Como tingir o cabelo em casa

Cabeleireiro dá dicas para colorir os cabelos sem erros ou sujeira
por Laís Peterlini

Manter os cabelos coloridos e bonitos requer tempo e dinheiro. Por isso, muitas mulheres acabam optando pela solução barata e fácil de tingir os cabelos em casa. Para não errar, é preciso tomar alguns cuidados.

Leia também

Cabelos tingidos: cinco produtos para prolongar a cor 

Cabelo pode ser colorido na gestação 

Saiba quais os cabelos mais pedidos das famosas da Globo 

O cabeleireiro, colorista e embaixador da Wella Julio Crepaldi dá dicas para tingir os cabelos em casa sem medo.

A primeira dica é avaliar o histórico do cabelo e definir o qual o resultado que se quer alcançar com a coloração. Depois, chega o momento de decidir entre coloração permanente, também conhecida como tintura, ou tonalizante.

Diferença entre tintura e tonalizante

Na hora de tingir os cabelos em casa, não se esqueça de usar luvas / Crédito: Thinkstock Na hora de tingir os cabelos em casa, não se esqueça de usar luvas / Crédito: Thinkstock

A tintura age em toda a estrutura do cabelo e altera o tom dos fios de maneira permanente. Esse tipo de método requer retoque a cada 20 dias ou quando a raiz começa a aparecer. Em contrapartida, o tonalizante age apenas na cutícula do fio, depositando pigmentos para colorir temporariamente os cabelos.

Dicas para pintar o cabelo em casa

  • Depois de decidir o tipo de química que vai ser usada, escolha a cor a ser aplicada no cabelo. “É preciso lembrar que uma coloração não clareia a outra”, afirma o colorista.
  • Depois de escolher tudo, separe o material necessário para realizar o procedimento. São eles: toalha, hidratante, tesoura, escova e quatro presilhas para prender os fios.
  • Faça o teste de mecha, de preferência na área da nuca para garantir que a cor escolhida é a certa.
  • Divida o cabelo em quatro partes, comece fazendo uma linha central até a nuca e depois uma segunda divisão de orelha a orelha. Prenda as quatro partes com o auxilio das presilhas.
  • Aplique o produto começando pela raiz e com um pente espalhe pelos fios até as pontas.
  • Siga o tempo de pausa recomendado na embalagem, o tempo máximo é de 40 minutos. “Deixar por mais tempo não deixa a cor mais intensa ou duradoura!”, afirma Crepaldi.

 

Antes de tingir o cabelo em casa, faça o teste para descobrir qual o tom ideal:

Qual é o tom de cabelo ideal para você?

Cansada de exibir aquele mesmo visual todos os dias? Pois é. Que mulher não gosta de mudar? Trocar a cor dos cabelos pode ser a solução que estava faltando para você dar aquela repaginada! Mas diante de tantas opções, nem sempre escolher a tinta ideal é uma tarefa fácil. Está na dúvida? Responda ao teste e descubra que tonalidade faz a sua cabeça!

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments