Pílula do dia seguinte: tire dúvidas

Muitas dúvidas surgiram a respeito da pílula do dia seguinte e a Dra. Mariana explica cada uma delas. Veja o que as leitoras querem saber

por Redação

O que significa pílula de emergência?

São pílulas que podem ser usadas para evitar uma gravidez fora de hora quando: a mulher tiver uma relação sexual com penetração vaginal e não estiver em uso de nenhum método anticoncepcional; se o método que ela estiver usando falhar (a camisinha rompeu, o diafragma deslocou, esqueceu de tomar a pílula mais de dois dias etc) e em casos de violência sexual.

Ela é mais conhecida como pílula do dia seguinte. O problema é que ao utilizar este nome, se tem a impressão de que só pode ser usada no dia seguinte, quando na verdade, ela pode ser utilizada até o quinto dia após a relação sexual sem proteção.

Leia também:
Quando o uso da pílula do dia seguinte é indicado?
Ginecologistas respondem 10 dúvidas sobre ovulação
Entendendo o seu corpo: período fértil

Como funciona a pílula do dia seguinte? Ela é abortiva?

Os estudos mais recentes mostram que a pílula de emergência age através da inibição ou atraso da ovulação e não tem nenhum efeito sobre a implantação do óvulo fecundado (após ter encontrado o espermatozóide) dentro do útero. De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e outros órgãos respeitados na comunidade científica, a gravidez só se inicia com a implantação do óvulo fecundado dentro do organismo da mãe. Como a pílula de emergência não interfere na implantação, ela não pode ser considerada abortiva.

Quem pode utilizar a pílula de emergência? Ela faz mal ao organismo?

Não existe nenhuma contra-indicação ao uso da pílula de emergência. Até quem tem contra-indicação ao uso das pílulas comuns pode fazer uso dela quando necessário. A ressalva que faço é com relação ao uso repetido. Nestes casos, pode desregular a menstruação e aumentar a chance de gravidez. Ainda não existem estudos mostrando se isto pode trazer algum prejuízo à saúde da mulher. Por isso, é melhor se proteger com um método regular (como, por exemplo, o DIU, a pílula anticoncepcional, a camisinha e a injeção) e deixar a pílula de emergência somente para as situações de emergência!

Quais são os efeitos colaterais?

As mulheres que utilizaram este método podem apresentar: enjôos, vômitos, dores de cabeça e nas mamas, cansaço, entre outros. Estes efeitos não acontecem em todas as mulheres e geralmente desaparecem em 24 horas. Caso a mulher tenha vômitos em menos de uma hora depois de tomada da pílula, é recomendável que ela tome novamente.

Mesmo tomando a pílula do dia seguinte, a mulher corre o risco de engravidar?

Sim. Quando tomada dentro das primeiras 24 horas após a relação sexual em dose única (os dois comprimidos de uma vez) ou dividida em duas doses com intervalo de 12 horas entre as tomadas, a chance de prevenir a gravidez é em torno de 90%. Quanto mais o tempo passar, maior a chance de falhar.

Ao utilizar a pílula de emergência, estarei protegida até a chegada da menstruação?

Não. A pílula de emergência não tem efeito acumulativo. Ela só vale para aquela relação sexual que foi objeto do seu uso. Se acontecer outra relação desprotegida, ela terá que ser tomada novamente. Mas lembre-se: quando usada repetidas vezes pode aumentar a chance de gravidez! Converse com seu/a ginecologista. Ele/a é a pessoa mais indicada para ajudá-la a escolher um método anticoncepcional eficaz e adequado às suas necessidades.

Dra. Mariana Maldonado é médica ginecologista e obstetra, especializada em Sexologia e Homeopatia.
e-mail: dra.mariana@marianamaldonado.com.br
site: www.marianamaldonado.com.br

 

Assista também: Conheça a sexualidade dos signos

Comentários

  1. disse:

    Olá pessoal,

    Devo dizer que eu fui abençoada nos 10% de chance de falha, embora tenha tomado a pílula apenas 8h depois da relação, sendo assim, hoje tenho uma filha linda de 5 meses muito querida, porém inesperada.

    beijos para todas

  2. disse:

    Oieeeeeeeee!!!

    Isso mais uma vez vem me provar que tudo tem o lado boooooooooom!!

    Parabéns pela filhota!!!

    Beijos da Loba!!!

  3. disse:

    nossa…me assutei com a história….

  4. disse:

    ja tomei e me senti normal, nada aconteceu tomei na manha seguinte como indicado.
    ai tambem nunca fiz sem camisinha por q a sensaçao de medo que da e terrivel.
    eu aconselho.

  5. disse:

    A vida começa quando o ovulo é fecundado pelo espermatozoide formando o embrião. Portanto as pílulas anticoncepcionais são abortivas. Vocês deveriam pesquisar melhor antes de utilizar quaisquer dados.

  6. disse:

    Tomei a pilula sem prescricao medica, e me arrependo amargamente de ter utilizado… Na verdade , ja tinha ouvido falar, sei que muitas pessoas estao utilizando esse metodo contraceptivo, e resolvi usar… Alem de inchaco no corpo, dores nos seios, fiquei deprimida, e ansiosa,, minha imunidade baixou, logo apos ter ingerido. Exatamente uma semana apos, era dia da minha minha menstruacao vir, (sou regulada), mas nesse dia, senti colica e dor de cabeca,,, minha aflicao aumentou, liguei no laboratorio, vi internet para saber melhor sobre a pilula, li e reli a bula do medicamento, ate que tres dias depois minha menstruacao veio, com colicas tao fortes que nunca tinha sentido antes,,, minha pressao baixou,, nauseas, dormencia no corpo e fraqueza..Tive de ser socorrida, e precisei ficar de repouso ate o efeito dos analgesicos fazerem efeito, as doses de hormonios interferem drasticamente em nosso organismo,,, Mulheres,facam amor com seguranca e consciencia, sem ter de se dispor desses medicamentos maleficos, pois no fim das contas somos nós as mais prejudicadas,,, Juizo hein…

  7. disse:

    faz cinco dia que tomei apilula do dia seguinte a ainda não menstruei isso é normal?
    a pilula que tomei era um unico comprimido ,o farmaceutico que vendeu disse que era dose unica de um unico comprimido..agora estou muito apreensiva pode me ajudar com essas dúvidas? :,(

  8. disse:

    Tomei a pílula do dia seguinte faz 2 dias, e nao vi resultado algum, pq minha menstruação não chegou.
    :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,(

  9. disse:

    Tomei a pílula do dia seguinte faz 2 dias, e nao vi resultado algum, pq minha menstruação não chegou.
    :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,(

  10. disse:

    Tomei a pílula do dia seguinte faz 2 dias, e nao vi resultado algum, pq minha menstruação não chegou.
    :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,(

  11. disse:

    Não sei se é normal, pq eu tb tomei e até agora não menstruei. :( :S

  12. disse:

    Vc foi abençoada com essa filha, parabéns !!!
    Mas no meu caso é diferente, pq se estiver mesmo grávida, serei obrigada a aborta, caso contrário ñ vou ter acesso aos cursos q tanto desejo fazer, pois é minha vó q paga meus estudos, e a situação aqui em casa está muito difícil, meus pais estão desempregados e qm ajuda com as despesas da casa é tb minha vó por parte de pai, meu namorado começou a trabalhar a pouco tem, mas não é de carteira fichada.

    :,( :,( :,(

  13. disse:

    vc ficou realmente gravida?

  14. disse:

    vc ficou realmente gravida?

  15. disse:

    Aneliude….preciso te fala uma coisa!!!
    Há 6 meses atrás precisei tomar essa pílula,a camisinha estourou.O fato aconteceu por volta das 6:00 da manhã,tomei a primeira dose da pílula eram 11:00 .O farmaceutico me disse que a menstruação iria vir na data que teria que vir,ou seja no ciclo certo.Não é porque você tomou a pílula tem que descer ,entendeu?Fica tranquila vai da tudo certo.Sou casada tenho dois filhos,não pretendo ter mais.Quando engravidei do meu primeiro filho eu estava na mesma situação que você,ou até pior porque meu namorado estava desempregado.E superamos tudo juntos.Hoje estamos casados e temos um casal de filhos o Léo com 7 anos e a Lê com 03******NÀO DESISTA POR FAVOR*********TORÇO POR VOCÊS DOIS****UM BEIJO (CL)..Me responda por favor!!!!

  16. disse:

    Oi gente … meu sonho é ter um filho, mas no momento não estou preparada profissionalmente, sou nova, estudo e acabei de começar a trabalhar na onde eu queria muito!
    Tive que tomar a pirula no domingo dia 1 e na quinta dia 5 aconteceu um acidente e o farmaceutico receitou que eu tomasse de novo!
    Mas hoje já é dia 11 e ainda não desceu pra mim, estou preocupada!
    Será que é normal gente?
    aguardo resposta!
    beijos! :S

  17. disse:

    Estou com uma preocupação que não me deixa mais dormir em paz…
    Tive relação sem preservativo com meu namorado já fazem 2 meses, tomei a pílula do dia seguinte em menos de 48 horas, minha menstruação veio com 28 dias exatos, mais precisamente no dia 10/08, coisa muito rara de acontecer, pois sou totalmente desregulada, e esse mês não veio ainda… acho pouco provável eu estar grávida, pois além de não ter havido ejaculação, minha menstruação já veio no mês passado…estou com sintomas de que logo ela virá, estou com aquelas cólicas que procedem a menstruação, já tive TPM, estou dolorida…inchada…já aconteceu isso alguma vez com alguém???Foi a primeira vez que eu usei a pílula, e como sei que é praticamente uma BOMBA de hormônios…será que é normal esse atraso mesmo no segundo mês?

  18. disse:

    Olá pessoal, espero que alguém aqui possa me esclarecer uma dúvida….
    Eu comecei a tomar a pílula, e 15 dias depois a camisinha estourou…como na bula diz que no primeiro mês a pílula não é muito eficaz, eu tomei a pílula do dia seguinte…
    Bem, interompi o uso da pílula até vim minha menstruação, mas agora não sei quando devo voltar a tomá-la…Se no 7º dia ´depois que eu parei de tomar, ou se no 1º dia da menstruação….

  19. disse:

    Mariana…acredito que já que vc interrompeu o ciclo terá que tomar a pílula no 1º dia de menstruação… olha só , é bom vc consultar seu ginecologista…ele é a pessoa mais adequada para te orientar!! bjinhos!!

  20. bebezinhabrasil@hotm disse:

    antes de casar com meu marido eu nao tomava anticonceptivo via oral
    so usava preservativo
    e por algun ocorrido tive que tomar a pilula de emergencia
    e acabo k de depois de tomarla eu mestruava ate sete dias depois
    de tomada
    me casei comecei usar parche anticonceptivo
    depois de 3 anos usando o parche tive problemas
    e suspendi por uma semana
    nesse tempo tivemos uma mancada e usei a pilula de emergencia
    paso dois dias nao desceu passou tres dias nada 7 dias nada
    pensei se nao descer nos proximos 3 dias perco a esperanca
    isso foi em agosto
    em em outubro foi confirmada minha gravides
    e aqui esta meu principilito
    e minha irma tambem teve falha com a pilula de emergencia
    so que por complicacoes acabou perdendo o bebe

  21. bebezinhabrasil@hotm disse:

    eh a pilula de emergencia tambem falhou comigo
    e aqui esta meu pricipilito lindooo

  22. disse:

    Obrigada Estrelinha, vou visitar meu ginecologista
    ;)

  23. disse:

    Oi pessoal, tenho 18 anos e to muito preocupada, espero que vcs possam me ajudar. No dia 4 de setembro desceu pra mim normalmente. Dai comecei a tomar um anticoncepcional, tomei apenas tres comprimidos, porque tinha perdido a cartela. Ai resolvi esperar a descer no proximo mes. Mas no dia 28 tomei a pilula do dia seguinte, pois tive relação com meu namorado, sem proteção. Apesar de não ter ocorrido ejaculação nem dentro e nem perto, tomei mesmo assim. Hoje ja é dia 16 e ainda não desceu pra mim novamente, será que é normal atrasar tanto a menstruação, ela é desrregulada, mas por ser tanto tempo de atraso isso me preocupa bastante. Espero a ajuda de vcs! Obrigado.

  24. disse:

    ME AJUDEM POR FAVOR !!!
    estou super nervosa, eu e meu namorado estavamos ” brincando ” .. ele colocou a camisinha porém nao deixei ocorrer a penetração, afinal nao estava com vontade de fazer sexo..
    entao continuamos nos beijando e ele praticando nele mesmoo..
    apesar das vezes que relou em mim o ”amigo” estava com a camisinha.. fiquei preocupada, sei la
    e tomei a pilula do dia seguinte !
    minha menstruação está atrasada e eu estou super, mais super nervosa mesmo..
    sera que estou gravida??

  25. likamoraes disse:

    Ejaculação naum houve entao axo que naum existe essa possibilidade entende?
    alias vc tomou a pilula que antes das 72 horas faz efeito …isso deve ser pisicologico
    imagino pq tb sou assim até fiko com colica mas num desce se eu fikar muito anciosa …
    olha credito qu naum esteje gravida mas senão descer ai vc procura um medico ..

    bjaum

  26. disse:

    tomei a pilula do dia seginte faz 1 semana.. e minha menstruação esta atrasada 2 dias..
    estou nervosaaaaaaaaaaaa..

    sera q pode atrasar mais???

  27. DDaniCoelha disse:

    Tomei a pilula depois de dois dias… mas acho q ele não enjaculou em mim.
    Só q fiquei insegura e mesmo assim tomei. depois de uma semana , a minha mestruação
    veio… só q o fluxo foi pouquissimo, só de 3 dias, já q o meu normal são 5!
    Será q tem possibilidade de uma grávidez por causa disso… sera q é normal ter diminuido
    o fluxo??
    Tô tão apreensiva… :|

  28. disse:

    Por favor alguem pode me dar uma resposta concreta????
    eu mestruei no dia 17/04/2010,o meu ciclo durou 5dias,no dia 28/04/2010,eu transei com o meu namorado e ele gosou dentro,esse acidente aconteceu por volta as 22;30hrs da noite,quando foi as 09:00hrs da manhã do dia 29/04,eu tomei a primeira dose da pirula DiaD,e após 12horas tomei a segunda dose q era as 21:00hrs,mas tomei as 20:30hrs da noite.Só que a minha mestruação q era para vir dia 17/05 ainda não veio,e eu estou muito nervosa,pois tenho 33anos e sou mãe já de 3filhas,15,12,2anos e 4meses,e não poderei de jeito nenhum estar gravida!!!!Por favor gostaria muito q alguem me respondesse,pois estou muito nervosa,estou nem dormindo durante a noite.E gostaria de saber se é normal atrasar mesmo quando toma-se a pirula do dia seguinte????

  29. disse:

    desceu para mim no dia 16 porem quando foi no dia 26 tive relaçao no mesmo dia tomei a pilula pds so que ate agora não desceu estou sentindo meus seios doloridos o que faço quando foi no dia 03 ele tentou transar cmg mas não deixei ele penetrar sera que posso estar gravida to desesperada me ajudem…:|:|:|

  30. mara.mothsin disse:

    Após tomar a pílula do dia seguinte a menstruação pode levar de dus a três semanas para vir. Já usei e o que me aconteceu foi a menstruação vir alguns dias antes do esperado.

  31. paula virginio disse:

    Ja tomei algumas vezes, umas 3 ou 4.Nunca me aconteceu nada. Nem vomito, q nesse caso teria q repetir a dose se vomitar ou ter diarreia nas 2 primeiras horas apos tomar a pilula. Mas a pilula do dia seguinte nao deve ser usada indiscriminadamente, pois os efeitos colaterais sao fortes, dependendo da mulher podem ser piores ou nao, e ela so é eficaz nas 72 horas apos o coito desprotegido, sendo mais eficaz nas primeiras 24 horas., dps sua eficacia diminui. Eu ja tomei a pilula nas priemeiras 24 horas e ja tomei apos 48 horas, mas fiquei com mt medo. e alem do mais a pilula nao previne gravidez futura, ou seja, tomou hj, nao esta protegida para amanha e assim por diante, e nao previne doenças, entao meninas, antes de sair fazendo sexo por ai, usem a cabeça, gravidez nao é brinquedo e mt menos a nossa saude!!!

  32. paula virginio disse:

    Cmg tbm, em vez de atrasar veio antes, q bom senao eu ia ficar maluca achando q nao funcionou!

  33. paula virginio disse:

    Acho q a probabilidade de vc estar gravida é minima, tente nao pensar nisso q é pior, eu ja pensei estar gravida varias vezs, senti ate desejo, tontura, vontade de urinar direto, sono incontrolavel, tive ate impressao dos meus seios estarem mais escuros, so acho q era sintoma de tpm misturado com meu medo, ai tive esses sintomas.Entao por mais dificil q seja, procure relaxar.

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter