O poder da caminhada

Não é somente para queimar gordurinhas que serve a caminhada. Muitos planos não colocados em prática podem estar apenas esperando esse primeiro passo.

por Redação

Quem lê meus artigos e respostas publicados no site, com certeza já notou que sempre aconselho uma caminhada diária, de pelo menos 30 minutos. Hoje gostaria de esclarecer o porquê de tanta insistência, pois a maioria das pessoas desconhece o verdadeiro poder de uma caminhada.

A atuação benéfica do exercício físico aeróbico, neste caso a caminhada, é bastante conhecida e divulgada entre nós:

- queima calorias
- ativa o metabolismo
- baixa o colesterol ruim
- aumenta o retorno venoso, diminuindo os quadros de inchaço
- beneficia o coração
- aumenta a capacidade pulmonar
- melhora a qualidade do sono
- aumenta a disposição geral do organismo
- aumenta a capacidade de eliminação de toxinas acumuladas no organismo
- libera endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar
- ativa o intestino

Enfim, podemos enumerá-las infinitamente, uma vez que o organismo inteiro, com suas múltiplas funções e sistemas, se beneficia desta atividade física tão simples, praticamente sem contra-indicações, que pode ser realizada ao ar livre, sem horário pré-determinado e, o que é melhor, quase sem custo para o bolso.

O homem é muito mais do que um corpo físico, ele possui também mente, alma e espírito.

A alma humana se expressa através de três instâncias:

PENSAR – SENTIR – QUERER

Pensamos, sentimos e, através do nosso querer, ou seja, de nossa vontade, somos capazes de modificar o mundo que nos cerca. Quantas vezes planejamos algo, pensamos em todas as alternativas possíveis para realizá-lo, sentimos que aquilo é necessário, mas simplesmente não conseguimos colocá-lo em prática?

A nossa vontade,  o nosso querer, é a mola mestra do mundo.

É importante não confundir este QUERER que leva à ação com desejos e planos arquitetados pelo pensar. Trata-se de algo mais visceral, mais premente e mais ativo.

Nosso pensar se manifesta na cabeça, no cérebro e no sistema nervoso; nosso sentir, na região do peito, e nosso querer encontra sua expressão máxima no calor abdominal e nos membros.

A sabedoria popular é infinita, basta observar o que se diz:

Quando se pensa demais: “estou de cabeça cheia, ou de cabeça quente”. Quando se está emocionalmente envolvido com uma situação, é sem dúvida alguma, na região do peito que isto se manifesta: sinto um aperto no peito, mal consigo respirar, fulano suspirou de paixão ou de saudade. Já o QUERER encontra suas bases na região abdominal e nos membros, e inspira frases do tipo: vá e pegue, agarre a oportunidade, para conseguir algo é preciso se mexer, levante o traseiro da poltrona e corra atrás do tempo perdido.
Se quisermos expressar nossa vontade é preciso agir, e para agir precisamos nos locomover, e para nos locomovermos precisamos de calor.

Já tiveram a oportunidade de observar uma pessoa deprimida? Ela “paga” para não ter que se movimentar e normalmente seus pés, mãos e região abdominal estão frios.

Se estivermos desanimados ou mesmo deprimidos, passando por fases difíceis na vida, seja afetiva ou profissionalmente, se estivermos desiludidos com o mundo, nos achando insignificantes ou feios, como encontrar forças para fazer valer nosso querer tão fragilizado?

Cria-se um círculo vicioso onde um problema leva ao desânimo, o desânimo enfraquece a vontade e não conseguimos partir para a ação que resolveria efetivamente o problema. Sucumbimos ao SENTIR e ao PENSAR!!!

COMO ROMPER ESTE CÍRCULO VICIOSO?

SOMOS POR FORA O QUE SOMOS POR DENTRO, E VICE-VERSA!

Se ficarmos planejando e esperando a vontade crescer, ou seja, da mente e da alma para o corpo físico, corremos o risco de ficar estagnados e sem forças para agir. A saída, então, é percorrer o caminho oposto: do corpo físico para os corpos sutis.

Uma das grandes aliadas nesta jornada é a caminhada diária, pois ao ativar e tonificar os membros e aquecer a região abdominal, ela FORTALECE A VONTADE.

É preciso disciplina para começar o processo mas, uma vez iniciado, ele se perpetua devido ao aumento da disposição, do bem-estar geral e da vitalidade. A pessoa encontra novas forças dentro de si própria, que muitas vezes pensava nem existirem, para agir e transformar tudo à sua volta.

DICAS PARA DESPERTAR FORÇAS INTERNAS PARA CAMINHAR:

- Planeje inicialmente pequenas caminhadas e vá aumentando a duração e a intensidade aos poucos.
- Inclua mais alimentos crus em suas refeições pois eles contêm mais energia do que os cozidos.
- Tome chá de dente-de leão 2 x ao dia. Ajuda a depurar o fígado e ativa a vontade.
FLORAIS DE MINAS INDICADOS:

TARAXACUM: para estabelecer uma ponte entre o pensar e o querer.
FOENICULUM: para aumentar a disposição e vencer a preguiça.
SONCHUS: para os pessimistas que acham que não vão conseguir levar adiante o projeto de praticar uma atividade física. Também combate a depressão.

OBS: Os florais, embora não apresentem contra-indicações, devem ser indicados por um profissional habilitado após análise individualizada.

LAURA MAGALHÃES
Terapeuta Holística – CRT 31217
Consultório: Rua California, 76g – Brooklin – SP – SP
Telefones: (11) 5542-2220 ou 5044-2821
E-mail: lauram@bolsademulher.com.br (e-mails com arquivos anexados serão automaticamente excluídos)

As consultas para indicação de florais podem ser feitas à distância, caso more fora de São Paulo, pelos telefones acima citados.

Comentários

  1. disse:

    parabéns pela a reportagem eu acredito que somos
    o que pesamos, porque apredermos que não devemos viver o amnhã e nem o ontem e se o
    presente com o unico porque todo dia e unico.

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter