumores podem diminuir. “Com o surgimento da menopausa, pela redução do estímulo hormonal, geralmente há diminuição desses tumores, que são altamente responsivos aos hormônios”, finaliza Dr. Rezende.

Comentários

  1. disse:

    Estranho já ouvi falar em “miomas cabeludos” o q é isto? em gravides onde o mioma era maior q o bebê segundo a reportagem nao seria possivel pois o mioma nao cresce mais q 20 cm. Pq isto?

  2. disse:

    Já ouvi falar que muito desses miomas tem pelos e até mesmo pernaS, GOSTARIA DE SABER COMO É ISTO PORQUE SEGUNDO A REPORTAGEM NA TEM NADA DISSO

  3. disse:

    Gostei muito da reportagem, me favoreceu em alguns aspectos, pois tenho miomas desde a adolescência e agora estou fazendo tratamento para exterminá-los.
    Essas informações da bolsa de mulher são muito úteis para orientação quanto a procedimentos a ser tomados.

  4. disse:

    Gostei muito da matéria, tenho 02 miomas onde estou tratando, a mais de 03 anos, quando uso a medicação corretamente fica tudo bem, mas, senão, coitada de mim, até voltar ao normal sofro bastante com as emorragias, portando, o uso da medicação é importantissima para o tratamento.

  5. disse:

    Há 6 meses descobri qe tenho 3 miomas e isso me deixou completamente arrasada, pois as pessoas que eu conheço que tiveram miomas eles cresceram a tal ponto que tiveram que retirar o útero e com isso eu fiquei desesperada. Meu médico pediu para eu ter calma, pois eles ainda estão pequeno e como sou negra ele disse o mesmo que está na matéria eu tenho mais propensão. Gostei muito da matéria e ela me ajudou a encarrar esse probleminha na minha vida.

  6. disse:

    Gostaria de saber qual é o medicamento que se usa para os miomas, pois já consultei com diversos ginecologistas e nem um me disse haver tratamento com remédios, tenho hemorragias nos períodos mentruais e vivo com anemia (falta de ferro), gostaria de saber o nome do medicamento para mostrar para a minha gineco que é da Santa Casa de Porto Alegre. Grata. LTL

  7. disse:

    Como posso saber se tenho mioma se não menstruo devido a injeção anticoncepcional que tomo? Alguém por gentileza pode me responder?
    Grata

  8. disse:

    Gostaria de ser melhor esclarecido como o uso de talco na região perineal uma ou mais vezes por mês pode facilitar a formação de miomas?
    Abraços, Sandra

  9. disse:

    Gostei da matéria, esclareceu-me em vários aspectos. Também tem miomas e o conselho do médico foi que retirasse o útero, porém desejo ter outra gravidez, ainda não decidi. Mas tenho receio que se tornem malignos, há alguma possibilidade disso ocorrer?
    Abraçoes. Madalena

  10. disse:

    Creio totalmente que miomas podem ser tratados com acupuntura, dieta e homeopatia. NUNCA com hormonios! Minha mae teve um mioma que degenerou apos uns 4 anos e virou um cancer que a levou a morte. Os medicos diziam que um mioma nao vira cancer. Nao e verdade! Quando algumas celulas de degeneram (como o ovo), elas podem ou nao virar cancer, perder o padrao celular saudavel. Minha mae foi diagnosticada com o terrivel sarcoma. Teve so 2 meses de vida e, apos a cirurgia para retirada de tudo – utero, ovarios, trompas – foi diagnosticado o cancer. Antes, nem com a videolaparoscopia o medico detectou, apesar da enorme hemorragia. Mas acredito que qualquer uma de voces deve fazer imediatamente dieta – nada de carne vermelha, embutidos (presunto, salsichas, etc.), e muita verdura, legumes frescos e frutas. Tambem exercicios fisicos e acupuntura. Procurem um bom profissional que tambem prescreva homeopatia. Funciona. Eu ja vi casos de sucesso. Eu sou um caso de sucesso em relacao a cisto ovariano Sumiu totalmente com dieta, acupuntura e homeopatia. Sem hormonios, apesar de uma ginecologista ter dito ate que seria uma pena retirar meus ovarios sem que eu ainda tivesse tido filhos. Nao permitam, amigas, que outras pessoas decidam sobre suas vidas. Deus, somente Ele, tem o poder de orientar-nos sempre na direcao certa. Tenham fe em Deus! Eu tive e dEle recebi a sabedoria para buscar o melhor tratamento. Basta de usar hormonios e anticoncepcionais. Nunca usei! Facam tabela ou usem camisinha! Busquem o melhor para voces! Se os homens nao tomam hormonios e nem pilulas, por que vamos nos usar? Tomem muita soja, comam muito inhame e legumes frescos e chas naturais. O segredo esta na natureza. Deus abencoe todas voces!

  11. disse:

    Fiz a histerectomia total a três meses atrás por recomendação de minha médica, e tenho me sentido muito bem . Qdo ela me falou a principio da cirurgia me deu muito medo, pois afinal é uma cirurgia. Hoje me sinto muito bem, sou outra mulher.
    Abraços a todos!

  12. disse:

    Bem, tive miomas, passei por tres medicos que queriam retirar o meu utero e quase concordei, minha salvacao foi uma amiga que falou-me a respeito de cirurgia laparoscopica, consultei com o medico responsavel e retirei oito miomas de meu utero 4 deles de dentro de meu utero e 4 por fora, um com o tamanho quase exato do meu utero, todos estes miomas sairam pelo meu umbigo, sem cortes na barriga, apenas 2 furos laterais e 1 onde se posiciona o umbigo, minha recuperacao durou 1 mes, agora, 3 anos depois, nao ficaram cicatrizes, apenas uma marquinha no lugar exato do biquini, melhor do que quem fez lipoaspiracao, perfeito, agora, em 2005, me encontro gravida de 5 meses, e meu utero contem pequeninos miominhas por fora, o que meu medico disse-me ser super normal no meu caso, e depois que o nenem nascer, daremos um jeito no problema, bem quero ter outro filho e nao demorar muito tempo, esta e minha primeira gravidez, portanto , se alguma de voces passa por este problema, nao aceite a primeira opiniao medica, os medicos nao sao deuses, apenas estudaram como todos nos, nao se entregue e perca seu utero, procure materias na internet acerca de laparoscopia uterina, informe-se, procure um especialista na area,perguntem tudo, tirem todas suas duvidas, esclarecam todos os fatos e explicacoes dadas por ele, nao fiquem esperando muito tempo, “nao se entreguem”, problemas acontecem, porem para todos eles existem solucoes, umas mais dificieis porem nao por isto impossiveis.sorte!!!

  13. disse:

    Achei de grande utilidade está matéria, pois iniciei um tratamento, justamente por estar com um problema hormonal, que pode acarretar o aparecimento de miomas.
    Tenho um filho de 5 anos, e mesmo assim me sinto apreensiva com a possível suspeita de estar com miomas…comecei a tomar anticoncepcional, e usar um remédio a base de Ciproterona.
    Meu médico ainda não solicitou nehum exame mais detalhado, apenas uma exame de sangue ende apareceu a auteração hormonal.
    Mas depois de ler a matéria vou solicitar a ele, pois estou com todos os sintomas citados na matéria.

    Obrigada bolsa de mulher…

  14. disse:

    OLA
    Gostaria de saber sobre displasia mamaria
    Obrigado

  15. disse:

    gostei muito da matéria, descobri que tenho miomas ,a uma duas semanas, fiquei deprimida, não sabia direito o que era e como era definido, á médica que me consultou me deu um parecer muito diferente do que eu acabei de ler acima. Gostaria de saber , se possível , de útero alterado ..Que também é meu caso.
    Obrigada….

  16. disse:

    estou muito triste descubri que tenho mioma e ele esta com 10 cm meu medico falou que esta do tamnaho de uma criança que eu tenho que fazer uma cirurgia mas minha xance de salvar meu utero e muito pouca minha barriga esta inorme parece que estou com 7 meses de gravidez nuca tive sagramento algum o pior disso que tive um cisto no ovario que distorceu tive que retira meu ovario direito minha maior tristeza e que eu não tenho filho mas estou lutando par salva meu utero estou fazendo tratamento com uma injeção xamada zoladex que mim causa auguns icomodos estou fazendo utrasonografia todos os meses meu mioma diminuio mas almetou dinovo mas não vou desitir vou continua com minha luta para consegui salva meu utero obrigados todos porfavor entre em meu msn par fala com migo e viviamor@hotmail.com estou sofredo muito mas deus e tudo na nossa vida ele faz milagres
    :( :( :( :( (L) (L)

  17. disse:

    Sim,minha irmã está com mioma.O médico disse que ela precisa operar,porém ela tem medo de perder todo o útero.
    Gostaria que ela tomasse mais cuidado,e fizesse esta operção. :(

  18. disse:

    Eu tenho um mioma,e tento engravidar e não consigo,será q é porcausa desse mioma?

  19. rosi38 disse:

    Não sei definir, mas li que ele pode ter causas hereditárias e raciais, que não viram câncer. E agora infelizmente descobrir que tenho um mioma, estou tentando engravidar há oito meses e ainda não conseguir, o médico q fez a endo disse q ñ deve ser por causa do mioma pois ele tá muito pequeno, amanhã levarei o exame para minha ginecologista pra saber o que fazer! meu esposo e eu queremos operar para ñ correr o risco dele aumentar. Apesar de tudo creio que Deus vai me proporcionar a benção de poder ser mãe, Em nome de Jesus!

  20. andreiadrenalina76 disse:

    ola amigas ,tambem to passando pelo mesmo problema descobri a um mês atras que tenho uma mioma muito pequeno, e ja a uma ano tento engravidar e não consigo.minha medica disse que não vai me tratar pois so depois de 2 anos de tentativas para engravidar e que ela pode tomar alguma atitude, estou triste ja que quero ser mãe.tenho 31 anos.vamos trocar experiencias quem sabe assim podemos nos ajudar um forte abraço pra todas vcs. boa soarte.

  21. andreiadrenalina76 disse:

    tambem to passando pelo mesmo probelma se consiguir alguma solução te aviso, mais tenho certeza que vamos vencer essa batalha isso e pra nos mulheres de fibras e garra. fé e muita sorte

  22. andreiadrenalina76 disse:

    ja ouvi falar de chás , mais tenho meio receio , se alguem quiser saber so me perguntar sobre a experiencia das garrafadas.bjs

  23. disse:

    qual o chá voce tomou a sua diete em fim. (H) (?)

  24. disse:

    olá sei sim o que é mioma, estou com 15 dias que tirei um mioma intramural, tive que fazer cirurgia com se estivesse tido um nenen de cesaria, mas os médicos não me falou sobre a vidiolaparoscopia , e fiquei com cicatris, ainda bem que é no mesmo local de uma cesária, onde o biquini cobre, mas achei que cortaram muito, apesar de não entender muito sobre o assunto, ainda não tenho filho, mas se deus quiser só pássar a recuperação que vou tentar engravidar , porque graças a deus fiquei com meu ultero perfeito pra poder engravidar, e se deus quiser vai dar tudo certo, e todas vcs que lerem está mensagem e tem o mesmo problema que tive por favor não desanime vá a luta , porque com deus podemos tudo.

  25. UILMA79 disse:

    descobbrir que eu tenho mioma , a medica disse que ela esta bem pequena , estou com medo , ainda nao tenho filho , ela vai passar um remnedio, tenho fe em deus que ela vaio sumir boa sorte para todos

  26. disse:

    Tive displasia mamária há muito tempo atrás e meu médico indicou que tomasse vitamina E. Lembro-me que os carocinhos foram sumindo e hoje não tenho mais nada.

  27. dori_abc disse:

    GERALMENTE ESSES QUE TEM PELOS E PERNAS, TAMBÉM TEM OLHOS, NARIZ E BOCA E SÃO COLOCADOS PRA FORA DEPOIS DE 9 MESES.

    JÁ VIU AQUELA VELHA HISTORIA QUE A FILHA DA VIZINHA TÁ COM UMA BARRIGA ENORME E ELA DIZ SER MIOMA?
    POIS É ESSE AI

  28. dori_abc disse:

    GERALMENTE ESSES QUE TEM PELOS E PERNAS, TAMBÉM TEM OLHOS, NARIZ E BOCA E SÃO COLOCADOS PRA FORA DEPOIS DE 9 MESES.

    A MINHA VIZINHA FALAVA PRA TODO MUNDO QUE A FILHA TAVA COM MIOMA. DEPOIS DE UM TEMPO O MIOMA NASCEU.

    É BEM POR AI

  29. disse:

    fiz histerectomia há 1 mês e 16 dias, também precisei botar um sling, p causa de incontinência urinária grau ll. O médico disse q naum tirou os ovários mas receitou colpotrofine (uso 3x na semana), disse q é p causa do sling e q de agora em diante, nunca mais poderei pegar acima de 5kg. Fiquei chocada, naum sabia q esse sling mudaria nada na minha vida. Isso procede? Nao poderei mesmo pegar acima de 5kg e ainda precisarei usar esse hormônio p lubrificar esse sling? e ainda, colpotrofine acaba com a libido? obrigada,

  30. disse:

    minha namorada sente fortes dores quando vamos fazer sexo de quatro ou outras posições profundas! ela não consegue mesmo! e ela já teve filho! e ela vai no medico sempre quando pode! sera isso sintomas de mioma?

  31. fogacho disse:

    descobri um pequeno mioma subseroso durante um transvaginal,mas não sinto nada graças a Deus…

  32. disse:

    Atraves de uma ultra-sonografia intra vaginal , fui diagnosticada c/ um mioma , descrito como miometrial subseroso na parede posterior.Gostaria de saber se é possivel tratamento c/ medicamentos ou apenas cirurgia? Desde ja fico grata!

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter