Fases de beleza

Um manual de pele e beleza nas diferentes fases da vida
por admin

O cuidado adequado para cada tipo de pele e faixa etária importa muito nos resultados finais que podemos obter, aproveitando e prolongando beleza ao máximo!

Adolescência até os 23 anos

O rostinho é firme, a pele é rica em colágeno e parece que nada pode atingir a beleza inabalável desta fase. Pode-se ficar acordada até tarde que não se mostra o abatimento no dia seguinte, as queimaduras de sol se resolvem logo. Se a jovem se cuidar bem, de maneira simples e descomplicada, ela poderá manter essa privilegiada condição por muitos e muitos anos... O maior problema desta fase são as espinhas e cravos, que teimam em aparecer, especialmente na testa, no nariz e queixo. Por isso, a principal preocupação deverá ser limpar e proteger.

Refrigerante, mesmo diet, só para ocasiões especiais, nunca para matar a sede no dia a dia


Não se deve ter medo de sabonetes mais fortes e loções adstringentes alcoólicas. Se há oleosidade, mesmo discreta, lave bem o rosto de manhã e à noite com sabonetes antioleosidade (à base de ácido salicílico, enxofre, sulfacetamida). Em seguida, complete a limpeza com algodão embebido num loção adstringente hidroalcoólica, para retirar os resíduos de maquilagem, poluição e secreção das glândulas.

Em seguida, um hidratante leve oil free com filtro solar para o dia-a-dia. À noite, gel de ácido de frutas ou ácido glicólico refinam os poros e evitam os cravos. Se tiver espinhas, o ideal serão as loções de antibióticos, como eritromicina ou clindamicina. Aprenda a gostar de saladas, verduras e frutas, a nunca exagerar em pães, massas e doces, moldando seu padrão alimentar que lhe será útil por toda a vida. Refrigerante, mesmo diet, só para ocasiões especiais, nunca para matar a sede no dia a dia. Fuja do cigarro e de quem fuma, para não ter perigo de adquirir esse terrível vício que dilapida a beleza.

Jovem adulta: 23 aos 40

Esta fase pode representar o "esplendor" da beleza! A mulher sabe tirar proveito de seus pontos fortes, tem uma certa sofisticação, sabe se arrumar e tem estilo! Há uma certa facilidade para manchas no rosto, nota-se celulite um pouco mais evidente e os abusos de sol e noites maldormidas já deixam suas marcas.

Importante manter o capricho na limpeza do rosto, de acordo com o tipo de pele. Sabonetes ou cremes de limpeza, mas nunca dispensando o adstringente ou tônico hidroalcoólico para completar a limpeza e assim manter a pele sempre refinada e lisa. Os hidratante diários com filtro poderão conter estimuladores de colágeno, ativos de efeito "cinderela" para apagar sinais de cansaço, anti-radicais livres e vitaminas.

À noite, o ideal é alternar Vitamina C, ácido glicólico e nutritivos umectantes profundos. O dermatologista poderá prescrever um ácido retinóico para ser usado por uma semana a cada mês, para pele ficar perfeita!

A maquilagem, além de proteger, dá uma graça especial e pode ser usada diariamente. É uma época em que o trabalho e/ ou a criação dos filhos ocupa um grande espaço na vida das mulheres, que devem procurar reservar ao menos duas horas por semana para exercícios físicos e cuidados, senão o tempo acaba se esvaindo sem que se perceba.

Mulher madura (40 em diante)

Nesta fase, colhe-se os louros de um passado bem cuidado a ou se paga os pecados cometidos. Pode-se ter uma aparência esplendida, de idade absolutamente indecifrável. Mas, se houve abusos de sol ou cigarro, a pele poderá mostrar manchas, vermelhidão desgaste e perda de elasticidade. A boa notícia é que parte disso é reversível, podendo-se "voltar no tempo" com o ácido retinóico, os peelings, equipamentos como o quantum e procedimentos como a toxina botulínica e preenchimentos.

A proteção, com hidratantes diários contendo filtros, estimuladores de colágeno, hormônios femininos, pode mostrar seus resultados em poucas semanas. Ácido retinóico algumas noites por mês, alternando-se com cremes de estradiol (hormônio feminino), glicólico, vitamina C e nutritivos potentes (contendo uréia, glycans, hialurônico, silicones) fazem "milagres"!

A alimentação deve ser vigiada, pois se engorda com mais facilidade e muitas vezes se tem pouco tempo para exercícios, que são importantíssimos inclusive para manter a postura e a elegância das costas.

O ginecologista é um grande aliado da beleza, cuidando da parte hormonal, para que o organismo se harmonize. Use nesta fase o que lhe fica bem, o que você gosta. Não se obrigue a cortar os cabelos se você gosta deles longos, só porque alguém falou que após os 40 se deve usá-los curtos! Use-os compridos se você se sente bem assim!

Uma das vantagens da modernidade é que a idade não tem mais importância, nem relevância... Logo, teremos todos idades indefinidas. Ainda bem!

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments