Cereais matinais

Comece bem o dia: inclua esta fonte de nutrientes no seu café da manhã
por admin

Imagine aquele café da manhã completo, com um pão quentinho, queijos e frutas. Dá água na boca, não é? Mas com a correria diária, mal sobra tempo para um café preto e sem nenhum atrativo. Os especialistas asseguram que a primeira refeição do dia é também a principal e merece atenção especial. Então, que tal começar a incluir no café da manhã os nutrientes necessários para que seu corpo funcione bem e, de quebra, ainda ganhar mais disposição e sem perder muito tempo? A solução está nos cereais matinais.

Veja mais:

Confira alguns cereais no nosso slideshow!

Cereais orgânicos ganham espaço

Pode não parecer, mas esse tipo de alimento é muito popular em diversas partes do mundo, principalmente por serem práticos e saudáveis. No Brasil, o consumo cresce de 15 a 20% ao ano e ainda é considerado baixo se comparado a outros países. No entanto, é cada vez maior o número de marcas e tipos de cereais que se encontram à disposição do consumidor: aveia, granola, flocos de milho e de arroz. "Este aumento está relacionado à existência de um consumidor mais exigente, que vem buscando praticidade e saúde ao mesmo tempo", analisa a nutricionista Vanessa Leite.

Cereais integrais, mais leite ou iogurte, mais fruta equivalem a um café da manha completo, equilibrado e extremamente nutritivo

Os cereais matinais são preparados a partir de grãos como trigo, arroz, milho, centeio, aveia, cevada, dentre outros. Eles são ricos em nutrientes como o magnésio, selênio, cobre, manganês, vitamina E e ácidos fenólicos, que podem proteger o corpo contra alguns tipos de câncer, doenças do coração e diabetes. Mas a principal vantagem é o seu alto teor de fibras e a "mãozinha" que elas dão ao intestino das crianças e dos adultos, já que fazem o órgão funcionar melhor, benefício que se reflete em todo o corpo. Para que a digestão das fibras ocorra dentro dos conformes, porém, você precisa se hidratar, caso contrário, pode haver prisão de ventre.

Há outros grandes benefícios na ingestão de cereais pela manhã. "Nas crianças, previne a obesidade, as doenças crônicas na vida adulta e ajuda no crescimento adequado", explica Vanessa. Já para os adultos, os cereais dão outro tipo de auxílio: "Reduzem os níveis de colesterol (aumentam o 'colesterol bom', HDL, e diminuem o ruim, LDL); proporcionam e prolongam a saciedade (pois aumentam a secreção de hormônios gástricos); diminuem a absorção de carboidratos; têm efeitos antioxidante (previnem o envelhecimento precoce e doenças); alteram o metabolismo da glicose; ajudam no controle do peso; previnem vários tipos de câncer, diabetes e obesidade, e possuem efeitos hormonais", enumera a nutricionista.

Os cereais matinais não precisam ser ingeridos puros - quem preferir pode usar alguns acompanhamentos. "Os melhores são leite desnatado, iogurte light, leite de soja light e frutas", ensina Vanessa. Se você está mesmo disposta a fugir do convencional e dar mais saúde ao seu organismo, preste atenção: "Cereais integrais, mais leite ou iogurte, mais fruta equivalem a um café da manha completo, equilibrado e extremamente nutritivo. Essa refeição contém mais vitaminas, sais minerais e fibras em relação ao café da manhã 'clássico' (café com leite e pão francês com manteiga), que é rico em calorias e gorduras", explica a especialista. Quer uma boa receita? Vamos lá: "Faça um 'barquinho' com meio mamão papaia recheado com meio pote de iogurte light, três colheres de sopa de granola light sem açúcar, uma noz picadinha, maçãs desidratadas à gosto e duas uvas-passas", indica. Bela turbinada, não?

Segundo a nutricionista, ainda não está estabelecida a quantidade ideal de porções de cereais integrais que devem ser consumidos diariamente, mas pesquisas associam o consumo à menor incidência de doenças crônicas. "Várias organizações norte-americanas, incluindo o Departamento de Agricultura e a Associação Americana de Diabetes, recomendam especificamente três porções por dia (48 gramas). Evidências epidemiológicas mostram que essa quantidade está associada a uma menor incidência de doenças como câncer, diabetes, cardiopatias e obesidade", afirma. Quer mais? O Food and Drug Administration, entidade americana que regulamenta remédios e alimentos, inseriu os flocos de aveia na lista dos alimentos que previnem doenças cardiovasculares. Você vai encontrá-los como base de quase todas as misturas de cereais matinais.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments