Delícia gelada > Receitas refrescantes

Ficou com água na boca? A colunista do Bolsa de Mulher Ana Téjo separou algumas receitas especiais para você preparar em casa. Bom apetite! Por Ana Téjo Sorvete de Chocolate 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite, sem soro 1 ½ lata de leite 6 colheres de sopa de Nescau Liquidificar [...]

por Redação

Ficou com água na boca? A colunista do Bolsa de Mulher Ana Téjo separou algumas receitas especiais para você preparar em casa. Bom apetite!

Por Ana Téjo
Sorvete de Chocolate
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite, sem soro
1 ½ lata de leite
6 colheres de sopa de Nescau

Liquidificar e pôr no congelador. Minha mãe jurou por Deus, por mim e pela minha irmã, que já fez várias vezes e que não separa, nem fica pesadão.

Sorvete de Coco
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite, sem soro
½ vidro de leite de coco
50 g de coco ralado
5 claras em neve
2 colheres de sopa de açúcar

Levar ao fogo o leite condensado com o coco ralado e o leite de coco até engrossar. Tirar do fogo e deixar amornar. Acrescentar o creme de leite e, aos poucos, as claras batidas em neve com o açúcar. Levar para congelar.

Sorvete de Ameixa
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite, sem soro
5 claras em neve
2 ½ colheres de sopa de açúcar
100 g de ameixas secas, cortadas em pedaços
1 colher de sopa de margarina.

Levar ao fogo o leite condensado, a margarina e as ameixas cortadas até engrossar. Após esfriar, acrescentar o creme de leite e, aos poucos, as claras batidas em neve com o açúcar. Levar para congelar.

"Sorvetão"
Caramelizar uma fôrma com 2 xícaras de açúcar, sem água;

Calda:
4 colheres de sopa de Nescau
1 xícara de água
Levar ao fogo para ferver e derramar sobre o caramelo na forma.

"Massa":
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 gemas

Levar ao fogo, mexendo até ferver. Deixar esfriar e separar.
Bater 3 claras em neve com 4 colheres de sopa de açúcar. Acrescentar uma lata de creme de leite, sem soro e misturar. Juntar o açúcar e o creme de leite ao primeiro creme, já frio e pôr tudo na forma. Congelar e, na hora de servir, passar a forma no fogo para desenformar.

Sorvete de manjericão com coulis de framboesa
Esse é simplérrimo, mas é o mais charmoso, mais diferente e, cá entre nós, o meu preferido. Comi em um restaurante francês em Aldeia da Serra. O lugar, Jean Nassó, não existe mais – agora, o dono dedica-se à criação de gansos para fazer foie gras – mas a receita continua existindo sempre que eu tenho uma chance.

Claro que tem gente que não gosta. Quase apanhei de um amigo, doido por sorvete de creme, que me acusou de ter "estragado" o conteúdo do pote. Mas a maioria das pessoas com um mínimo de espírito aventureiro adora.

Sorvete de manjericão
1 pote de sorvete de creme da marca da sua preferência
1 maço de manjericão fresco

Deixe o sorvete de creme amolecer um pouco, apenas para ficar maleável. Lave o manjericão e separe as folhas. Coloque no liquidificador 2 ou 3 bolas do sorvete de creme e as folhas de manjericão. Bata até incorporar totalmente. Junte essa mistura ao restante do sorvete do pote e misture delicada e rapidamente, até incorporar. Volte o sorvete para o freezer.

Coulis de framboesa

Coulis é uma calda pouquíssimo cozida e não muito doce, que combina divinamente com o sorvete. Como não moramos perto dos bosques europeus e não temos acesso fácil a frutas silvestres, eu compro no supermercado, na parte de congelados, uns saquinhos dessas frutas congeladas. Tem framboesa, amora, mirtilo, morango e tudo isso junto. Essa receita de coulis funciona com qualquer das combinações, mas como a framboesa é beeeem vermelha, fica mais bonito com o sorvete de manjericão.

Vamos a ela:

Coloque o conteúdo do saquinho de framboesas (cerca de 300 g) em uma panela, com 2 colheres de sopa de açúcar, suco de meio limão e ½ xícara de água. Misture delicadamente. Quando começar a ferver, apague o fogo e deixe esfriar. Transfira para um pote e guarde na geladeira. Difícil assim. Por ser tão pouco cozida, a coulis não dura muito tempo (no máximo, uma semana), mas congela divinamente. Tenho vários potes no freezer (de framboesa, de mirtilo e de frutas vermelhas variadas) que tiro e uso de tempos em tempos, quando a pressa é tão grande quanto a vontade de impressionar.

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter