Hormônio do prazer

Ela acalma, relaxa e provoca aquela sensação de que nada pode nos tirar do sério. E olha que não estamos falando de nenhum guru zen-budista. No caso, é a endorfina, um hormônio muito comentado, mas pouco conhecido.

por Redação

Quem pratica exercícios sabe bem qual a sensação. Um sorriso de orelha a orelha, cabeça na lua, e pernas flutuando. A volta da academia é um momento sublime, meditativo, quase iogue. Tudo isso porque bastam alguns minutos de atividade física para nosso corpo ser inundado por endorfina, um hormônio que provoca sensação de bem-estar, euforia e relaxamento. É exatamente este alívio que a malhação provoca o que faz com que tenhamos vontade de praticá-la com freqüência, como qualquer outra atividade que nos dê prazer. O responsável por todo esse êxtase é o cérebro, que reage à prática de exercícios liberando o poderoso neuro-hormônio.

Da mesma forma que produzimos adrenalina em momentos de tensão e tristeza, nosso corpo também reage a estímulos positivos. E é em resposta ao prazer que o cérebro produz a endorfina. Este hormônio chega a ser 400 vezes mais forte que a morfina, provocando sensações de anestesia e alívio. Não é necessário correr como um maratonista para usufruir de seus benefícios. Geralmente dez ou quinze minutos de atividade física são suficientes para se sentir os primeiros efeitos. Sergio Dias, fisiologista e especialista em medicina esportiva, explica como ocorre o processo: “Os primeiros minutos de qualquer exercício são sempre enfadonhos e desmotivantes, mas basta superá-los para entrar no embalo. É quando sentimos o bem-estar que a endorfina causa”, explica. Mas nada de caminhar apreciando o visual. O ritmo é importante, e um pouco de esforço deve ser feito.

Os efeitos do poderoso hormônio no nosso organismo são muitos, e todos positivos. Analgésico, calmante, regulador do sono, controlador dos ataques à geladeira, inibidor do estresse e da ansiedade. Com tantas vantagens, não é de se estranhar que existam pessoas dependentes dele. A fotógrafa Claudia Esperança é uma das que assumem o vício. Malhando há 18 anos, não consegue viver sem exercícios. “Já fiz ginástica em ritmo muito mais intenso do que faço hoje. Só que, mesmo sem tempo, não abro mão de ir à academia pelo menos três vezes por semana. Uns dias parada bastam para que eu me sinta mal-humorada, feia e ansiosa. Nada como uma aula de spinning. Saio flutuando, em êxtase. Nessas horas, não há o que me irrite”, jura a fotógrafa, esbanjando uma forma invejável aos 32 anos.

Como todo vício, o da endorfina também deve estar sob controle. “Atletas que realizam atividades físicas com freqüência passam a necessitar de quantidades cada vez maiores de endorfina no sangue para se sentirem saciados, pois podem desenvolver resistência”, atenta o fisiologista Sergio Dias. “Além disso, existem outros benefícios do exercício, como a ativação do metabolismo – que passa a funcionar de forma mais harmônica –, assim como a melhora da circulação, e, conseqüentemente, de outras funções do corpo”, acrescenta o fisiologista.

Endorfina para preguiçosos

Apesar de muito comentada entre os amantes de esportes, pouca gente sabe que existem outras formas de se liberar endorfina. Praticamente tudo o que dá prazer faz com que nosso cérebro libere o neuro-hormônio. Se de um lado está a prática saudável de suar a camisa, do outro, nos deparamos com o pecado da gula. Sim, refeições saborosas, de dar água na boca, têm o mesmo efeito, sendo o chocolate o alimento mais eficaz para se alcançar o bem-estar hormonal. Campeão na a ala feminina, a delícia, feita de cacau, é escolha certa em quadros de tristeza, TPM e solteirice. Se você está de olho na balança, e não é muito chegada numa academia, apele para a malhação a dois. O sexo faz com que o cérebro libere endorfina, proporcionando prazer e leveza – com o perdão do trocadilho – orgásmicos.

E as formas de se desfrutar do hormônio não ficam por aí. Recentemente, cientistas americanos realizaram um estudo que sugere que a exposição ao sol possa ser outro fator desencadeante da liberação de endorfina. Voluntários convidados a deitar-se em camas de bronzeamento artificial optavam, sem saber, por retornar exatamente às camas que emitiam raios ultravioletas, presentes nos raios solares. De acordo com os voluntários, essas camas ajudavam a relaxar o corpo, o que leva os cientistas a acreditar que o bronzeamento libere endorfina na corrente sanguínea. O estudo, liderado por Steven Feldman, por enquanto não passa de uma suposição, mas não faltam amantes da praia para provar a teoria.

Se os efeitos da endorfina são agradáveis, o que provoca sua liberação na corrente sanguínea sem sempre é recomendável. Assim como a exposição prolongada aos raios solares pode acarretar câncer de pele e envelhecimento precoce, outros hábitos, nada saudáveis, dão prazer, inundando nossa corrente sanguínea com o hormônio. O fisiologista e professor da Universidade Federal de São Paulo Turíbio Barros Neto diferencia: “A pessoa não fica viciada em exercícios físicos, mas na sensação que eles provocam no organismo. Há teorias, por exemplo, que explicam a ação da beta-endorfina na situação de dependência, como por chocolates e nicotina”, atenta, alertando que, na busca pelo prazer, deve-se agir com moderação. Os excessos, seja de exercícios, comida ou drogas, nunca são benéficos.

Comentários

  1. disse:

    Excelente essa matéria. Eu mesma me vicie e fiquei muito mal. Eu ia na academia 7 dias da semana, as vezes 2x por dia, descontei minhas frustrações todas no exercício, dormia bem, não sentia fome e me sentia linda, mas o fato de comer pouco e o excesso de exercicio me fez perder muito peso, e meu organimo quando eu comia num aceitava muito bem a comida, fiquei fraca, magra, sem resistência alguma, mas encontrava forças para fazer 3 aulas seguidas na academia até o dia que fiquei muito doente e quase fui internada para poder recuperar o peso. Fui proibida de academia pelos médicos por 3 meses.
    Hj eu apenas nado 3x por semana, mas a sensação realmente é muito boa, preciso me controlar para apenar me exercitar 3x por semana.

    Isso é sério, muitas pessoas não acreditam que isso pode acontecer.

  2. disse:

    Ótima matéria.
    Agora sei porque o chocolate me faz tão bem, já que não me exercito diariamente…

  3. disse:

    Excelente matéria. É exatamente assim que me sinto quando saio de uma aula de spinning, nada me irrita, fico entorpecida, toda relaxada, parece até que vou entrar em êxtase; chego em casa e fico muito calma e bem humorada com meus filhos e meu companheiro. Inexplicável…

  4. disse:

    ADOREI A MATERIA AGORA VOU ENTRAR EM UMA ACADEMIA E ME DELICIAR COM ESTE HORMONIO BEIJOS!!!!

  5. disse:

    Muito boa essa matéria. Já pratico caminhada quase todos os dias mas, quando deixo de fazer por alguns dias já sinto o corpo diferente. Agora quero mesmo é spinning.

  6. disse:

    //////
    (O O)
    (())
    __000__(-)___000______
    U
    Seja bem vindo

    VIAJE DE FRETADO.

    Viaje com conforto, segurança e econômia em ônibus.

    Saia do stress, vá ao trabalho de fretado, chegue descansado e no horario.

    Sidnei Martins Cel 7194 2704

    Hospital Santa Marcelina (Itaim Pta)
    Rua Tibúrcio de Souza(Coca-Cola)
    Praça Silva Teles
    Av. Marechal Tito
    Praça Aleixo (Praça do Forró)
    Av. São Miguel
    Rua Abel Tavares
    Rua Dr. Assis Ribeiro
    Av. Dr. Salomão Vasconcelos
    Av. Cangaíba (Curva do S)
    Rua São Florêncio
    R Faustino Paganini
    Rua Mercedes Lopes
    Rua Maria Carlota
    Metrô Vila Matilde
    Metrô Penha
    Rua Guaiauna
    Av. Mello Peixoto
    Metrô Carrão
    Rua Teixeira de Mello
    Av. Celso Garcia
    Largo da Concórdia
    Rua do Gasômetro
    Rua Senador Feijó
    Metrô Anhangabaú
    Rua Martins Fontes
    Av Augusta
    Rua Haddok Lobo
    Rua Oscar Freire
    Rua Canada
    Alameda Casa Branca
    Rua Renato Paes de Bairros
    Rua Joaquim Floriano
    Rua Leopoldo Couto Magalhães
    Rua Funchal
    Av. Dr. Luis Carlos Berrini
    Shopping Morumbi

