Dieta do sexo

Conheça os benefícios que a prática traz para a sua saúde

por Redação

Que fazer sexo é bom, emagrece e faz bem à saúde, todo mundo sabe. Mas você sabia que a lista de benefícios que ele traz pode ficar ainda maior se você tiver um parceiro fixo e viver uma relação feliz? Explica-se: além de ser um exercício físico completo, a relação sexual praticada com envolvimento afetivo aumenta a auto-estima e proporciona uma liberação maior de substâncias e hormônios que causam a sensação de bem-estar e relaxamento. Não fosse o bastante, um cientista escocês andou descobrindo que o sexo com quem a gente ama pode nos fazer aparentar dez anos mais jovens!

Saiba mais sobre:
Sexo oral: sexóloga dá dicas sobre esse tipo de carícia
Sexo anal: especialista em sexualidade esclarece mitos e verdades
Orgasmo já! Sexóloga sugere posições para ter o máximo de prazer 

Depois de fazer uma pesquisa com cerca de 3.500 pessoas, o neuropsicólogo escocês David Weiss, do Hospital Real de Edimburgo, concluiu que fazer sexo pelo menos três vezes por semana rejuvenesce. E, pasmem: quem mantém essa média com um parceiro fixo e amado consegue aparentar até dez anos menos. O ginecologista e sexólogo Théo Lerner, diretor do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade, explica melhor a teoria: “Dentro de uma história de envolvimento afetivo e emocional, a liberação hormonal promove também um aumento da auto-estima. Quando o parceiro não é fixo, a ansiedade e a insegurança são maiores, já que existe uma preocupação com o desempenho, a opinião do outro e o desenrolar da relação”, diz ele.

Além disso, em uma boa noite de amor – daquelas com direito a preliminares e grand finale – uma pessoa pode perder cerca de 400 calorias, o que equivale, mais ou menos, a uma hora de ginástica aeróbica, segundo a endocrinologista Lavínia Pereira. “São quase dois chocolates!”, diz ela. Esse número pode chegar às mil calorias, dependendo da duração, da intensidade e também da posição sexual dos amantes. Mas a médica alerta: “O sexo é um exercício que também exige condicionamento físico. Abusar pode ser prejudicial, forçando musculaturas e causando esgotamento. Por isso, o amor e a compreensão são importantes também nesse aspecto”.

O tônus muscular é outro favorecido nessa maravilhosa ginástica. “O diafragma, que fica entre a barriga e os pulmões, se contrai com a aceleração da respiração e mexe os músculos abdominais”, explica o professor de Educação Física e personal trainner Flávio Vianna. “Dependendo da posição, os músculos dos braços, das pernas e até dos glúteos também são trabalhados”, completa. Até a pele agradece: “O prazer sexual aumenta a produção de estrógeno, o hormônio sexual feminino. Ele faz a pele ficar mais bem irrigada, brilhante, lisa e macia”, afirma a dermatologista e esteticista Cláudia Ribeiro. “E influencia também cabelos e unhas”, acrescenta.

Leia também:
Brinquedinhos sexuais: vibradores, fantasias e cosméticos bem criativos
Sexo é saúde: ele emagrece, aumenta a longevidade e melhora o sono
Acerte na lingerie: escolha a que mais combina com você e apimente a relação

Para entender tantos benefícios, é preciso saber como se dá o funcionamento dos hormônios no nosso organismo. “Fabricados por glândulas e transportados no sangue, os hormônios fazem a comunicação entre os sistemas do nosso corpo. Na relação sexual, são produzidos, principalmente, a endorfina, a serotonina e a catecolamina, que provocam a sensação de bem-estar físico e emocional, e o GH, que é responsável pelo crescimento e pelo fortalecimento do sistema imunológico. A liberação desses hormônios, associada à descarga de adrenalina da fase inicial e do orgasmo, provoca uma sensação de prazer muito grande”, explica o sexólogo Gilberto Hauer. Bem-estar que acaba se refletindo no corpo e na mente.

Enfim, sexo é muito melhor do que se imagina. “E quanto mais bem feito, mais as pessoas vão querer repetir”, diz a psicoterapeuta de casais Glória Badejo. Para ela, amar e ser amado é um fator crucial para viver em plenitude. “E um sintoma disso é estar mais bonita e atraente para amar cada vez mais”, finaliza.

Comentários

  1. disse:

    Nossa essa materia é interresantissima, é bom saber que sexo traz tantos beneficios, quer dizer quando fazemos com a pessoa certa e na hora certa, ou entao de beneficios sexo pode passar a ser pessimo!
    Beijos da Vi

  2. disse:

    Interessantíssima é pouco, é um manual sagrado, para prática de uma das melhores coisas e melhor forma de realização. É até estimulo, saber de todos estes benefícios, que se tornam bem mais importante que dormir alguns segundos, minutos, ou horas a mais…

  3. disse:

    adorei esse tema, pois eu tenho 45 anos e dizem que aparento no máximo 37. Tenho certeza que é por que tive uma vida sexual excelente duran 16 anos. pena que agora estou separada, não porque faltou amor e sim por causa de problemas de ordem superior. mais tenho saudades das peripécias e dos resultados qaue obtive no periodo.

  4. disse:

    Pois é gente eu sempre soube que sexo é bom,mas depois deste artigo o meu parceiro que se cuide!!!!!!!!!!!!! sapekinha,ai,ai

  5. disse:

    Eu já sabia que sexo é tão, bom lógico que unicamente e exclusivamente com o meu namorado,mais não sabia que trazia todos esses benefícios agora então que irei praticar ainda mais!!!!!

  6. disse:

    Eu já sabia que sexo é tão, bom lógico que unicamente e exclusivamente com o meu namorado,mais não sabia que trazia todos esses benefícios agora então que irei praticar ainda mais!!!!!

  7. disse:

    Gostei muito da matéria. Se antes eu já gostava de fazer amor com meu namorado agora então…Ele vai morrer.. de prazer é claro!

  8. disse:

    Minha amiga tem 37 anos e nãotemvida sexual ativa. Isso pode prejudiá-la em algo? Como faz para compensar?

  9. disse:

    nossa muito boa a materia gostei muito!!!!
    Sexo é bom e eu gosto!
    Há e tchau que eu to indo fazer amor com meu parceiro
    bjs…

  10. disse:

    Gente, que ótimo, eu comecei a educar minha alimentação e estou caminhando. Já temos uma vida levanda, agora sabendo disso, farei amor muita mais vezes com meu marido.

  11. disse:

    E quando a gente se esforça, mas não consegue o parceiro que quer envolvimento. Como sobreviver, querendo sexo e não podendo ter? Alguém tem uma dica? Separada há 6 anos e com mais de 45, tá difícil competir neste mercado….risos. Rose

  12. rainha marcia disse:

    http://www.flogao.com.br/marciaprogressiva…………..03134682854 cabelo curto 40 , medio 50 , longo 75, eu pago o dobro se vc nao gostar

  13. disse:

    Que matéria excelente!!
    Sexo realmente é muito bom. E se for com alguém que amamos é mais gostoso ainda.

  14. disse:

    Meu marido vai adorar ler essa matéria…tenho certeza q ele vai dizer “tá vendo”…Rs…É tudo de bom fazer sexo com quem amamos.

  15. disse:

    para vc meu amor

  16. disse:

    otimo isso que sadiu pois o sexo bem feito e com muitro carinho deixa realmente mais jovem…

  17. disse:

    :D :>hehehe eu sabia disso mais que trazia beneficios tais como pra o cabelo e tudo nossa fiquei ate animada, agradeci o meu esposo kkkkk assim e pensi…………valeu

  18. disse:

    adoreeeeii…se antes eu ja amava fazer sexo, agora q vou fazer muito mais…
    tambem sabia algo relacionado a pele e cabelo,mas emagrecimento é novidade…srsrsrs…

    bjoss

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter