Beleza

Mãos santas

por Fernando Puga | 22/09/2004

Se a gente já não resiste a uma simples massagem, também não haveria de ser diferente com as celulite, a flacidez, o inchaço e o estresse. Acreditem: eles também se derretem (e vão embora!) com habilidosos toques terapêuticos.




Mãos santas

Bastam alguns habilidosos dedinhos tocarem os pontos certos para os olhos se fecharem, o corpo inteiro relaxar e a gente se entregar sem defesas a uma boa massagem. Só que, para nossa grande alegria, não somos apenas nós a nos derreter com essas pegadas precisas – flacidez, inchaço, celulites, estresse e outros integrantes do eixo do mal também não conseguem se manter incólumes a um talentoso manusear. Pelo menos é isso o que angiologistas e clínicas de estética vêm confirmando com o uso crescente de massagens terapêuticas para o corpo. Aliando as deliciosas sensações de relaxamento com toques mágicos que literalmente dissolvem gordura e recuperam tônus para a pele, não é de se espantar que esse tipo de tratamento estético já tenha se transformado num grande sucesso.

Líder absoluta da modalidade, em procura e eficácia, a drenagem linfática já virou referência na guerra contra a celulite e a gordura localizada. Combinada à prática de exercícios e a uma alimentação balanceada, ela é a alternativa mais em conta para quem quer evitar a lipoaspiração: além de evidentemente menos traumática. "Se eu fosse mulher, faria drenagem três vezes por semana", confessa o angiologista Rodolfo Roberto Jr, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e membro da Sociedade Brasileira de Flebologia e Linfologia. Ele garante que a terapia pode fazer maravilhas contra a celulite e a considera o melhor preventivo para o mal. "Fazendo uma por semana, pode-se ficar despreocupada com a coisa. Já com o problema instalado, recomendo de duas a três. A drenagem só não é tão benéfica na celulite de nível quatro, que é a mais grave da escala. Nesses casos, só mesmo o tratamento com subcisão", comenta ele.

A consultora estética Luciana Uchoa, da Vip Clinique, explica que a massagem da drenagem promove a circulação do líquido retido até os gânglios linfáticos que, por sua vez, o levam ao sistema venoso e dali até os rins para ser eliminado. "Qualquer que seja a causa da celulite, ela começa com um processo de retenção de líquido que leva à má oxigenação do tecido. Aí, ele acaba endurecendo e formando nódulos, que dão o aspecto de casca de laranja da celulite. A drenagem linfática quebra esse ciclo e elimina as toxinas", acrescenta Luciana. Pelos efeitos benéficos contra a retenção hídrica, o tratamento também é muito indicado para casos de pós-operatório e pós-parto, na tentativa de amenizar o inchaço.

A combinação de fatores de sucesso da drenagem linfática com a aparente simplicidade do processo é responsável pelo grande número de pessoas que se julgam capacitadas para fazê-la em qualquer esquina. No entanto, como acrescenta Luciana Uchoa uma massagem realizada por um profissional despreparado pode ter conseqüências verdadeiramente perigosas. "Se estimulado, um gânglio com um nódulo, que pode vir a ser um câncer, acaba se espalhando pelo corpo inteiro", ressalta ela. Além do risco de metástase, casos anteriores de trombose também contra-indicam a terapia. "Por isso, antes da drenagem, é absolutamente fundamental uma consulta com o angiologista e alguns exames médicos", ressalta Dr. Roberto Rodolfo.

Na cola da drenagem linfática, as clínicas estéticas abriram seu cardápio de massagens estéticas para o corpo, novidades não param de surgir. Uma delas é o Dimodella Wrap, oferecido pela Dicorp. Além de tratar da celulite e da gordura, o método promove a renovação celular. "Começa com uma massagem e, em seguida, vem o uso de uma manta corporal aquecida para potencializar o tratamento. Isso causa a vasodilatação, que é importante para aumentar as trocas celulares e agir em todos os tipos de gordura, até mesmo nas mais resistentes", afirma Inês Peracchi, diretora da clínica. Outra vantagem é que o Dimodella age na camada mais externa pele, eliminando células mortas. Resultado: mais firmeza e uniformidade.

Novidade também é a combinação de shiatshu com aromaterpia da clinica LaBelle, no Rio de Janeiro. As técnicas de massagem que percorrem os fluxos dos campos de energia do corpo e do rosto, buscando equilíbrio físico e energético, são aliadas aos efeitos de óleos essenciais específicos. O objetivo é o combate à TPM, à enxaqueca, ansiedade e dores nas costas. Isso, claro, sem esquecer de tratar da beleza. "Escolhemos as essências de acordo com as necessidades da cliente. A calêndula é uma das mais procuradas, por suas propriedades cicatrizantes, suavizantes e tonificantes. Ela também ajuda a relaxar mais, potencializando os efeitos da massagem", comenta a consultora estética da clínica, Mônica Mendes Nicolich, acrescentando que o shiatsu não tem qualquer contra-indicação. Portanto, contra o eixo do mal, é só preparar o arsenal de dedos, declarar guerra e... relaxar.


Mais matérias sobre

compartilhe esta matéria!

Siga o Bolsa de Mulher no twitter



últimos comentários (1)

ver mais
  • fisiotom
    fisiotom comentou:
    17/12/2011 | 19:56

    Com a vida agitada que a população leva, muitos não tem tempo de frequentar SPAs, salões de beleza, Clínicas de estética, consultórios. Por isso possuímos profissionais de diversas especialidades (veja abaixo) que irão na sua residência, hotel, com atendimento personalizado que chamamos de PERSONAL CARE, ligue e marque uma hora:

    CONTATOS: (21) 9734-1107(TOM), E-MAIL: fisiotom@ibest.com.br

    MASSAGEM RELAXANTE
    MASSAGEM SUECA
    MASSAGEM TERAPEUTICA
    REFXEXOLOGIA PODAL (massagem feita nos pés)
    MASSAGEM ESTETICA
    MASSAGEM MODELADORA (atenuante em celulites, flacidez, redução de gorduras localizadas)
    REJUVENESCIMENTO FACIAL
    VENTOSATERAPIA
    MOXABUSTÃO
    HAIHUA
    QUIROPRAXIA
    SHIATSU
    MASSAGEM CLÁSSICA RELAXANTE
    MASSAGEM TERAPÊUTICA
    MASSAGEM FITNESS
    MASSAGEM INTEGRATIVA
    MASSAGEM FACIAL
    DEEP TISSUE MASSAGE
    MASSAGEM HOLÍSTICA
    DRENAGEM LINFÁTICA
    DRENAGEM INDIANA

    ATENDIMENTO DOMICILIO - CONSULTORIO - HOTEL-OU COMBINARMOS
    Obs: Temos cursos, palestras, consultoria e treinamento
    Atendimentos (com hora marcada): Copacabana ou em domicílio, hotéis e Spas
    CONTATOS: 21 9734-1107
    msn: fisiotom@ibest.com.br
    e-mail: fisiotom@ibest.com.br
    http://fisiotom.blogspot.com/


  • novo comentário

    Você
    :D


    Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria




Bolsa Mobile

Receba as notícias e atualizações na rede do Bolsa no seu celular.
Saiba como.