Academia em casa

Magra e torneada: um programa de exercícios para fazer na sua sala!
por admin

Ficar com o corpinho sarado para curtir os dois meses de verão que ainda vêm pela frente não é sonho. Com disciplina e muita malhação dá para chegar lá e fazer bonito! Ah, você não gosta de academia, não tem tempo ou está sem grana? Nada disso é desculpa. Você pode gastar suas calorias sem sair de casa, exercitando-se na sua sala, por exemplo. Fácil, confortável e barato! Duvida? Então veja as dicas de exercícios dos especialistas no assunto.

Confira no slideshow os exercícios que você pode fazer em casa!

Antes de começar, é preciso lembrar de algo muito importante: o alongamento. O ortopedista e médico do esporte Ricardo Cury esclarece que se alongar antes e após qualquer atividade física é essencial, para aquecer a musculatura e eliminar a tensão, ao fim do exercício. Segundo ele, podem ser feitos dois tipos de treinamento: o aeróbico e o de fortalecimento. A coordenadora da academia Velox Fitness, no Rio, professora Regina Damásio ressalta que só com a perda de gordura os músculos já começam a aparecer. Então, ficar mais magra e torneada só depende de você!

Para se ter algum efeito de perda de gordura, é preciso pelo menos trinta minutos desses exercícios moderados, como a caminhada rápida

Queimando calorias

Os exercícios aeróbicos que podem ser feitos em casa precisam de algum tipo de apoio. Se você tem bicicleta ergométrica ou esteira, pode pedalar ou caminhar no mínimo meia hora por dia, cinco vezes por semana. "Para se ter algum efeito de perda de gordura, é preciso pelo menos trinta minutos desses exercícios moderados, como a caminhada rápida", afirma Ricardo. Ele ainda faz um alerta para quem escolher a bicicleta: nada de fazer pé de bailarina ao pedalar! O movimento correto é empurrar o pedal forçando o calcanhar.

Já a atividade mais intensa, para quem já tem condicionamento físico, pode ser feita três vezes por semana, durante vinte minutos por dia, em forma de corrida ou pedalando com mais resistência (carga). Outra possibilidade, para quem tem piscina em casa ou no condomínio onde mora, é a natação. "Deve-se nadar de vinte a trinta minutos, três vezes por semana", recomenda o médico.

Para quem não tem nenhum desses aparelhos ou piscina, há a opção de caminhar ou correr na rua ou, ainda, pular corda! Ricardo Cury diz que pular corda exige apenas coordenação motora e um pouco de condicionamento, mas que é uma atividade intensa, pois apresenta alto gasto calórico. Além disso, é possível fazer uma série de exercícios para várias regiões do corpo tendo à mão apenas alguns objetos ou cadeiras. Então, prepare-se para transformar a sua casa em uma verdadeira academia!

Braços durinhos

Para os membros superiores, Ricardo Cury recomenda a flexão, que pode ser feita com ou sem os joelhos apoiados no chão. Nas flexões, trabalham-se os tríceps, o famoso músculo do "tchauzinho", e o peitoral. Você pode ficar ajoelhada em um colchonete, edredom ou toalhas, se preferir. Deve-se apoiar as mãos no chão, com os dedos para frente, descer o peito em direção ao chão e voltar à posição inicial devagar. A distância entre as mãos é de aproximadamente 80 cm. Regina Damásio lembra que o erro mais comum nesse tipo de exercício é descer o bumbum: "A força deve ser feita nos braços, por isso é o peito que vai em direção ao chão, não o bumbum".

Matérias Recomendadas

Facebook Comments