    Itinerário Volta
    Av. Dr. Luis Carlos Berrini
    Praça Gen. Gentil Falcão
    R texas
    Av. Santo Amaro
    Av. São Gabriel
    R Veneza
    Av Brasil
    Av 23 de Maio
    Radial Leste
    Viaduto Guadalajara
    Largo São José do Belém
    Rua Julio de Castilho
    Rua Irmã Carolina
    Rua Marques de Abrantes
    Av. Celso Garcia
    Rua Tuiutí
    Metrô Tatuapé
    Metrô Carrão
    Metrô Penha
    Av. Dr. Orêncio Vidigal
    Rua Leopoldo de Freitas
    Rua São Florêncio
    Av. Cangaíba (Curva do S)
    Av. Dr. Salomão Vasconcelos
    Rua Dr Assis Ribeiro

    Rua Abel Tavares
    Av. São Miguel
    Praça Pe. Aleixo (Praça do Forró)
    Av. Marechal Tito
    Praça Silva Teles
    Rua Tibúrcio de Souza(Coca-Cola)
    Hospital Santa Marcelina (Itaim Pta)
    FACULDADES:
    FECAP
    SÃO JUDAS
    UNICSUL

    playbus@uol.com.br

  7. disse:

    ADOREI. PRATIQUEI ACADEMIA ALGUNS DIAS, E, CHEGUEI A COMENTAR COM MINHA FILHA, A SENSAÇÃO QUE EU SENTIA, E, OLHA QUE TENHO 55 ANOS. PRATICO CAMINHADA REGULARMENTE, TAMBEM SINTO A MESMA SENSAÇÃO GOSTOSA, EM RELAÇÃO AO QUE SINTO REF. A TESÃO.

  8. disse:

    Parabéns pela matéria, Laura!

  9. disse:

    é verdade faço exercicios na academia todos os dias e quando falto fico irritada e muito bom mesmo.

    zany costa

  10. disse:

    fatima-coca adoro malhar pela agradavel sensação de bem estar -corpo e mente antes e depois ja no sexo durante e depois mas dançar a liberação de endorfina alem de ser maior é antes durante e depois. deveriam desenvolver um complemento as pessoas seriam menos extresante. beijo adorei a materia

  11. disse:

    Bem nao sabia disso tdo,realmente nao sou muito de academia,acredito sem uma coisa muita mecanica,porem adoro caminhar em parques,contato direto com a natureza.Hj mesmo senti uma necessidade enorme de fazer uma caminhada,fiz praticamente uma hora,lenta nao tao pesante,porém quando me parei senti uma sensaçao leve e prazerosa, tai a explicaçao.Agora vou fazer isto mais vezes!

  12. disse:

    Faço aulas de spinning, jump fit e musculação. A sensação q sinto depois de suar por duas horas por dia na academia é indesctitível, além dos resultados q percebo no espelho. Como a própria matéria mostrou, o melhor meio de liberar endorfinas é pelos exercícios físicos. É tão bom, faz tão bem! Não sei como podem haver pessoas q ainda não aderiram! Só traz benefícios!

  13. disse:

    Entre os praticantes de esportes a endorfina é velha conhecida.
    Faço treinos diários de natação, pois participo de maratonas aquáticas e provas de velocidade. Acordo as 5:50 da manhã pra nadar até as 8:00 e não satisfeita faço academia a noite…..endorfina realmente vicia!!! Não posso ficar mais de dois dias sem praticar esporte que é o suficiente pra ter mau-humor e ansiedade…
    Pra quem acha academia e exercícios um martírio, tente se forçar durante 2 meses…..é o tempo suficiente pra seu corpo se habituar….e tornar até a musculação prazeirosa!!!
    Galera…..esporte é saúde, vamos nos gostar e cuidar do corpo…..não apenas pelo visual,…mas pelo bem que faz ao seu funcionamento!

  14. disse:

    muito boa a matéria, explicativa e bem escrita. Parabéns à Laura.
    Ana Clara

  15. disse:

    Apesar de não te embasamento cientifico, acredito que o sol libera algum tipo de substância relacionada ao bem-estar. Não tem baixa estima que resista aos raios solares(com moderação). Amo o sol, falo inclusive, que sou movida à luz solar.

  16. disse:

    Eu sei que a pratica de exercicios fisicos e altamente benefica so que a preguica o excesso de trabalho as vezes nao deixa que eu os faca. Depois de ler esta materia me sinto na obrigacao de fazer pelo menos 20 min diarios de caminhada. Obriga aos editores.Elizangela Costa Ubá

  17. disse:

    OBS: Correcao: obrigada aos editores.

  18. disse:

    Eu já desconfiava que os raios solares causavam algum relaxamento e, por que não dizer, um vício, pois eu sou viciado em tomar sol, o que faço todos os fins-de-semana, pois moro em Salvador, defronte ao mar e me sinto muito bem…já quando é inverno, chove e não posso expor-me ao sol, fico um pouco triste, mas ainda bem que faço musculação e ginástica, já há 11 anos e, se por qualquer motivo não posso ir à Academia, pelo menos 3 vezes por semana, meu corpo começa a ficar mais preguiçoso, sem ânimo…adoro malhar!!!
    Além de todo o benefício para a nossa saúde, ainda rejuvecemos uns 15 anos (esse é o meu caso, pois ninguém diz a idade que tenho, sem nunca ter feito plástica ou bioplastia, preenchimento ou coisas afins…gente vamos malhar, pois só faz bem!

  19. disse:

    Quiron
    a TEPS …. que falei em Natal sem pacados também faz seu organismo produzir endorfina…. te deixa super bem feliz e o mais importante magra…. e sem culpa por estar comendo de tudo ….. essa Terapia é ideal p/ quem é preguiçoso igual eu… pois nao precisa fazer exercicio fisico e pode comer chocolate …… sou preguiçosa …. faço a TEPS e to feliz como de tudo sanduiche, chocolate, massa, bolo, sorvete, refrigerante e o melhor de tudo emagreci 28 Kgs….. e minha endorfina tá sempre em alta minha pele tá 10 … eu to a mil por hora….continuo preguiçosa p/ ir na academia, e vou continuar divulgando a Terapia que te deixa bem so com o que vc come e bebe…..
    Beijos a todas vcs
    (quironsag@metalnet.com.br)

  20. disse:

    Gostaria de saber q q terapia se refere a amiga acima.
    Oq eh TEPS?
    Grata

  21. disse:

    hei, que terapia é essa? Me conta por favor!!!! Bjks!

  22. disse:

    Também gostaria de saber o que TEPS; aliás, que tal a revista fazer uma reportagem sobre isto? Obrigada.

  23. disse:

    quiron
    TEPS…….. é uma terapia p/ emagrecer que nao tira o que vc come …… ela tem por base a sua alimentação normal e o seu organismo …levando em conta tudo que vc passa durante o dia …. é baseada na sua alimentaçao, em fitoterapia ( uso do alimento p/ regular o organismo) , hidratação e oxigenação …. não usa academia, remedio, coisas diet, light ….. foi desenvolvida por um terapeuta brasileiro … mas é pouco conhecida…….. só que funciona muito e rapido
    quironsag@metalnet.com.br

  24. disse:

    ja coloquei ai em cima o que é TEPS

  25. bumbaboi disse:

    alguem eskeceu de mencionar o sexo…tbm liberta boas endorfinas!! saudavel, emagrece e da prazer!!

  26. disse:

    Sou viciado em chocolate, será que sou também em Endorfina?? Dá para substitui-lo por atividade fisica??

  27. disse:

    ONDE SE ENCONTRA ENDORFINA PRA COMPRA PRECISO MUITO DE UM REMEDIO QUE ME AJUDE A LEVA UMA VIDA MAS SAUDAVEL

  28. disse:

    estou sem nenhum apetite sexual, meu parceiro e tudo que existe de melhor. Sera que nao tem remedio para mulher tipo viagra? AliAS, SERA QUE VAIGRA FUNCIONA PARA MULHER?

  29. disse:

    tenho um problema serio preciso fazer academia todos os dias para me sentir bem. Quando não faço, como foi caso esta semana. Não consigo olhar no espelho, me vejo deformada com tres quilos acima do peso

  30. disse:

    Existe algum alimento, além do chocolate que possa en contrar a endorfina, não gosto de academia, e estou sem nenhuma vontade de fazer sexo?

  31. disse:

    Olha eu fico com a calcinha molhadinha de tanto malhar até parece que tenho um orgasmo pensando no meu macho !!

  32. disse:

    Boa Matéria !

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter