comentários (0)
Fonte de vitaminas, proteínas, minerais e cálcio, o leite é um alimento essencial em todas as fases da vida. É por isso que o Ministério da Saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras organizações internacionais recomendam três porções diárias de leite ou derivados como iogurte, queijo ou bebidas à base do líquido.
Este alimento está presente praticamente todos os dias nas nossas refeições, seja com achocolatado, cereal ou com o café pela manhã, ou como ingrediente de diversos pratos e sobremesas ao longo do dia. Mas será que sabemos tudo sobre o leite? Qual será o mais saudável? É verdade que ele pode ajudar na prevenção de sérias doenças?
Helena Camargo, Engenheira de Alimentos e Supervisora de P&D da Piracanjuba, esclareceu as nossas dúvidas e vamos revelar tudo pra você!
Leite e derivados são essenciais para a dieta humana? Verdade. O leite é considerado um alimento completo, por ser fonte de diferentes nutrientes essenciais à saúde e se destaca pela interação e boa biodisponibilidade de seus nutrientes: proteínas – essenciais para formação de células musculares, o sistema imunológico e alguns hormônios; minerais – fósforo e zinco – participam de diversas funções como sistema imunológico; e cálcio – mineral, responsável pela saúde óssea e na prevenção da osteoporose.
Além disso, estudos recentes têm mostrado uma nova faceta do leite na saúde: previne doenças no coração, diabetes, síndrome metabólica e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.
Leite e derivados ajudam na manutenção do peso? Verdade. Segundo o recente estudo publicado no “Journal of the American College of Nutrition”, pela pesquisadora Marta Van Loan, PhD. da Universidade da Califórnia (EUA), o consumo da bebida pode ajudar no processo de perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade. O estudo mostra que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e têm menos tendência a serem obesas. O artigo sugere que essa relação pode ser atribuída ao cálcio presente no leite que pode estimular a redução de gordura no organismo.
Leite ajuda na redução da pressão arterial? Verdade. Evidências epidemiológicas mostram que o consumo de leite e produtos lácteos é relacionado como um fator inversamente proporcional à pressão sanguínea e ao risco de hipertensão. Isso se deve aos minerais presentes no leite: o cálcio, potássio e ao magnésio.
Quem consome esse alimento com achocolatado dificulta a absorção dos nutrientes do leite? Verdade. Porém, não são todos os nutrientes. Alguns estudos mostram que o consumo de leite com alimentos ricos em oxalato, um componente presente no chocolate, pode interferir na absorção do cálcio.
Leite influencia na dentição? Verdade. Para uma boa saúde dentária é importante ter, além dos cuidados relacionados à higiene, uma alimentação cuidadosa, que ajuda a formação dentária, protege os dentes de cáries e mantém a gengiva saudável. O leite é importante, pois o cálcio é o principal mineral envolvido na formação e manutenção de dentes saudáveis.
O leite ajuda a prevenir o diabetes? Verdade. O diabetes é uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação do hormônio insulina, que leva a importantes complicações na saúde. Entre as diferentes formas de tratamento nutricional para esta doença, estudos recentes mostram que o leite pode ser um importante coadjuvante no tratamento e prevenção deste problema. Este efeito se daria a partir do alto teor de aminoácidos das proteínas do soro do leite, as quais afetam os processos metabólicos do organismo, favorecendo o controle da glicemia e a ação da insulina e, dessa forma, atuaria positivamente do controle das taxas de açúcar no sangue.
Leite ajuda a combater a osteoporose? Verdade. A osteoporose é definida como uma doença esquelética caracterizada por baixa massa óssea e deterioração do tecido ósseo com consequente aumento na fragilidade dos ossos e susceptibilidade a fraturas. O cálcio presente no leite é responsável pela mineralização óssea em todas as idades, por isso deve ser consumido em todas as idades para a prevenção desta doença.
Leite ajuda na prevenção do câncer? Que tipos? Verdade. Diversos estudos apontam que o leite e seus nutrientes como o cálcio, a vitamina D, a proteína lactoferrina e as proteínas de soro de leite em geral apresentam efeitos positivos sobre a redução de câncer, principalmente o de cólon.
Não se pode tomar leite com manga? Mito. Não tem nenhuma comprovação científica que a combinação de leite com manga traga algum malefício ou cause mal-estar para quem consome.
Curiosidade: Este tabu teve origem na época da escravidão, em que os grandes latifundiários provocavam medo nos escravos, que tinham acesso ao leite das vacas e também às frutas, inventando esta lenda.
Crianças com menos de um ano devem evitar tomar leite de vaca? Por quê? Verdade. Existe consenso entre as organizações nacionais e internacionais, de que a prática do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida fornece todos os nutrientes necessários para o bebê e ainda impede a instalação de deficiência de ferro e de anemia ferropriva. Na impossibilidade de o bebê receber leite materno, recomenda-se as fórmulas infantis, as quais se constituem de leite de vaca modificado para atender às necessidades especiais do lactente.
Leite hidrata? Verdade. O leite é composto por 90% de água na sua composição.
Leite ajuda no combate da anemia? Mito. A principal causa da anemia é a deficiência de ferro. O leite não é uma fonte de ferro naturalmente. O que se encontra atualmente no mercado são leites enriquecidos com ferro.
A ingestão de leite causa pedras nos rins? Mito. Indivíduos que já possuem pedras nos rins devem procurar médicos e nutricionistas para melhor orientá-los em relação à restrição ou não de certos alimentos.
O leite semidesnatado é o melhor para a saúde? Verdade. O leite semidesnatado possui grandes benefícios à saúde, pois contém a mesma quantidade de proteínas e cálcio se comparado aos outros tipos de leite (integral e desnatado), com menor quantidade de gorduras. A gordura presente deixa o leite mais saboroso e com uma textura mais agradável. E, além disso, é de boa qualidade e importante para vários processos do organismo, como transporte de vitaminas lipossolúveis e formação de hormônios, por exemplo.
Já curtiu a página do BOLSA DE MULHER no Facebook?
LEIA TAMBÉM:
O poder do leite - Saiba por que produtos e tratamentos à base de leite potencializam a sua beleza
Alimentos X Estresse - Saiba quais os alimentos são seus aliados no combate a esse mal
Bolsa de mulher © 2000/2012 | Direitos Reservados
ou Cadastre-se