Benefícios do goji berry

Veja o que a poderosa frutinha vermelha pode fazer de bom para o seu organismo
por Redação

Quem ouve falar no goji berry pela primeira vez nem imagina que a frutinha asiática é consumida há milhares de anos pelo orientais em países como China, Tibete e Índia. Sensação do momento, a fruta é rica em minerais, vitaminas e ácidos graxos. “É rica também em aminoácidos essenciais, por isso contém proteína de alto valor biológico, o que é não é comum de se encontrar no reino vegetal”, garante a nutróloga Tamara Mazaracki. A goji berry conquista pelo baixo valor calórico, uma colher de sopa contém 50 calorias. Veja a lista de benefícios do goji berry.

Leia também

Semente milagrosa: chia ajuda a emagrecer rápido

Freekeh emagrece por ser supergrão turbinado em fibras

Gengibre emagrece, extermina celulite e previne contra gripes

Benefícios do goji berry

Ação antioxidante: A fruta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias e distúrbios do sistema neurológico e imunológico. “Graças à grande quantidade de polifenóis, como antocianina e revesratrol, ele protege o corpo do envelhecimento precoce. É conhecida como a fruta da longevi­dade entre os tibetanos”, afirma a nutróloga Tamara Mazaracki.

Ação energética: O goji berry tem alta concentração de vitamina C, cerca de 100 gramas da fruta contém 2 gramas de vitamina C. “O consumo diário proporciona bem-estar em geral e aumenta o nível de energia e a qualidade do sono”, diz.

Ação imunoestimulante: A fruta possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, como a B1, B2 e B6. Segundo a nutróloga, essas vitaminas mantêm o sistema imunológico saudável e competente.

Goji berry pode ser encontrado nas versões seco, natural ou em cápsulas Crédito: Shutterstock Goji berry pode ser encontrado nas versões seco, natural ou em cápsulas
Crédito: Shutterstock

Ação oftalmológica: Ricas em carotenoides, as frutas com pigmentos vermelhos, como a goji berry, protegem os olhos. “A fruta contém também luteína e zeaxantina, dois carotenoides que previnem a degeneração macular senil, causa de cegueira nos idosos”, completa Tamara.

Ação fotoprotetora: Segundo a especialista, o betacaroteno, presente no goji berry, protege a pele dos danos causados pelo sol.

Ação anticancerígena: “O poder antioxidadante dos polifenóis, presentes na fruta, contribui para a prevenção do câncer”, explica a nutróloga.

Ação antilipêmica: Por conter ácidos graxos, como o linoleico, a fruta auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).

Como consumir goji berry

A fruta pode ser consumida em iogurtes e sucos Crédito: Shutterstock A fruta pode ser consumida em iogurtes e sucos
Crédito: Shutterstock

A poderosa fruta pode ser encontrada fresca, seca ou em forma de cápsulas. É possível consumi-la com outros alimentos como frutas, iogurtes e sucos. O indicado é que o goji berry seja ingerido pela manhã e antes das atividades físicas em uma dosagem de até 45 gramas.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments