Diferente das pastas, adesivos funcionam para clarear os dentes

Dentista explica por que esse método se mostra eficaz
por Ana Flora Toledo

Não são poucos os cremes e produtos que prometem deixar dentes mais brancos após a escovação. É tentador, já que um sorriso branquinho é o sonho da maioria. Mas não caia nessa, é tudo balela. Além de mais caros, eles não resolvem o problema do amarelamento. Se você não quer recorrer ao tratamento no consultório para ter algum resultado, as novas fitas dentárias que chegam ao mercado podem resolver o problema.

Leia também

Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar

Veja lista de “alimentos detergentes” que ajudam a combater o mau hálito

Aparelho bucal é capaz de rejuvenescer o rosto em até 20 anos

Pelo menos é o que garante o dentista Normando Scarabotto, que explica por que as pastas não funcionam. “Eles podem vender produtos anunciando o branqueamento porque eles realmente contêm o agente clareador, mas para que tivesse algum efeito, seria necessário escovar os dentes com o creme diariamente, durante 100 anos. Isso porque ele só funciona com um grande tempo de contato com o dente”, explica.

Por isso os adesivos surtem efeito, segundo o especialista. As whitening strips devem ser fixadas aos dentes duas vezes ao dia, permanecendo na boca durante trinta minutos após cada aplicação. “O gel que existe na fita fica em contato com o esmalte do dente, onde as moléculas oxidantes existentes no produto liberam oxigênio, que quebra as moléculas dos pigmentos que escurecem os dentes”, conta.

Apesar de funcionar, o procedimento é mais lento e acaba saindo mais caro do que as medidas que podem ser tomadas por um dentista. “O ideal é que se procure um médico e opte pelo tratamento com a moldeira auto aplicativa, onde um molde de silicone é produzido e deve ser usado com o gel durante duas horas todos os dias, por cerca de 15 dias”, indica Scarabotto, ao revelar a pouca eficiência de métodos como o laser. “Já é provado que os resultados causam muita sensibilidade e não são melhores do que a moldeira”.

Saiba mais sobre clareamento

Com o tempo os dentes vãos naturalmente escurecendo, devido aos alimentos com pigmentação forte que consumimos ao longo da vida. Refrigerantes, café, vinho tinto, entre outros, podem ser os causadores, além do cigarro, que é o maior vilão.  Segundo o dentista Normando Scarabotto, diferente do que pensa a maioria, o clareamento não faz mal algum.

“Os métodos de clareamento funcionam criando uma espécie de buraquinhos no esmalte do dente, deixando com aspecto poroso. Durante o tratamento, é natural que se tenha mais sensibilidade. Mas depois de finalizado o procedimento, tudo volta ao normal. Isso porque a saliva tem o poder de remineralizar”. O médico afirma ainda que, após o clareamento, o tempo médio é de dois anos para a arcada retomar a cor natural. “Nós vamos continuar consumindo alimentos com pigmentação, por isso não é definitivo”, finaliza.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments