Textura do cabelo

Algumas atitudes podem danificar a estrutura do fio

por Redação

Cabelos que já passaram por químicas podem ter sua estrutura danificada, ficando com pontas duplas, quebradiços, arrepiados e com cara de mal cuidados. “O calor excessivo de banhos quentes e secadores também podem formar bolhas nos fios”, diz a Dra. Fabia Oppido, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia-RESP.

Segundo a dermatologista, quando um cabelo é virgem ele possui uma cutícula protetora. Ao passar por um processo químico, no entando, essa cutícula é aberta para o produto entrar e então fica porosa. “Se você não trata esse cabelo, a cutícula fica esburacada e ele perde água. A hidratação serve para ajudar a selar a cutícula”, diz a médica.

“Para hidratar o cabelo em casa, lave normalmente com shampoo massageando o couro cabeludo. Enxágue bem e retire o excesso de umidade com uma toalha. Aplique uma máscara de reconstrução e deixe agir de 5 a 10 minutos. Não é necessário usar touca térmica, porque os produtos hoje em dia tem uma boa ação sem a necessidade de calor”, diz a hair stylist Nice Teixeira, do Studio W de cabeleireiros, em São Paulo.

Para quem tem uma rotina corrida e fica sem tempo de fazer este tipo de hidratação, uma boa saída é usar as ampolas reparadoras. Elas garantem ótimo resultado com apenas 1 minuto de aplicação e podem ser usadas durante o banho.

Dra. Fabia também indica que os processos químicos sejam feitos com um intervalo de tempo maior. “Além disso, faça um corte no cabelo a cada 3 meses para retirar as pontas duplas. Se tiver o cabelo muito danificado, faça uma hidratação semanal ou quinzenal. Não há necessidade de ir ao salão de beleza para isso. Se o cabelo não está muito danificado, usar uma máscara capilar em casa uma vez por mês é o suficiente”, afirma a dermatologista.

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter