Caspa: causas e soluções

Entenda as causas da dermatite seborreica e saiba como combatê-la

por Redação

Talvez a única coisa pior do que acordar com o cabelo de mau jeito seja se deparar com os temidos pontinhos brancos capazes de estragar qualquer visual. A caspa é um pesadelo. Apesar de ser um distúrbio conhecido há bastante tempo, a dermatologia ainda desconhece as causas exatas do surgimento do fungo, assim como uma solução que seja 100% eficaz.

Descamação e oleosidade

De acordo com a diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Maria Fernanda Gavazzoni, o problema é resultado de descamação acompanhada de oleosidade excessiva. "É conhecida como dermatite seborreica", diz. A professora Solange Cardoso, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), na UERJ, acrescenta: "É uma dermatose crônica e surge com frequência em áreas ricas em glândulas sebáceas como couro cabeludo, orelhas, face, região inframamária e tronco. A pele fica avermelhada com escamas amareladas graxentas. Nas formas mais leves, apresenta-se como uma fina de descamação no couro cabeludo".

CONFIRA AQUI XAMPUS ANTICASPA DISPONÍVEIS NO MERCADO

Causas

A causa para o surgimento do fungo ainda é um mistério para a medicina dermatológica, mas as especialistas levantam hipóteses. "Parece ter causas genéticas associadas à intensa atividade das glândulas sebáceas e à participação do fungo chamado Malassezia", explica Gavazzoni. Solange Cardoso complementa: "Composição anormal do sebo e o uso de certas drogas podem ajudar no surgimento da caspa, que também pode estar associada à infecção pelo vírus do HIV nas formas mais severas e persistentes".

A falta de higiene não é necessariamente um causador dos pontinhos brancos. No entanto, fatores emocionais podem influenciar na permanência do distúrbio, que não é contagioso. "O estresse está frequentemente associado à piora das lesões. A dermatite seborreica pode estar relacionada a anormalidades neurológicas como o Parkinson e a influências do sistema nervoso", esclarece a professora Solange, acrescentando que, apesar de não influenciar diretamente, o asseio deve ser realizado: "A falta de higiene pode aumentar a oleosidade e, portanto, o aumento de fungos e bactérias".

Clima frio agrava

A caspa apavora as mulheres, mas é mais presente em homens, explica Gavazzoni, pois a atividade da testosterona é maior e ativa a ação das glândulas sebáceas, piorando o problema. No inverno, a incidência é maior. "A dermatite seborreica piora nos climas frios e secos por uma maior atividade das glândulas sebáceas neste período", diz a presidente da SBD. "O fluxo sanguíneo e a temperatura da pele podem ser responsáveis pela distribuição do eczema. Variações sazonais de temperatura e umidade estão relacionadas à piora da dermatite", inteira Cardoso.

O tratamento para a caspa se dá através do uso diário de shampoos à base de piritionato de zinco, cetoconazol, ciclopirox olamina e ácido salicílico. "Dependendo da intensidade das lesões é importante o exame por um dermatologista", ressalta a professora do HUPE.

O eczema seborreico, de acordo com as especialistas, é uma doença crônica. Por isso, não existe um tratamento que elimine a caspa de vez e o acompanhamento por um profissional é necessário. Para prevenir o surgimento do fungo, Gavazzoni aconselha: "As pessoas que têm propensão devem optar pelos shampoos com os elementos citados anteriormente e evitar condicionadores e cremes capilares".

Leia também:

- Cabelos opacos – Fios sem brilho podem ganhar vida nova com certos cuidados. Confira!

- Queda de cabelo – Seus fios estão caindo? Conheça as causas da calvície e como tratar o problema

Comentários

  1. FFaria disse:

    [URL=http://www.bolsademulher.com/cabelos/caspa-causas-e-solucoes-103560.html]Caspa: causas e soluções[/URL]

    Bem, tenho esse problemas desde adolescente e já usei todos os shampoos que qualquer amigo tenha indicado como bom e até hoje não obtive sucesso na luta contra a caspa.

    O problema não é de higiene, claro, sou bem asseado, passo xampú todo dia e mesmo assim, vejo a caspa sempre levando a melhor.

    Sei há tempos que preciso procurar um especialista mas, como muitos homens, sempre deixo o médico pra ir outro dia e nunca vou. Hora de tomar vergonha na cara, quem sabe começar um ano novo sem caspa?

  2. bridish disse:

    Betnovate capilar. é uma loção.Resolve.

  3. disse:

    O ideal é lavar os cabelos dia sim, dia não. Tem que ter cuidado com o shampoo anticaspa, pois resseca muito o cabelo!

  4. disse:

    O uso de condicionador ou de cremes de hidratação na raiz dos cabelos, pode favorecer ou agravar o problema!

  5. disse:

    Eu ja passei por esse problema fui ao médico ele na época
    me receitou celso azul e desde entâo que eu nâo sei o que é ter caspa
    pena que este shampoo tenha saido de circulaçâo.
    Iria resolver o problema de muita gente assim como resolveu o meu.

  6. disse:

    O uso da prancha e secador podem causar mais caspa.

  7. disse:

    Oi, eu tenho caspa e uso o anti-caspa.E até agora não foi resolvido.

  8. disse:

    Para caspa não existe nada melhor do q um shampoo chamado CETOCONAZOL..fui a dermatologista com esse problema e foi resolvido.O bom é q ele não é muito caro.

  9. disse:

    Oxe! e careca tem caspa? dessa eu não sabia(A):))

  10. disse:

    eu usei Head & Shoulders e foi ótimo para mim ;)

  11. disse:

    OI eu tb tenho caspa uso anti-caspa e nao resolve nada..

  12. FFaria disse:

    :)

    Por que vc acha que eu nao tenho cabelos?

  13. FFaria disse:

    Fácil de encontrar nas farmácias da vida?

    Vou comprar hoje se encontrar. Até anotei em algum lugar… Droga, onde eu anotei?

  14. bridish disse:

    As vzs não é caspa, é seborréia……….Use o shampo Polytar……….fedido,,mas resolve………….

  15. bridish disse:

    Agravar…………

  16. disse:

    Estou com tanta caspa que chega fere o casco, já tentei de tudo, gasto um dinheirao enada resolve. Nem sei mas o que fazer , vou ficar careca igual meu amigo de ai cima.( brincadeirinha)

  17. FFaria disse:

    Acabei voltando e esqueci de comprar.

    Só pra saber, qual a diferença entre caspa e seborréia?

  18. disse:

    E nesse calor acho que até pode piorar a oleosidade do cabelo e trazendo a caspa !!

  19. FFaria disse:

    Qual a diferença entre caspa e ceborréia…

  20. disse:

    gostaria de saber o porque de se ter caspa…

  21. disse:

    Acho ruim caspa, pois se você usar uma roupa preta fica caindo por sobre o ombro, se tem umaspecto de falta de higiene

  22. disse:

    também acho uma tristeza a caspa . Mais fazer o que ? o stress acaba com as pessoas.

  23. disse:

    eu sofria com isso mais depois que começei a usar clear acabou co o meu sofrimento eu recomendo é bom mesmo.

  24. jahnnea =] disse:

    Olá novamente pessoas!
    Navegando aqui vi um sujeito reclamando de caspas, imediatamente postei no blog enrecoly sobre um de nossos produtos!
    um problema que afeta muita gente, tirando os carecas (rsrs!) a caspa é uma doença da pele que ataca o couro cabeludo, a face e algumas outras partes do corpo, especialmente aquelas com grande números de glândulas sebáceas. Provocando eritema, descamação e prurido. Sem falar que é feio aos olhos, pois, por mais que o cabelo esteja limpo, sempre vai passar um impressão de sujo. Percebemos que muitas pessoas lavam o cabelo diariamente, quando o recomendado é dia sim dia não, tentado se livrar desse problema. A principal causa dessa doença é o acúmulo de resíduos (a poluição, gorduras, poeira, sem falar da química! a tintura, escova, gel, cremes e por aí vai) que danifica e acumula no couro cabeludo. E de nada vai resolver se você lava o cabelo todos os dias, mas não faz pelo menos uma limpeza profunda na semana.
    lá no enrecolyshop.blogspot tem tudo sobre uma terapia para retirar o acúmulo de resíduos e consequêntemente acabar com as caspas.

    Dá uma passadinha lá! é só clicar [URL=http://enrecolyshop.blogspot.com/2010/12/caspa-acumulo-de-residuos.html]AQUI[/URL]

  25. disse:

    Eu d verdad já ñ sei o q fazer com esse problema

  26. disse:

    realmente é um saco. uso Clear, no comesso resolvia mais agora tá do mesmo geito….quando se usa uma roupa preta entao!
    pesadelo mesmo fran!

  27. disse:

    eu também uso clear ele é bom, mas sempre seco os cabelos com secador isso ajuda bastante.

  28. disse:

    ô pesadelooooooo………

  29. Lipen disse:

    Eu tenho este problema há anos e sempre agrava quando fico nervosa.
    Após vários tratamentos sem muito sucesso, resolvi usar o xampu anticaspaTARFLEX (um frasco marrom que agora vem dentro de uma caixa, todo bonitinho) recomendado por uma conhecida, e nossa! Como melhorou! Ele chega a eliminar a caspa em 2 ou 3 lavagens, isso quando a coisa já está feia.
    Claro que não elimina para sempre, mas ele sozinho dá conta nos períodos tensos!
    O único problema é que esse xampu resseca o cabelo, então eu aconselho passar um pouco de condicionador nas pontas, antes de aplica-lo no couro cabeludo,ou seu cabelo vai ficar duro! Mas vale a pena! Quando você consegue limpar sua cabeça, é só usar ele uma vez na semana para controlar. É mara!

  30. disse:

    Eu sofro com dermatite seborréica a mais de 15 anos. Já usei muitos produtos uso o polytar, mas atualmente nem ele resolve, eu tenho muito suor no couro cabeludo o que piora pois isso causa oleosidade.
    Alguém pode me ajudar.

  31. disse:

    Oi!

    Fui num salão e fizeram em mim uma massagem no couro, e me disseram que o produto ajuda a combater caspa e queda ativando a circulação.

    A massagem é muito boa! Da a sensação de um Halls preto para a cabeça!

    A atendente me disse que o tratamento era da Madarrô. Nunca tinha ouvido falar dessa marca, mas pelo que ela falou é de boa qualidade.

    bjocas!

  32. disse:

    antes o xampu clear dava geito,agora nem adianta,estava tomando uma injeção contraceptiva de três meses e acredite,resolveu 100% meu problema de caspa,mais alegria de pobre dura pouco,retiraram essa injeção das farmácias por tempo indeterminado junto com sua fórmula,ñ tem outra igual,resultado,minha cabeça já esta cheia novamente depois de 2 anos sem caspa por causa da injeção,já tô desesperada com isso,e claro ,o nervozismo só faz piorar,agora é rezar pra voltar a injeção milagrosa…

  33. disse:

    antes o xampu clear dava geito,agora nem adianta,estava tomando uma injeção contraceptiva de três meses e acredite,resolveu 100% meu problema de caspa,mais alegria de pobre dura pouco,retiraram essa injeção das farmácias por tempo indeterminado junto com sua fórmula,ñ tem outra igual,resultado,minha cabeça já esta cheia novamente depois de 1 ano sem caspa por causa da injeção,já tô desesperada com isso,e claro ,o nervozismo só faz piorar,agora é rezar pra voltar a injeção milagrosa…

  34. disse:

    Nossa, pensei que fosse só comigo esse terrivel problema…enfim, minha caspa dá só ao redor da cabeça, pode?! Já nem sei mais o que fazer, alguém pode me dar uma solução para isso?!

  35. disse:

    Eu tenho a dermatite desde 12 os anos. Ja usei varios xampus. Hj em dia eu faço Progressivas e por isso a dermatite nao melhora. A ultima dermatologista que eu visitei disse pra nao fazer mais as Progressivas. Resultado o cabelo continua lindo e a dermatite continua aqui. Porém, descobri q lavar 3 xx por semana com um xampu bem suave me ajuda e muito. E se tenho crise tomo um comprimido específico por 10 dias e fico boa de novo e assim vou levando. Detalhe as crises aparecem quando estou muito ansiosa e estressa… rs

  36. disse:

    Meu filho é muito ancioso e tem uma dermatite seborréica forte, tem também as glândulas cebáceas no nariz super ativadas, fica eternamente uma mancha vermelha e sempre nascem também espinhas nessa região, ele usa o shampoo Kertyol PSO, Stiproxal e Clob-X foi receitado por diferentes dermatologistas, então ele alterna. Na pele usa Protopic e Calmance.
    Estaria certo essa conduta?

  37. disse:

    Tive muito problema com caspas e ainda devo ter em menor grau. Mas com um novo shapoo no mercado de que faço uso, senti uma melhora significativa, além de ficar com os cabelos muito mais sedosos.

    Nubia Cardoso

  38. disse:

    Já usei esse Shampoo Head & Shoulders ,Clear, nada dá jeito, é tudo enganação. P/combater só mesmo shampoo medicinal.

  39. disse:

    nenhum shampoo no mercado adianta para mim ,coça tanto que chega a formar feridas no couro cabeludo eu acho que pode ser hereditário pois minhas imãs e meu suplinho tem.Alguema aconselha um shampo com resultado melhor para mim,escreva-me

  40. disse:

    Nubia qual seria o nome desse xampu?

  41. disse:

    Voce a um clique das dicas & promoções da CarolineCarolBella
    [URL=http://carolinecarolbella.blogspot.com/]clique aqui e visite nosso Blog!!![/URL]

    [IMG]http://i455.photobucket.com/albums/qq272/hobbysportmodels/anuncioblog2.png[/IMG]

    Contato:
    TWITTER: @CarolineCarolBe
    Facebook: Caroline CarolBella
    Orkut: Caroline CarolBella
    MSN: carolinecarolbella@hotmail.com
    Blog: http://carolinecarolbella.blogspot.com/

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter