Tire as dúvidas sobre tranças

Conheça mitos e verdades sobre o penteado que nunca sai de moda
por admin

Talvez a trança tenha sido um dos seus primeiros penteados, ainda na infância. E provavelmente ela acompanhou você durante toda a vida. Agora, mais do que nunca, elas estão em alta. Famosas como Penélope Cruz, Eva Mendes, Adriane Galisteu e Gloria Pires adoram. Uma trança bem feita é garantia de sucesso, vide o frisson causado por Marcela Temer, a vice-primeira-dama do Brasil, na posse da presidente Dilma.

De um lado, desejo fashion. De outro, mil dúvidas sobre o ato de trançar os cabelos. O penteado danifica os fios? Ajuda no crescimento? Dormir com cabelos trançados faz mal? Trançar com os fios úmidos quebra o cabelo?

Para resolver essas e outras questões, consultamos especialistas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Confira:

VEJA AQUI 7 MITOS OU VERDADES SOBRE TRANÇAS

As tranças do momento


O time de celebridades que andam desfilando suas tranças pelos tapetes vermelhos vem crescendo e inclui tanto as jovens quanto as mais maduras. O penteado dá um visual chique que pode ser mais clássico ou contemporâneo, dependendo do formato. Miley Cyrus, Eva Mendes, Cameron Diaz, Maggie Gyllenhaal, Jessica Alba, Blake Lively, Lauren Conrad, Sandra Bullock... A lista é enorme.

Se você sonha com uma dia de estrela, os cabeleireiros ouvidos pelo Bolsa de Mulher revelam quais são as tranças da moda. Confira:

Robson Trindade, do salão paulistano Red Door, recomenda as de três pontas, embutidas ou não, com alimentação por camadas. Tranças com quatro, cinco ou mais pontas, e tipo escama de peixe também vêm com tudo. "Tem também a rasteira, com movimento e desenhos diferentes. Com tranças, o cabelo não corre nenhum risco, apenas o de deixar a dona muito mais sedutora ou angelical, dependendo do tipo", empolga-se o visagista.

VIDEO: TRANÇAS DA ESTAÇÃO

A hairstylist Maria de Fátima, do Walter's Coiffeur também tem suas preferidas: a embutida, romântica ou lateral. "Uma flor ou uma fita dão um toque moderno", garante.


O hairstylist David Mello concorda. Para ele, as do momento são as laterais, as espinhas de peixe e um tipo mais recente: a trança dupla, que foi lançada no desfile da grife Mara Mac, no Fashion Rio 2011.

Se você adorou a tendência, mas tem pouco cabelo, calma! Os apliques estão aí para resolver o seu problema. O Studio JakBell, de Copacabana, oferece versões de tranças feitas com fios humanos, a partir de R$ 550. Lindas. Basta prender o aplique no cabelo preso e fazer um acabamento na emenda. Para isso, as madeixas que Deus lhe deu não podem estar muito curtas.


Uma curiosidade: você conhece a origem da trança?

Não existe um consenso sobre a questão, porém as versões mais aceitas caminham em duas direções. A primeira é que surgiram na época medieval, só que, acredite, fazendo a cabeça dos homens guerreiros, como demonstração de virilidade e poder. Já a segunda diz que tudo começou na África - as tranças eram ferramenta para a comunicação entre as tribos.

Serviço:

1 - Red Door Salon & Spa - (11) 3045-5586

2 - Studio JakBell - (21) 2255-1084
3 - Walter's Coiffeur (Plaza Shopping) - (21) 2620-1495

4 - Ophicina do Cabelo - (21) 3283-0990

FUNGOS E BACTÉRIAS - Se você é fã incondicional e não vive sem trança, atenção: é preciso tomar certos cuidados. O primeiro deles é jamais iniciar o trançado com os fios úmidos, caso contrário sua cabeça pode ser invadida por fungos e bactérias.SEM MARCAR - A hairstylist Maria de Fátima faz uma observação: "Para quem não gosta do efeito marcado, não aconselho trançar antes de dormir. Nesse caso, é mais interessante optar pelo coque, desfazendo-o pela manhã".TRANÇAR PRA DORMIR - Para quem quer ter as madeixas protegidas até durante o sono, as tranças podem ser uma boa. Robson afirma que para comprimentos longos essa é a melhor opção. "Antes de se deitar a pessoa pode fazer uma trança sem apertar muito. Ela protege contra o embaraço e os possíveis puxões no meio da noite". Robson Trindade, do salão paulistano Red Door, recomenda a trança comum, sem elástico para prender no final.TRANÇA FAZ CRESCER? Outro ponto polêmico é se o penteado pode ajudar no crescimento. Muita gente acredita que sim. Para a hairstylist Maria de Fátima, do Walter's Coiffeur (unidade Plaza Shopping), em Niterói, a resposta é não. "O que faz o cabelo crescer de forma saudável é uma boa alimentação. Cortar a cada três meses é bom para eliminar pontas duplas, assim como fazer hidratação pelo menos uma vez por semana para manter o brilho e o desenvolvimento perfeito dos fios", ensina.CUIDADOS NO DESFAZER A TRANÇA - Maria de Fátima pondera: "Tranças finas, se muito apertadas, podem, sim, quebrar o cabelo. Importante ter cuidado na hora de desfazer o penteado para não tracionar e quebrar os fios. Use um leave-in para facilitar".PARA CADA TIPO DE CABELO - Para David Mello, quanto mais frouxa, melhor. Ele lembra que o modelo nagô, aquele com as tranças grudadinhas na cabeça, é mais adequado para os crespos. "Os lisos ou ondulados são muito sensíveis ao efeito nagô. Para mantê-las limpas, deve haver manutenção todo mês no salão, porque elas vão se desfazendo". A especialista do Walter's Coiffeur lembra que é importante ter atenção à higienização e secagem, que devem ser feitos com minúcia.

Categoria:

Tags:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments