Romã e seus benefícios

Ela diminui o colesterol, previne doenças e o envelhecimento

por Redação

In natura, em forma de suco, chá, nas salas ou até como ingredientes de molhos, a romã é muito flexível na hora do seu consumo. De acordo com a nutricionista Vivian Goldberger ela pode até mesmo ser ingerida com casca e semente, já que essas, respectivamente, retém a maior parte dos compostos benéficos da fruta e são ricas em nutrientes.

A especialista cita as principais substâncias dessa fruta que beneficiam a saúde. “Ela é composta por vitaminas do complexo B, que auxiliam a circulação; vitamina A, que deixa a pele bonita e ajuda a visão; vitamina C, que beneficia o sistema imunológico e contém ácido fólico, que melhora a saúde cardiovascular”, comenta. Ela indica não exagerar no consumo e ingerir cerca de 2 romãs ao dia. “A fruta concentra alguns componentes que podem atrapalhar a absorção de nutrientes e até mesmo causar desconforto gástrico”, diz.

Saiba quais são os principais benefícios que a romã pode trazer para a sua saúde, de acordo com a nutricionista:
- Atua na diminuição do colesterol ruim (LDL) e do colesterol total;
- Ajuda na prevenção de patologias como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras, por ser ótima antioxidante, com mais de 80 fitoquímicos;
- Previne o envelhecimento celular, mantendo a pele firme e saudável por conta de sua ação antioxidante;
- Fortalece o sistema imunológico prevenindo o aparecimento de gripes, viroses, entre outras doenças;
- Diminui a inflamação celular, relacionada a patologias como a fibromialgia;
- É rica nos ácidos gálico, elágico e protocatequínico, com ação anticancerígena, por barrar as moléculas que danificam a estrutura celular e provocam o câncer.

Agora que você já conhece os pontos positivos dessa fruta, faça você mesma uma receita sugerida pela nutricionista Vivian Goldberger para deixar a sua vida ainda mais saudável. A nutricionista ainda conta uma curiosidade relacionada a essa receita. “De acordo com o herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade. No Brasil um chá à base de casca de romã está sendo consumido pelos seguidores da medicina alternativa como antibiótico natural”, diz a Dra. Vivian.

Suco de romã
Ingredientes:
- 2 litros de água
- ½ xícara de mel
- 2 pedaços de canela em pau
- 3 cravos-da-índia
- 20 romãs maduras

Modo de preparo:
Faça um chá com a água, o mel, a canela e o cravo. Coloque tudo junto em uma penal, ferva por uns dois minutinhos e, depois de esfriar, leve à geladeira.

Lave as romãs e role-as sobre uma superfície com um pouco de força como se faz com o limão, para quebrar suas fibras e ele soltar mais suco. Abra a romã e bata em seu fundo com uma colher de pau para que saiam os carocinhos. Descarte a parte branca (ela é amarga).

Coloque essas sementes em um pano de prato limpo e pressione-as para tirar o máximo de suco possível. Junte o líquido ao chá gelado, misture e sirva com gelo picado.

Leia também:
Substitua os alimentos: faça boas substituições e leve saúde ao prato
Nada no lixo: aproveite ao máximo os alimentos em receitas nutritivas
Amora é antioxidante: fruta também tem propriedades que previnem o câncer

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter