Aula de Zumba pode queimar até mil calorias em 1 hora

Com coreografias fáceis e divertidas, a modalidade mistura diversos ritmos e promove alto gasto calórico

por Laís Peterlini

Conquistando cada vez mais fãs e adeptos, a Zumba é uma atividade física tradicional aeróbica com movimentos de dança e coreografias que misturam uma série de ritmos latinos e internacionais. A mistura de hip hop, pop, rap, bhangra, flamenco, dança do ventre, dança africana, além da salsa, merengue, cumbia e reggaeton permite que os alunos tenham um alto gasto calórico sem sentir que estão se esforçando. Segundo Raphael Rosa, especialista educacional da Zumba, as aulas, que duram de 45 minutos à uma hora, podem queimar até mil calorias.

Leia também:
Veja 5 exercícios que vão deixar seu metabolismo a mil
Bicicleta ajuda a perder peso e tonificar a musculatura
Corrida emagrece, faz bem à saúde, combate a TPM e fortalece os ossos

Com o objetivo principal de afugentar o estresse, as coreografias alternam movimentos rápidos e lentos e não é preciso saber dançar para entrar nas aulas de Zumba. “O aluno não precisa de um condicionamento específico ou habilidade especial, basta ter vontade de fazer a aula”, explica Raphael.

A Zumba se diferencia de outras atividades aeróbicas porque a mistura de ritmos feita durante a aula provoca uma oscilação da frequência cardíaca que faz com que o aluno experimente diversos níveis de intensidade sem pausa. Isso possibilita um gasto calórico maior e mais eficiente. “Além disso, as músicas e a dinâmica da aula fazem com que a pessoa perca calorias enquanto se diverte”, afirma o especialista educacional da Zumba. A música muda de 4 em 4 minutos, os passos são fáceis e os instrutores passam a coreografia na hora.

O programa zumba foi criado pelo colombiano Beto Perez na década de 1990, em sua cidade natal Cali, na Colômbia. Se você ficou interessada na modalidade, sabia que no Brasil a Zumba Fitness já está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul Tocantins, Goiás e Bahia. Oferecida nas principais redes nacionais de academias, Raphael conta que o preço pode variar entre R$10 e R$ 30 por aula.


Quer fazer Zumba em casa? Veja como: 
 É possível malhar em casa com coleção de DVDs da zumba fitness

Ficou curiosa para saber como é? Assista uma aula de Zumba:

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter