Fios à prova de frio > Fios à prova de frio

Não é só a pele que sente a mudança da estação, cabelos também sofrem

por Redação

Sai verão, entra outono, chega o inverno, e os cabelos… esses sempre sofrem. A mudança de estação e as oscilações de temperatura influenciam na aparência da sua cabeleira e na saúde do couro cabeludo. Mas aprendendo a domar (literalmente) seus fios, você pode aproveitar somente a parte boa do inverno.

Afinal de contas, os cabelos realmente caem com a mudança de temperatura? "As células capilares são sensíveis. O corpo tenta manter a temperatura equilibrada na passagem das estações, o que aumenta a transpiração e a produção de óleo, uma das proteções naturais da pele. Esse aumento pode provocar oleosidade excessiva e seborréia, o que logo acarreta em queda", explica a terapeuta capilar e tricologista Sheila Bellotti (RJ).

Nas cabeças

Está aberta a temporada da moda de gorros e chapéus. Eles invadiram as vitrines e os editoriais de moda e são mesmo um charme, para proteção e para fazer estilo. Mas, segundo Sheila, os acessórios abafam o couro cabeludo, promovendo o aumento da oleosidade, fungos e bactérias. Ou seja, ao contrário do que muitas mulheres pensam, a chegada do inverno não traz ressecamento extra às madeixas. No entanto, os cuidados básicos continuam sendo necessários: xampu e condicionador específicos e visitas regulares ao salão, para hidratar, manter a cor – no caso das cabeças coloridas – e cortar as pontas.

Secar os cabelos no inverno, com temperaturas adequadas, não faz tão mal ao fio, tampouco ao couro cabeludo

Temporada dos secadores

Um pecado nestes tempos gelados é sair de casa com os cabelos molhados. "A água retida nos fios se solidifica e facilita a quebra da fibra", explica a terapeuta Sheila Bellotti. Aí, sim, o ressecamento pode aparecer e aqueles fios esvoaçantes podem cansar a sua beleza. O que fazer então? Seque os cabelos antes de sair de casa, pois o secador não é prejudicial, desde que usado de forma adequada. Escolha um bom produto protetor (leave-in, sérum ou creme para pentear termoativado) e não deixe a temperatura ultrapassar os 170 graus. A maioria dos secadores modernos foi fabricada seguindo essa especificação, para não "esturricar" seus fios. "Secar os cabelos no inverno, com temperaturas adequadas, não faz tão mal ao fio, tampouco ao couro cabeludo", sentencia Sheila.

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter