Limpando o organismo > Limpando o organismo

No verão, não é só o rosto que precisa de limpeza. Nosso organismo também pede trégua. É tempo de desintoxicar e garantir um ano inteiro saudável.

por Redação

Passadas as festas de fim de ano, a promessa de melhorar os hábitos alimentares ficou no ar. Se você não conseguiu engatar a promessa na primeira semana de 2006, calma! Ainda dá tempo de levar um ano saudável, com o organismo limpinho, limpinho. Para dar início à transformação, nada como uma limpeza completa, dando cabo de uma vez por todas nos excessos cometidos. A desintoxicação é vista como uma forma de zerar o organismo, e deixá-lo preparado para o que der e vier.

Antes que você desligue o computador, achando que estamos propondo um jejum, ou outras medidas drásticas, saiba que a desintoxicação não é uma dieta para emagrecimento. Ela parte do princípio de se utilizar alimentos e, em alguns casos, suplementos, para ajudar o corpo a se recuperar. Esta é a proposta da química Conceição Trucom, em seu livro “Alimentação Desintoxicante” (Ed. Alaúde). Através de uma limpeza à base de sucos – feitos com frutas e legumes –, a química sugere uma dieta saudável. “A desintoxicação diária com os sucos é muito importante. Existem receitas para serem usadas em diferentes situações de prevenção e cuidado da saúde. Mas, para todas elas, o ideal é que sejam preparadas sem açúcar, e com vegetais e frutas frescos, maduros e, preferencialmente, orgânicos”, sugere Conceição.

Quem se anima em experimentar deve aproveitar as primeiras horas da manhã, e acertar o ritmo. A forma mais adequada de consumo dos sucos é em jejum. “Este é o momento em que o organismo humano está pronto para mobilizar e eliminar seus excretos”, explica. Para o caso da receita incluir limões – uma fruta com inúmeras utilidades, dentre as quais desintoxicante –, Conceição recomenda que, pelo menos, o primeiro seja utilizado com a casca.

Com uma extensa lista de receitas de sucos, Conceição selecionou algumas para as leitoras do Bolsa se esbaldarem, ganhando uma carga extra de energia nesse início de ano. Um dos mais apetitosos é o de hortelã e uvas. “É só bater no liquidificador um limão (com polpa e casca), uma xícara de folhas e talos de hortelã, uma xícara de uvas (sem as sementes), e água suficiente para processar. Depois, coe a mistura, e acrescente uma colher de chá de farelo de aveia. Pronto, é só tomar! O farelo de aveia é fantástico para dar volume e fluidez fecal, e ajuda na eliminação de gorduras nocivas como colesterol e triglicérides”, explica a química.

Além dos sucos, Conceição sugere a mousse de beta-caroteno, uma das receitas mais apreciadas do livro. Com o poder de ativar o sistema imunológico, proporciona um aspecto mais jovem à pele, olhos e cabelos. Quer aprender? Conceição ensina: “Bata no liquidificador uma xícara de manga em cubos, uma cenoura média, e o suco de um limão. Quando estiver com uma consistência homogênea e cremosa, sirva em tacinhas”. Para decorar, algumas sementes de gergelim salpicadas por cima.

Em busca de uma energia mais poderosa? Alguns suplementos e vitaminas são conhecidos por darem uma mãozinha extra ao organismo, quando ele mais precisa. Já ouviu falar da chlorella? Trazida do Japão, a chlorella é uma alga de água doce de efeito desintoxicante, que proporciona nutrientes essenciais. A sugestão é da nutricionista Tânia Collino. “Para recuperar a saúde e o pleno funcionamento do organismo, indico a ingestão de tabletes de Sun Chlorella. Trata-se de um suplemento alimentar à base de chlorella, o organismo vivo com a maior concentração de clorofila do planeta”, informa Tânia.

Na hora da limpeza, a chlorella faz uma faxina geral, varrendo pra fora tudo o que faz mal. “Ela se liga às substâncias tóxicas, expulsando-as do organismo, sem qualquer dano. Hoje, quando é tão difícil evitar as toxinas, a contribuição da chlorella é de vital importância” observa a nutricionista Tânia Collino. Limpeza acabada, lá vai a chlorella arrumar a casa. Em sua composição estão presentes minerais – como o cálcio, magnésio, zinco, ferro, fósforo e potássio – vitaminas e 18 aminoácidos. Serviço completo, pra dona de casa nenhuma botar defeito.

A finalidade da desintoxicação pode não ser a perda de peso, mas é normal que ela aconteça naturalmente. Afinal, um peso adequado é sinal de que o corpo está se adequando às suas necessidades. A pesquisadora e professora titular em nutrição Jocelem Mastrodi Salgado ressalta a importância de manter a balança sob controle. “Perder peso não é uma questão simplesmente estética, é sinônimo de saúde. O controle do peso reduz os riscos de doenças como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até o câncer”, cita a pesquisadora.

Manter a saúde em dia é motivo mais do que suficiente. No entanto, quem precisar de um estímulo extra, o sol está aí, lembrando que mais cedo ou mais tarde, vamos encarar o biquíni. “É verão, época de passar as férias na praia. E logo depois de ter cometido excessos nas festas de final de ano. É hora de levar uma alimentação mais leve”, diz Jocelem. Autora do livro “Alimentos Inteligentes” (Ed. Prestígio), a pesquisadora acredita que frutas devam fazer parte de qualquer dieta: “Busque as vitaminas e minerais dos quais precisa na banca da feira. Esqueça a farmácia. Frutas contêm vitaminas e sais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo”. Dentre as frutas, Jocelem indica as vermelhas e alaranjadas, de poder antioxidante. “Elas reduzem os radicais livres. Laranja, acerola, mamão, manga, framboesa, cereja. Basta escolher”, sugere. E aí, bateu disposição? Pegue o carrinho e rumo à feira! Uma vida saudável está prestes a começar.

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter