Corpo e Bem-estar

Tuitar traz benefícios

por Redação | 29/06/2010

Estudo mostra que participar de rede social reduz ansiedade




Tuitar traz benefícios

Enviar uma mensagem de até 140 caracteres no Twitter pode trazer sentimentos de segurança e reduzir a ansiedade. Isso porque, de acordo com um estudo da Universidade de Claremont, na Califórnia, tuitar eleva dos níveis de oxitocina no corpo, um hormônio ligado à sensação de serenidade e bem-estar. As informações são do site da revista "Veja".

Em uma experiência, o pesquisador Paul J. Zak monitorou os níveis de oxitocina no cérebro do jornalista Adam Penenberg para descobrir as reações causadas pelas redes sociais no corpo humano. Nos dez primeiros minutos do teste, entre uma amostra de sangue e outra, a presença da substância no cérebro aumentou 13,2% enquanto o jornalista tuitava. Zak constatou essa mesma variação quando recolheu uma amostra de um noivo no dia de seu casamento.

TESTE: Como anda a sua saúde?

As taxas de hormônios ligados ao estresse caíram durante os períodos de observação de Penenberg. Zak concluiu que o cérebro interpretou o ato de tuitar como interação direta com pessoas de quem ele gosta. Esse relato, no entanto, não é um estudo conclusivo, mas pode levar a uma explicação científica de por que as redes sociais fazem com que as pessoas se sintam bem.

Leia também:

- Cirurgia plástica em jovens - Fazer ou não fazer? Prós e contras da intervenção em meninas insatisfeitas com seus corpos

- Você se enxerga como é? - Pesquisa revela tendência a nos acharmos mais baixos e gordos do que somos

- Menstruação precoce - Estudo indica que meninas que têm uma dieta rica em carne podem menstruar antes




Mais matérias sobre

compartilhe esta matéria!

Siga o Bolsa de Mulher no twitter



últimos comentários (3)

ver mais
  • Drí
    Drí comentou:
    26/12/2010 | 14:47

    Gostei da matéria! Mas ando pensando que twittar pra mim não há efeito em se tratando de emagrecer.


  • \'aninha
    \'aninha comentou:
    08/07/2010 | 15:39

    Adorei saber disso, vou mostrar pro meu pai, que está reclamando que eu fico muito tempo tuitando, hehehe. Quem quiser, é só me add e pedir meu twitter, eu sempre tuito alguma coisa.


  • fabi guimaraes
    fabi guimaraes comentou:
    30/06/2010 | 10:53

    Amei a materia,alías se alguem quiser me add só me pedir meu twitter.


  • novo comentário

    Você
    :D


    Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria




Bolsa Mobile

Receba as notícias e atualizações na rede do Bolsa no seu celular.
Saiba como.