Corpo e Bem-estar

Tudo sobre gravidez

por Isabella Tartari | 14/06/2011

Conheça a nova coluna do Bolsa, que vai falar sobre gravidez, pós-parto e maternidade




Tudo sobre gravidez

Olá, amigas!

Quando o pessoal do Bolsa de Mulher me convidou para escrever aqui neste espaço, na mesma hora pensei: "Meu Deus, como vou dar conta?". Afinal, com meu dia-a-dia no consultório, os inúmeros partos e ainda cuidando do meu "filho" mais novo (o Espaço Bella Gestante), que acaba de completar seis meses de vida, mal tenho tempo de respirar. Mas me entusiasmei, pois acho que é sempre bom ter mais um canal para falar do bem-estar da gestante e da parturiente.

A gravidez e o pós-parto são épocas únicas, em que a mulher precisa de muito cuidado e atenção. Durante os nove meses de gestação e nos primeiros anos de vida do bebê, tudo o que a gestante/mãe quer (e merece!) é ser paparicada, se sentir segura e - por que não? - bela também. Mas já pararam pra pensar que sempre tem alguém dando um palpite, discordando da alimentação, da maneira como ela cuida de si e do bebê? E também sempre surge uma novidade científica comprovando isso ou aquilo? Neste blog eu pretendo ajudar as grávidas e recém-mamães a lidar com estas informações, a filtrar o que é verdade e o que é mito.

Na gestação do meu terceiro filho (que hoje está com 13 anos), eu sentia muita falta de um lugar único, onde eu pudesse fazer exercícios pensados exclusivamente para a gestante. Por isso, inaugurei ano passado o Espaço Bella Gestante, que reúne saúde, boa forma, bem-estar e conhecimento num local exclusivo para gestantes e mães de bebês até dois anos de idade. Localizado em uma casa tombada da década de 30 e numa das ruas mais aprazíveis do Humaitá, na zona sul do Rio, o Espaço possui 500 m2. E sobre estes cuidados na gestação e no pós-parto também pretendo falar bastante aqui!

Para vocês me conhecerem um pouco mais, sou especializada em Gestação de Alto Risco e defensora do Parto Humanizado, que é o parto realizado com menor agressão possível à mãe e ao bêbê. Tenho um histórico de mais de cinco mil partos e vinte mil consultas prestadas. Me formei em 1982 na Faculdade de Medicina Souza Marques, fiz especialização médica em Obstetrícia no Hospital Maternidade Carmela Dutra e em Ginecologia no Hospital de Ipanema. Trabalhei durante 11 anos como chefe de clínica e de serviço da maternidade do Instituto Fernandes Figueira, especializada em Gestação de Alto Risco. Há 27 anos, sou obstetra do Hospital Maternidade Carmela Dutra (Ministério da Saúde).

Fiquem à vontade para enviar suas dúvidas. Estaremos juntas quinzenalmente!


Um beijo,

Isabella Tartari





Mais matérias sobre

compartilhe esta matéria!

Siga o Bolsa de Mulher no twitter



últimos comentários (18)

ver mais
  • comentou:
    11/04/2012 | 14:43

    Oi gente se alguem poder me ajudar agradeço
    Bom minha ultima menstruaçao foi dia 24 de fevereiro e ate hoje nao veio mais sinto colicas fracas e continuas no baixo ventre foras as espinhas que estao aparesendo no rosto e muito pior nas costas
    sem falr da insonia que ta me acabando sera que posso esta gravida??
    estou indo com muita frequencia no baneiro de dia e de noite ,nao sou fan de doce mais por esses tempos nao posso ver um chocolate
    minnha gengiva sangra a cada escovaçao eu ate mesmo quando como algo isso é normal? ou pode ser gravidez?? me ajudem por favor bjos!!!!


  • comentou:
    09/03/2012 | 16:47

    Ola queridas

    Para quem esta procurando lembrancinhas, da Disney Baby, tem uma promoção na Nova Versatil



  • dani_loveyou
    dani_loveyou comentou:
    03/12/2011 | 12:52

    oi doutora nao tomo remedio a 3 meses pois quero engravidar minha mestruação sempre foi regulada no dia 26/10 ela veio e foi embora dia 1/11 mais decseu denovo dia 10/11 mais desceu um escorrimento marronzinho e ficou 3 dias indo e voltando esperei ate o fim do mes para ver se ela descia mais nada dela devo conciderar um atraso?me ajuda beijos


  • novo comentário

    Você
    :D


    Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria




Bolsa Mobile

Receba as notícias e atualizações na rede do Bolsa no seu celular.
Saiba como.